Projeto de um Ugly Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
jennings
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Set 11, 2011 1:57 pm
Localização: São José dos Campos,SP

Projeto de um Ugly Stick

Mensagem por jennings »

Ae galera, eu estou iniciando nesse ramo de elaboração de projetos e ainda estou apanhando um pouco do SolidWorks .. na imagem que eu postei está a asa que eu estou projetando. Pretendo fazer um Ugly stick com uma envergadura de 990mm, usei o perfil NACA 2412 com corda de 165mm .. to fazendo a asa "reta" sem nenhum ângulo!! o q vcs acham desse meu primeiro projeto ae ?? eu ainda tenho umas dúvidas referente a fuselagem!! eu não sei o espaçamento entre a laterais da fuselagem!! se alguém souber me ajuda eu agradeceria muito!! e estou aberto a sugestões.

[img:a2721e869b]http://imageshack.us/a/img842/273/6uaq.png[/img:a2721e869b]
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Tu é fera no solidworks? eu tenho uma dúvida num projeto de aero quando tenho ele na planta e quero "desplanificar", sabe? Tipo. Uma lateral
Por exemplo essa:
[img:ea918f2444]http://www.e-voo.com/forum/files/fuselagem_02_190.jpg[/img:ea918f2444]


Se eu for mandar cortar uma lateral dessas numa chapa, assim como está, não vai servir pois vai ficar mais curto, pois a lateral é uma vista planificada. Quando planificar, essa parte em vermelho vai ficar esticada na chapa reta, como a linha em verde.

[img:ea918f2444]http://img546.imageshack.us/img546/9858/qlt6.jpg[/img:ea918f2444]

Entendeu? Sabe como?
Rômulo
A Pare!
jennings
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Set 11, 2011 1:57 pm
Localização: São José dos Campos,SP

Mensagem por jennings »

rgmanica, me desculpe mais eu sou iniciante em SolidWorks, eu vou tentar ver isso ae pra te ajudar e vai ser mais conhecimento para mim também. Caso vc descubra, por favor me informe. Obrigado.
jennings
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Set 11, 2011 1:57 pm
Localização: São José dos Campos,SP

Mensagem por jennings »

Eu dei uma olhada melhor em sua pergunta e ... vc só quer mandar cortar as vistas e construir seu aero? se for o caso, a lateral do seu aero é o desenho a cima da linha q vc fez em verde!! e o fundo de sua fuselagem é o desenho q vc quer "planificar". Caso não seja esse o seu caso, eu não entendi completamente sua dúvida.
Paulo SBM
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 5:17 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Paulo SBM »

Se for utilizar o Autodesk Inventor posso dar alguma dica.
Tem de criar a peça (lateral) em "Sheetmetal" (chapa) , depois de acertar todos os detalhes ele cria a planificação.
Vc terá de saber se a peça é curvada e terá de fornecer raios de curvatura, ângulos e tudo o que a planta tiver de detalhes.
Tambem dá para criar a peça comum partindo da vista superior e depois convertê-la para chapa e então acionar a planificação.
Mas para tudo isso , um pouco de habilidades terá de possuir com o software.

Boa sorte
Abraço

Paulo
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

isso Paulo! seria pegar a vista superior e a vista lateral pra definir a planificação na chapa. Só que daí teria que aprender a usar também o inventor :/
Rômulo
A Pare!
Paulo SBM
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 5:17 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Paulo SBM »

O SW não deve ser muito diferente do inventor , acredito que tenha as mesmas features e talvez consiga aplicar os mesmos principios.
Não custa testar , crie uma peça com as caracteristicas da vista superior (que podem ser importadas de um arquivo DXF) e depois , se possivel converta para um ambiente de "chapa".
Talvez hoje o SW tenha uma maior plataforma instalada do que o Inventor , porem a facilidade com que o inventor trabalha com o autocad seja quase insuperável até porque , pelo pouco que sei o SW não tem um ambiente gráfico em 2D como o autocad.
Abraço

Paulo
Responder