É viavel embutir eletronica em uma zagi de P0 ?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

É viavel embutir eletronica em uma zagi de P0 ?

Mensagem por man1aco »

Fiz uma pequena zagi de isopor P0 para descontrair nos dias que as rajadas de vento tornam chato pousar os meus pequenos aeros, e pra minha primeira zagi até que voou muito bem.

A escolha do ispor P0 foi do tipo só tem esse então vai esse mesmo, ainda não achei onde comprar blocos de maior densidade aqui na região.

A unica coisa que me incomoda neste projeto é que tudo ficou por cima da asa , e fica feio pra caramba alem do arrasto enorme que gera.

É bem obvio na minha mente que se eu simplesmente cavar o isopor para embutir a eletronica ela vai fragilizar bastante e vai desmanchar voando.

Porem me surgiu a seguinte ideia de fazer 3 caixas de balsa que caiba de forma justa bateria receptor e esc embutidos em cada uma delas, embutir essas caixas na zagi colando com epoxi para que fiquem rigidas.

[b:73df43baed]Agora as perguntas:

Ao fazer caixas rigidas de balsa embutidas, essa asa terá pelo menos a mesma resistência que ela tinha antes ?

O risco de fragilizar compensa o que se vai ganhar reduzindo o arrasto ?[/b:73df43baed]

[url=http://www.flickr.com/photos/23942808@N06/12331516204/][img:73df43baed]http://farm4.staticflickr.com/3669/12331516204_10dfd76d5c_z.jpg[/img:73df43baed][/url]
[url=http://www.flickr.com/photos/23942808@N06/12331516204/]05/02/2014[/url] por [url=http://www.flickr.com/people/23942808@N06/]j0a0_paul0[/url], no Flickr

Como dá pra ver atravez da fita vermelha ela tem 2 arcos de fibra de vidro 2mm na envergadura e proximo ao motor uma barra de balsa 3mm x 10mm x 20cm colada com epoxi.

No teste com peso em cima (bateria de nobreak 2,4 kg) que fiz antes de estrear ela envergou um pouco mas não quebrou e retomou a sua forma de imediato ao tirar o peso de cima.

Perfil mh45
Envergadura 84cm
Corda 29cm e 17cm
Enflexamento 25cm
Motor RCtimer 2812 1534kv com 7x6 TGS
Peso com bateria 385g

[size=18:73df43baed]Agradeço a quem teve paciência de ler todo o tópico, sei que eu escrevo de mais.[/size:73df43baed]
Israelks
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 1:25 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por Israelks »

Cara, eu ACHO que se vc cavar bem justo ai e colocar as coisas dentro nao vai fragilizar nao...
Avatar do usuário
azulao
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Dom Jul 24, 2011 9:09 am
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por azulao »

Man1aco, vc já pensou em fazer um canopy usando uma forma de ovo de páscoa para aumentar a aerodinâmica?
Pensa nisso antes de escavar a zagi.
Anexos
Canopy.jpg
Canopy.jpg (36.71 KiB) Exibido 6222 vezes
Kleber.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:18d73c72c6="azulao"]Man1aco, vc já pensou em fazer um canopy usando uma forma de ovo de páscoa para aumentar a aerodinâmica?
Pensa nisso antes de escavar a zagi.[/quote:18d73c72c6]

Seguindo essa ideia tentei fazer um canopy de bandejinha e ficou com a cara disso aqui:

[img:18d73c72c6]http://istnurmeinemeinung.files.wordpress.com/2012/01/destroyer.jpg[/img:18d73c72c6]

Ta parecendo parabrisa de combi ano 1960.

E olha que ficou bem justo na eletronica, acho que vai gerar mais arrasto do que sem.
Depois eu bato uma foto.
Avatar do usuário
azulao
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Dom Jul 24, 2011 9:09 am
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por azulao »

Hahahahahahaha, gostei da descrição!
Kleber.
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

o pior é vc cavar onde esta essa bateria,vai ter que cortar a vareta de fibra e a asa vai quebrar em voo.vc pode fazer o canopi de bandeginhas ou pode fazer de isopor,de isopor vc pode lixar e ficar redondinho.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:5a5c8a0f4d="willyanssf"]o pior é vc cavar onde esta essa bateria,vai ter que cortar a vareta de fibra e a asa vai quebrar em voo.vc pode fazer o canopi de bandeginhas ou pode fazer de isopor,de isopor vc pode lixar e ficar redondinho.[/quote:5a5c8a0f4d]

Dá pra cavar sem cortar a fibra , só vai dar mais trabalho de montar a caixa de balsa dentro.

To pensando em pegar um isopor de laje que achei e fazer outra asa, mas varetada de outra forma que vi aqui no evoo que vai permitir que eu faça uma caixa trapezoide para toda a eletronica a frente do CG.

Como essa aqui do kemp só que de P0 e com a caixa feita de balsa tratada com epoxi para dar resistencia ao conjunto.

Se for depender de arrumar isopor de qualidade aqui vai demorar muito pra mim fazer outra, o jeito é inventar moda de reforçar o P0.
[img:5a5c8a0f4d]http://img248.imageshack.us/img248/5856/dsc05709r.jpg[/img:5a5c8a0f4d]
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

é que a imagem da outra asa a vareta de fibra esta em baixo da bateria,por isso disse que seria complicado,mas essa sua é mole embutir a aletronica.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:5e80544427="willyanssf"]é que a imagem da outra asa a vareta de fibra esta em baixo da bateria,por isso disse que seria complicado,mas essa sua é mole embutir a aletronica.[/quote:5e80544427]

Aquela foto da asa com espaço interno não é da minha é uma do usuario kemp.

A minha é a vermelha com com faixa amarela.

Tudo que preciso pra fazer uma assim agora é vencer a preguiça e começar.

O isopor tá lá , o cortador tambem, só falta a vontade de começar hehehehehe.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

isopor de geladeirinha , isopor de embalagem de caixa de peixe, isopor de emb de geladeira, de tv ou ate isopor de laje, sera mesmo que vc nao consegue outra? um tao fragil e tao leve, seria ideal pra eletronica bem pequena e pra fazer planeio, lento, nada de velocidade, essa é minha ideia.....
desse jeito ai vale apenas pela curiosidade de ver o que da e ate onde aguenta.
Responder