Maior forca para aviao de 1,1 kg

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Nagarth
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Mar 03, 2014 8:26 am
Localização: londrina

Maior forca para aviao de 1,1 kg

Mensagem por Nagarth »

Bom dia !
Primeiramente peço desculpas se este topicop esta em local errado, pois nao entendo nada de forums e esta é mninha primeira postagem-
Comprei um Cessna de um amigo, mas feito em casa nas medidas normais, porem ele foi feito de isopor normal (de livraria ) com o antigo dono voava perfeitamente. este fim de semana fui voar com ele e ele nao tinha força para cortar o vento (vento leve). o motor é um Emax cf2822. a helice é uma 9x4.7. nao entendo nada de aero este é meu primeiro aero, a bateria é uma 2200. ele me veio sem a helice. segundo o antigo dono, como ele ficou mais pesado do que o normal, ele usava uma helice 10x6 e conseguia voar tranquilamente. Por favor me respondam, se eu colocar a helice 10 x 6 , vou conseguir voar ? nao me traria problemas ao motor ? desde ja agradeço a ajuda.
"Somos eternas crianças em um eterno aprendizado."
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Quais as dimensões do aeromodelo?
A bateria é 2S ou 3S?
Se for 2S, está explicado a falta de força, mas se for 3S, não é a hélice ideal para ser usada nesse motor, irá queimar ele logo.
Na maioria dos casos, baterias maiores não representam mais tempo de voo, pois com maior capacidade, vem maior peso e isso exige mais velocidade do aeromodelo para voar que acaba exigindo mais motor e o que parecia aumentar o tempo de voo, muitas vezes diminui.
Passe todas as dimensões do aeromodelo, pois não se pode afirmar nada sem ter detalhes para uma boa resposta, sem isso, são somente achismos que não te ajudarão em nada exceto é claro, te confundir.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Roger g.p.
membro
Mensagens: 1427
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
Localização: Içara, SC, 17

Mensagem por Roger g.p. »

Talvez não seja problema de força, e sim de velocidade que a propulsão gera. A hélice 9x4.7 é Slow Fly (SF) significa que é voo lento. Se usa bateria 3s coloque uma 9x5 e veja se melhora. Mas com esse peso é normal que esse motor tenha trabalho pra levar o aero.
Nagarth
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Mar 03, 2014 8:26 am
Localização: londrina

Mensagem por Nagarth »

[quote:9acf6ea2c4="Papalegua"]Quais as dimensões do aeromodelo?
A bateria é 2S ou 3S?
Se for 2S, está explicado a falta de força, mas se for 3S, não é a hélice ideal para ser usada nesse motor, irá queimar ele logo.
Na maioria dos casos, baterias maiores não representam mais tempo de voo, pois com maior capacidade, vem maior peso e isso exige mais velocidade do aeromodelo para voar que acaba exigindo mais motor e o que parecia aumentar o tempo de voo, muitas vezes diminui.
Passe todas as dimensões do aeromodelo, pois não se pode afirmar nada sem ter detalhes para uma boa resposta, sem isso, são somente achismos que não te ajudarão em nada exceto é claro, te confundir.[/quote:9acf6ea2c4]
"Somos eternas crianças em um eterno aprendizado."
Nagarth
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Mar 03, 2014 8:26 am
Localização: londrina

Mensagem por Nagarth »

AS dimensões são:
100 de envergadura, 22 de corda e 72 de fuselagem, a bateria é 3S de 2200.
Nagarth
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Mar 03, 2014 8:26 am
Localização: londrina

Mensagem por Nagarth »

Roger e Papaleguas, obrigado pelo interesse.
Roger, nao entendo nada disso srrsrsrs... mas nao entendi... a diferença nao é muito pouca ? ja que estou usando a 9 x 4.7 apenas 0.3 de diferença ? tenho uma outra helice aqui que é 9x3.8 nao ajudaria em nada nao ? rsrsr me desculpem a ignorancia mas tudo ainda é grego para mim, tento ler na internet mas nao entendo nada .
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Para esse aeromodelo, ele está muito pesado com 1 kg.
Deveria ficar em torno de 550g.
Sobre a hélice, a diferença de 0.3 não é tão pequena assim e um dos motivos é a largura da pá da hélice.
Uma 9X5 HD não pode ser diferenciada apenas por 0.3 de uma SF, são vários fatores que fazem diferença.
9X3.8 também não vai te ajudar a substituir uma 9X4 só por 0.2 de diferença no passo.
Toda a hélice SF é para voos lentos e aprendi isso de tanto ler repetidas vezes aqui no fórum que voo lento não é um aeromodelo voar devagar e sim que a velocidade máxima do aeromodelo é baixa mesmo.
Para esse seu aeromodelo, um motor HXT2730 1300 com uma bateria de 3S 1300 mA com uma hélice 8X4, estaria mais do que ótimo.
É cada vez mais comum o uso de motores de forma errada no aeromodelismo elétrico, eu mesmo custei a aprender que um aeromodelo tem um único motor específico para ele e não adianta querer botar um motor parrudo para ter sobra de potência, se a bateria e o esc que devemos usar forem mais pesados também, tudo isso acaba exigindo muito do aeromodelo.
Um motor HXT 2730 1300 pode funcionar com um esc de 10A, mas é recomendado um de 15A para não sobrecarregar o esc, só para você ver como o consumo é muito baixo, o que te permite diminuir o peso da bateria e ainda aumentar o tempo de voo.Já comprou o motor e bateria?
Sinto muito, comprou errado ou te empurraram errado. guarde esses para uma futura construção e compre motor, esc e bateria adequado a esse aeromodelo.
Se só botar nele uma hélice GWS HD 9X5, já irá mudar muito o voo do aeromodelo, mas não use hélice SF nesse motor, é errado isso.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Nagarth
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Mar 03, 2014 8:26 am
Localização: londrina

Mensagem por Nagarth »

Opa Obrigado pela ajuda Roger e papalegua, eu fiz um novo aeromodelo com a planda do cessna em deprom, terminei de montar ele agorinha, pesei ele e esta com 590 gramas montado com toda a eletrica, comprei uma nova helice a 9x5 HD que vcs me sugeriram, vou tentar voar com ele amanha pqw hoje ja nao dara mais tempo, mas confesso q estou receoso srrsrs meu primeiro aero feito por mim que nao entendo nada de aero rsrsrsrrsrs imaginem so o medo de lenhar o bixinho rsrsrrsrs
foi uma semana para terminar e lenhar em segundos kkkkk da medo.
depois posto aqui os resultados da tentativa.
Um abraço pessoal....
Bom final de semana a todos.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Tem noção de voo?
Já usou o simulador de voo?
Consegue decolar e pousar bem no simulador?
Se tem dificuldades de pousar bem no simulador ou não usou um, não tente pilotar sem um instrutor, irá derrubar logo de saída.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Nagarth
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Mar 03, 2014 8:26 am
Localização: londrina

Mensagem por Nagarth »

Papalegua ja treinei muito no simulador pelo menos uns 40 dias mais ou menos rsrsrrsrs com tantos problemas no aero tive tempo para treinar muito rsrsrs.... ja voei com o modelo antigo o de 1,1 kg e ate q foi bem, tirando a parte q ele nao cortava o vento e lenhava kkkkk mas este que terminei ficou com 590 gr. e comprei a helice que vcs sugeriram a 9x5... hoje a tarde tentarei voar com ele e depois falo para vcs.
Além de tudo vou voar sobre a soja srsrrsrsr se for cair so desligo o motor e espero a queda rsrsrsrsrsr.
Responder