Rádios para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Alex_CAFR
membro

Mensagempor Alex_CAFR » 17 Out 2009 20:08

tenho um radio Futaba T6EX PCM 1024 e gostaria de saber se ele funciona com um receptor GWS que eh mais barato, mas andei vendo que existem algumas diferencas entre PPM e PCM e ai fiquei em duvida. o receptor seria um :
RD8SL ppm/fm dual conversion
GWS 8ch Dual Conv 72mhz FM Receiver
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewitem.asp?idproduct=4374
e qual seria a restricao para o cristal usado, teria q ser da GWS ?
o radio funciona com um R168df , mas não diz nada de PPM ou PCM.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 17 Out 2009 23:54

Funciona com receptor GWS sim, o RD8 é excelente, recomendo. Pode usar cristal GWS, Futaba, Hitec, etc.

O alcance nominal deste rádio é de 500m, mas a qualidade é ótima portanto não se preocupe com o alcance, já vi chegarem a quase 1Km com ele.

DaneFly
membro

rádio "antigo" - Hitec

Mensagempor DaneFly » 21 Out 2009 22:54

Caros amigos,

Tenho tido várias de minhas dúvidas sanadas aqui no fórum, com muita paciência, pessoas como Gustavo Murad e cia. tem se esforçado em passar conhecimento, e isso não tem preço!!!.....Pois bem, tenho um "senhor" aposentado no armário, um Hitec Focus 4ch FM lá dos idos de 1998....paguei um preço razoavelmente barato na época e nunca me arrependi, pois nunca me deu sustos...O fato é que estou voltando e li algo relativo ao peso do RX, pois estava pensando em comprar um receptor novo, o q sairia em torno de 100,00....120,00....Então a pergunta é a seguinte: Poderia usar o RX e o cristal do antigo Hitec com os servos adequados ao tamanho do avião??(no caso o piper clipped wing EP, da TWM)ou seria necessário um novo receptor??? para efeitos de dúvidas...a caixa do RX diz:
RCD 3500
(use with Hitec or FUT TX)
*dual conversion
*ultra narrow band
FM/HFD - 08RD (ele tem lugar para sete "plugs" + a bateria = 8)
Abraço a todos!!!!!

FF
Lôco pra voltar a voar!!!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 22 Out 2009 00:21

Pode usar este receptor com microservos em aviões pequenos numa boa, o Hitec 8RD é excelente. Só não tente usar em modelos pequenos demais, mas atualmente qualquer coisa acima de 1m leva na boa este receptor.

Outro excelente receptor da Hitec, que uso, é o Electron 6, pequeno, leve e ótimo.

Dos pequenos, gosto dos Berg, com a antena cortada para a metade.

DaneFly
membro

Mensagempor DaneFly » 22 Out 2009 21:18

[quote:01e5e0e2e4="alexcmag"]Pode usar este receptor com microservos em aviões pequenos numa boa, o Hitec 8RD é excelente. Só não tente usar em modelos pequenos demais, mas atualmente qualquer coisa acima de 1m leva na boa este receptor.

Outro excelente receptor da Hitec, que uso, é o Electron 6, pequeno, leve e ótimo.

Dos pequenos, gosto dos Berg, com a antena cortada para a metade.[/quote:01e5e0e2e4]

Valeu, cara!!!
Lôco pra voltar a voar!!!

Claudio M.A.
membro

Mensagempor Claudio M.A. » 07 Nov 2009 00:50

Gostaria de saber se compensa e se alguém já importou rádios (futaba 7 canias) de alguma loja direto dos U.S.A.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 07 Nov 2009 11:30

Para saber se a importação vale a pena, é só fazer as contas.

Simule a compra para verificar o valor final com frete, multiplique pela taxa do dólar (o mais fácil é multiplicar xxx USD in BRL na busca do Google, por exemplo para converter 85,40 dólares para reais fica http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=85.40+usd+in+brl ) , multiplique por 1,6 (para somar os 60% de imposto que você provavelmente pagará na hora de retirar no correio).

Para valer a pena comprar fora este valor tem, na minha opinião, que ser pelo menos 20% abaixo do valor em uma loja nacional, para compensar o fato de que terá que esperar pela entrega, a garantia é complicada, não tem manual em Português, etc.

Claudio M.A.
membro

Mensagempor Claudio M.A. » 09 Nov 2009 08:13

:lol: Valeu por tirar as minhas dúvidas.. :D

tiagocomuna
membro

Mensagempor tiagocomuna » 20 Nov 2009 15:49

Boa tarde a todos! Este é o meu primeiro post!!! Depois de aproximadamente 3 semanas rastreando o site. Depois de ter feito dois modelos em depron. Depois de muita pesquisa, pesso ajuda aos colegas do fórum.
Decidi comprar meu radio usado.
Achei um TX Futaba Ty4f(Skysport) 4ch + RX 8ch +bateria do TX + cristais por R$200,00 +frete.
Pela pesquisa que eu fiz eu achei bem em conta. Será que é difícil achar um carregador para bateria do TX?

Achei tb um TX GWS 4CH + RX 4ch + Bateria do TX + Carregador original da bateria do TX + Cristais por R$130,00 + Frete. Achei bem em conta tb.

Lógico que eu só comprarei se eu achar que é 100% confiável. Mas quanto as características e preço, qual será que eu compro? Não esquecendo que o Futaba está sem carregador da bateria do TX.

Pelas minhas contas ficará faltando comprar os servos, motor, speed control, e bateria do modelo (RX+motor+servos). Estou certo?

Rafael Assis
membro

Mensagempor Rafael Assis » 20 Nov 2009 16:26

[quote:cf64c184b1="tiagocomuna"]Será que é difícil achar um carregador para bateria do TX?[/quote:cf64c184b1]

No chicohobbi tem carregador original da bateria do futaba. custa uns R$60,00.

[quote:cf64c184b1="tiagocomuna"]Pelas minhas contas ficará faltando comprar os servos, motor, speed control, e bateria do modelo (RX+motor+servos). Estou certo?[/quote:cf64c184b1]

e carregador dessa bateria! é diferente da do tx. a bateria ira desbalancear, e você terá que balancea-la novamente. alguns carregadores são tambem balanceadores.

Gavi
membro
Contato:

Mensagempor Gavi » 16 Dez 2009 16:00

cara p**a duvida aqui... meu camarada tem cristal ch21 o meu é 20... sera que dá pau voarmos ao mesmo tempo pelo cristal ser pouco o intervalo de frequencia???

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 16 Dez 2009 17:52

Dois vizinhos não dá pau, só não recomendo é, por exemplo, vocês ficarem distantes um do outro um brincando de voar sobre a cabeça do outro.

Apesar da seletividade dos receptores dar conta disto de longe, se o canal vizinho estiver muito próximo pode dar interferência.

O que dá mais pau do que isto é 3 na sequencia, pois vocês voando juntos vão gerar batimentos acima e abaixo, que poderia prejudicar um terceiro que estivesse um canal acima ou abaixo.

karaba
membro

Mensagempor karaba » 21 Dez 2009 18:27

Tenho um rádio de um heli dragonfly apache ah64 4 ch, e o mesmo queimou o cristal, alguem pode me orientar qual cristal devo comprar? a frequencia é FM 72.150 mhz, e vejo anuncios de cristais para venda, e não sei qual pedir, pois não sei se o rádio é padrão futaba, ou outro tipo, sou iniciante no modelismo e agradeceria a ajuda.

leomacambira
membro

Mensagempor leomacambira » 05 Jan 2010 00:42

Amigos,

Este é meu primeiro post e espero poder contar com a ajuda de todos. Comprei recentemente um radio HITEC ECLIPSE 7 2,4Ghz (Optima7) e comecei a alterar alguns comandos, seguindo o manual. Estava tudo otimo, coloquei o nome do aviao no modelo numero 1, fiz os ajustes finos dos servos, etc, etc. Coloquei o rádio para carregar e no outro dia, o desastre!!!! Todos os 4 servos só movem uns 5º. Pensei que pudesse ser a configuaraçao de EPA (End Point Adjust) mas esta tudo ok!!!

Aguem saberia me ajudar???? Estou deseperado para voar no próximo final de semana!!!!!

Muito obrigado.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 05 Jan 2010 00:49

A bateria do modelo está ok ?

leomacambira
membro

Mensagempor leomacambira » 05 Jan 2010 00:53

sim. Este rádio tem telemetria e nao esta acusando nenhum sinal. Está muito estranho cara!!!! EStou até agora tentando encontrar uma solucao para o problema.... o mais engraçado é que meu instrutor instalou um outro recepetor 2,4Ghz do radio JR dele e os servos estao ok!!!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 05 Jan 2010 08:08

Pode ser dual-rate também.

venomkill
membro

2.4

Mensagempor venomkill » 26 Jan 2010 09:33

Bom dia galera.

Tenho uma pequena dúvida sobre rádios...

Tenho um rádio futaba pcm 6 ch, que eu uso nos meus 3 elétricos, ou seja cada um deles tem 1 receptor + 1 cristal com a frequência 72.170, funcionam perfeitamente. Até ai tudo bem, como eu queria mudar para um rádio de 7 ch, me encantei com um futaba 2.4 ghz, que pelo preço bom demais de 400 reais, não vinha com receptor, ai comprei.

O bicho chegou, lindo, zeradão, e foi ai que começaram meus problemas: a casa caiu quando descobri que esses receptores que eu tenho não são compatíveis com esse novo rádio.
Putz!!!! e agora??? vcs podem me informar um site que tenha esses receptores? pois não gosto muito de ficar tirando os receptores toda vez que for mudar de aeromodelo para voar. Esses rádios reconhecem mais de 1 receptor??

Obrigado

PHILIPPI
membro

Mensagempor PHILIPPI » 25 Jan 2011 12:47

Sou iniciante e quando ligo meu rádio Futaba T8FG, para que eu possa exercitar e saber como mexer no equipamento ele fica transmitindo RF. Mais eu não estou pilotando, só exercitando mesmo, só com o rádio.... Não da de desativar e mandar ele parar de transmitir se não precisa nesse momento? estraga o equipamento se ele estiver transmitindo? não tem problema com a impedância ou algo do tipo que pode esquentar...enfim, li alguma coisa em algum lugar um dias desses, e nao lembro onde, mais queria tirar essa duvida? Abração.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 25 Jan 2011 14:12

O T8FG opera em 72 MHz ou em 2.4 GHz?

dgalatto
membro
Contato:

Mensagempor dgalatto » 25 Jan 2011 14:44

é 2,4Ghz pelo que vi!

PHILIPPI
membro

Mensagempor PHILIPPI » 25 Jan 2011 19:09

Oi pessoal, o T8FG é 2.4 Ghz.... existe esta opção de parar de transmitir a RF já que estou usando o radio em casa só para aprender a mexer? estraga o aparelho sem estar pilotando..... abração!

dgalatto
membro
Contato:

Mensagempor dgalatto » 26 Jan 2011 11:09

Philippi, acredito que se vc mudar o sinal dele de pcm pra ppm, que é como se usa em simuladores, ele para de transmitir o sinal!
Mas alguém com mais experiência pode te falar melhor isso.
Flw!

PHILIPPI
membro

Mensagempor PHILIPPI » 26 Jan 2011 21:39

Sobre a pergunta anterior quem tiver um parecer mais preciso poste aqui, para que possamos explorar mais o assunto..... Mais obrigado pela sua contribuição colega....

Pessoal tenho um Futaba T8FG, houvi falar que usá-lo ao Pc/Simulador causa desgaste....que derrete os potenciometros com o tempo, dizem alguns que já estão no segundo rádio e irão a caminho do terceiro para o simulador, e aconselham que adquira um rádio especifico para o simulador. Sendo assim pouparia o meu rádio T8FG.
Issé é verdade? existe algum ponto negativo em usar o rádio no PC? Vale apena comprar um R/C simples exclusivo para isso? Se desgasta o rádio, em quanto tempo isso acontece?

E outra pergunta sobre R/C... Para que possamos fazer um bom uso da bateria Ni-Mh para R/C, uso até o sinal sonoro do R/C soar, indicando que pose o avião pois logo o transmissor vai desligar automaticamente ou devemos recarregar assim que chegar numa voltagem específica?Abraço a todos.

AdrianoGG
membro

Mensagempor AdrianoGG » 20 Mai 2011 14:56

Olá pessoal, gostaria de tirar algumas duvidas: Estou iniciando no hobby de aeros agora, eu tenho um heli da walkera de 6ch que tem o radio wk-2603 e queria saber se posso usar esse radio de heli para aero e se esse radio eh melhor q os da HK.
Pergunto isso pois tenho um colega que tem um cessna 182 versao deluxe, que está vendendo com essas especificaçoes abaixo e me venderia por R$150 sem o radio e por R$270 com um radio da HK de 5ch.

Especificação:
Comprimento: 780mm.
Envergadura: 980mm.
Héllice: 9x6
Peso: 600g. (sem bateria)
Motor: Motor sem escova Bell, semelhante ao TowerPro 2908-21 (1530kv)
ESC: 25A brushless
Bateria: 11.1V 1300mAh 3S1P
Compartimento da Bateria: 110 x 34 x 32mm (MAX)
Servos: 9g x 4

E caso esse meu radio sirva, é muito complicado para fazer a ligação do receptor e tudo mais? Existe aki no e-voo algum lugar explicando como fazer?

Obriagdo.

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”