Dobrar depron como no flitetest

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
lowagite
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 10:35 pm
Localização: Campos Novos-SC

Dobrar depron como no flitetest

Mensagem por lowagite »

Pessoal creio que muitos acompanham o site flitetest.com , eles tem vários projetos e muita coisa útil, eles usam um depron diferente, e as plantas vem com o lugar onde é feito um corte e dobrado o depron, tentei fazer um aero deles mais o resultado foi péssimo, qual seria a solução para esse tipo de dobra?
O aeromodelo que eu fiz foi esse
tem um vídeo dele fazendo as dobras, ja procurei alguma coisa, mais nada deu certo.
http://flitetest.com/articles/ft-duster-build
Avatar do usuário
Renato marcos da silva
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Sex Nov 16, 2012 6:11 pm
Localização: Prata MG

Mensagem por Renato marcos da silva »

amigo esse material que eles usam é o (foam)

Placa de Poliestireno Extrudado XPS (similar ao isopor de bandeja de frios), recoberta com papel branco nos dois lados e com o miolo também na cor Branca

isso pode ajudar

http://www.spumapaper.com.br/spumapaper/placas-de-3mm/placas-de-2mm-varejo-abaixo-de-10pcs/placa-3mm-branca-branca-branca-varejo/3bbba1v.html
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

foam é o mesmo depron.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
takaite
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qua Nov 13, 2013 10:15 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí, MG
Contato:

Mensagem por takaite »

Obrigado por dar a dica sem querer: Meu filho é maluco por aviões, inclusive o Duster.
Agora, repare que ao dobrar existe uma camada de papel que mantem as peças juntas.

Este link que o colega mandou mais acima é exatamente esse material que ele está usando. Comprei uma placa e achei bem interessante, inclusive essa camada de papel dá um ótimo acabamento e permite curvas bem arrojadas, dando para fazer um perfil de asa bem fácil (veja este vídeo e vc vai entender o que estou falando: https://www.youtube.com/watch?v=qJZoqGHAIDE)
takaite
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qua Nov 13, 2013 10:15 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí, MG
Contato:

Mensagem por takaite »

Vendo o vídeo achei interessante que a planta já está no depron, o que me levou a pensar numa maluquice: E se imprimir a planta em largo formato e colá-la no depron? Alguém já viu algo assim? Passa dicas, se possível!
Avatar do usuário
lowagite
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 10:35 pm
Localização: Campos Novos-SC

Mensagem por lowagite »

eu imprimi a planta, montei ela,cortei as peças e desenhei no depron, depois cortei o deprom, o problema é que acabei de receber uma quantidade boa de deprom aqui e não posso comprar esse outro ai no momento.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:29d809a146="lowagite"]eu imprimi a planta, montei ela,cortei as peças e desenhei no depron, depois cortei o deprom, o problema é que acabei de receber uma quantidade boa de deprom aqui e não posso comprar esse outro ai no momento.[/quote:29d809a146]


. Usa vinil na cor que escolheres, o processo não é difícil, na fuselagem use o própio deprom para ajustar o afastamento entre as peças.
[], motta
takaite
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qua Nov 13, 2013 10:15 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí, MG
Contato:

Mensagem por takaite »

Fiz uma experiência no final de semana que deu muito certo: Diluí a cola de isopor em álcool de limpeza (no meu caso foi 54º), aguardei alguns minutos e apliquei a folha sobre o deprom, evitando a formação de bolhas e rugas.
Para a pequena área de teste q usei funcionou muito bem. Não sei se funcionaria com uma folha A1, por exemplo.
Existe uma coisa complicada neste método dos caras: Olhando a planta parece que a chapa deles tem 4.5mm de espessura. Difícil, hein? Acho que o negócio é montar no braço mesmo!
Só mais uma coisa, para dobrar a asa é moleza: aplica fita de embalagem nos pontos que vão sofrer mais esforço e manda ver! Com certeza vai funcionar!
Avatar do usuário
Eleosippo Santos Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

Mensagem por Eleosippo Santos Neto »

estou montando o FT CRUISER desses caras.
Mas estou usando o Depron normal 5mm.
Antes de fazer as dobras, estou simplesmente aplicando vinil do lado que ficará aparente. Estou achando o acabamento muito bom.
Como aplico o vinil no depron totalmente reto... fica bem colado e sem falhas.
O vinil acaba funcionando como o papel que eles mostram no vídeo, além de já garantir o acabamento
Obs.: em todos os cortes estou fazendo a correção da espessura do depron para 5mm.
Durante a semana, estou correndo entra trabalho e MBA. Mas vou tentar postar umas fotos da minha evolução.
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

Vi video no YT ensinando a dobrar com
"rolo de macarrão" - amassando como se fosse massa. :)
Faz até duto para turnbina.

Tipo esse:

https://www.youtube.com/watch?v=cue0e3ck2YM

Outros relacionados com dobrar:

https://www.youtube.com/results?search_query=depron+how+bend

Av8r
Responder