projeto bimotor( C-160)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
siodimar
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Out 04, 2011 9:35 pm
Localização: Rio -RJ

projeto bimotor( C-160)

Mensagem por siodimar »

Bom dia amigos do E-voo, gostaria de sugestoes de uma boa bateria para uso em um aero bimotor 1,40 cm de envergadura que possibilitasse a partida ao mesmo tempo de dois motores e-max GF 2215/20, cada um com um ESC de 30A.
O esquema de ligação que pretendo fazer é o postado pelo Alexcmag em 23/09/2011 para Adalto Farias; fiz teste com uma lipo 2200mah 3s 20c e ocorreu problema tb de um motor dar partida primeiro que o outro.
:(

Agradeço a todos que puderem ajudar...
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Calcule, simples assim.


Se você tem por exemplo dois motores que consomem 25A, terá um consumo total de 50A mais 5A da eletrônica do aeromodelo, então terá um total de 55A de consumo máximo em seu aeromodelo.

Se a bateria é 2200mA 20C, teremos então 2200 X 20 = 44000 mA que é igual a 44A.
Se o seu aeromodelo tem um consumo total de 55A, não pode usar uma bateria com capacidade de descarga de 44A.
Resta agora você aprender a calcular e escolher qual bateria vai te suprir, desde que a bateria fique pelo menos 10A acima do consumo total do aeu aeromodelo, ou seja, se o seu aeromodelo consome 55A, procure uma bateria com no mínimo 65A de descarga.
Eu poderia simplesmente te dizer qual bateria usar, mas não estaria te ajudando em nada, pois você continuaria sem saber como fazer.

Sobre os motores, ligue o rádio com o acelerador no máximo e depois ligue os dois ESC ao mesmo tempo e ao ouvir o primeiro beep, baixe o acelerador, assim você estará configurando o curso do acelerador nos dois esc, mas nunca mexa no trim do acelerador.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
carlosperli
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 1:43 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por carlosperli »

siodimar,

Utilizando a conta passada pelo Papalegua 2.2A x 20C temos proximo de 44A de descarga final

Para trabalhar com folga procure uma quantidade de "C's" adequada.

Abçs
Avatar do usuário
joaoseara
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 11:10 am
Localização: Itabuna-bahia

bateria

Mensagem por joaoseara »

Entao a bateria ideal para voce e uma 2200 30C que vai te render 66A
''As construções estão só começando!''
siodimar
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Out 04, 2011 9:35 pm
Localização: Rio -RJ

Mensagem por siodimar »

valeu pela ajuda . :D
Avatar do usuário
jalaska
membro
Mensagens: 417
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:45 pm
Localização: Ituverava-sp

Mensagem por jalaska »

1-Pessoal, estou montando um bi motor e estou com umas duvidas, quem poder me ajudar a esclarecer desde já agradeço, bom é o seguinte os esc ligados no motor tem que ser igual, ou posso usar um esc de 20A e outro de 30A?.

2-Gostaria de saber se tem que configurar os esc para ter o mesmo rendimento nos dois motores.

3-Bom, fiz uma experiência mas não deu certo, liguei um esc de 30A e outo de 60A em uma bateria só, o de 60A o motor rodou lento por que isso aconteceu? alguém sabe!!!!! Obrigado.
Nenhum aeromodelista assume a culpa quando seu aeromodelo cai, já notaram isso, a culpa e sempre de alguma peça do aero. Fato!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:aff2304a72="jalaska"]1-Pessoal, estou montando um bi motor e estou com umas duvidas, quem poder me ajudar a esclarecer desde já agradeço, bom é o seguinte os esc ligados no motor tem que ser igual, ou posso usar um esc de 20A e outro de 30A?.

2-Gostaria de saber se tem que configurar os esc para ter o mesmo rendimento nos dois motores.

3-Bom, fiz uma experiência mas não deu certo, liguei um esc de 30A e outo de 60A em uma bateria só, o de 60A o motor rodou lento por que isso aconteceu? alguém sabe!!!!! Obrigado.[/quote:aff2304a72]

1) Não pode. Mesmo que usem o mesmo firmware e esquema geral, o de 30A terá resistência interna menor e vai fazer o motor girar ligeiramente mais rápido que o outro. Recomendo dois ESCs idênticos, de preferência comprados juntos (mais chance de usar componentes idênticos);

2) Sempre vai dar alguma diferença de rotação mas que normalmente não causa muito problema, desde que esteja tudo simétrico (motores iguais, hélices iguais, ESCs iguais, comprimentos de fio iguais, etc.), mas a pequena diferença de rotação é que gera o ruído típico de multimotor, se rodar absolutamente igual perde um pouco da graça;

3) Provavelmente estava com mal contato (às vezes mal contato em uma das fases permite que o motor gire, mas de forma errática e bem mais lento), deveriam girar a mesma coisa.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder