Cessna 182 - meu cessna não voa.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Frederico_Oliveira
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Abr 07, 2014 2:59 pm
Localização: Tocantins - MG

Cessna 182 - meu cessna não voa.

Mensagem por Frederico_Oliveira »

Estou com um problema, fiz o Cessna 182 planta tirada do site Hobbie Brasil muito bem explicada. Fiz toda fuselagem, asa e parte eletrônica mas ainda não consegui voar. Minha eletrônica é: Esc 30A, Motor 2212/13t 1000Kv brushelss, Bateria 30c 1500mah e hélice sf 8x6. Sou novo neste hobbie estou gostando muito, mas já tive meu primeiro grande desafio que é levantar o aeromodelo do chão.
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

Frederico... as informacoes que voce passou nao sao sufucientes para te ajudar...

não sabemos qual é a sua experiencia com aeromodelismo, você já teve outros modelos ?

Você tem algum problema no conjunto propulsor: eletrônica / motor / hélice ??

qual a envergaura e peso de seu aeromodelo quando pronto para voar...

poderia postar um vídeo / foto algo que possa demonstrar melhor seu problema....


abraços !
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Hélice pequena e ainda por cima é uma sf, se quer se dar bem no aeromodelismo e aqui no fórum, comece a pesquisar mais.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

Se for o motor que estou pensando.. Usaria hélice 10" ou 11"... Não me recordo o passo da mesma..
Frederico_Oliveira
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Abr 07, 2014 2:59 pm
Localização: Tocantins - MG

Mensagem por Frederico_Oliveira »

Bom dia, caros amigos!
Minha experiencia como perguntou o amigo acima, eu sou iniciante no aeromodelismo. E com tão pouco tempo pesquisando e montando meu proprio modelo já sou um apaixonado. Mas encontro dificuldades para que meu aero levante voo. O peso dele com toda parte eletrica montada é 776 g, 110 cm asa, 80 cm fuselagem. Vou postar uma foto dele posteriomente e um video para que aqueles interessados em me ajudar possa ter uma ideia melhor de como esta meu projeto. Hoje mesmo vou providenciar.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

Um colega aqui do clube construiu um modelo deste também. Ele seguiu os 28 videos que esta disponível no youtube.. Coragem do garoto mas tudo bem..

Bom ele disse que em uns dos videos o cara fala pra colocar como lincagem varetas de fibra fina daquelas de gaiola e tal, ele seguiu a dica e colocou a mesma, porém elas são muito flexíveis e não respondem bem aos comandos ou seja, quando damos os comandos ela "enverga" toda dentro do aero e não faz a angulação correta para leme e profundor. Ou seja, eu corri uma boa parte da pista pra poder decolar com o mesmo.. e foi bem crítico o voo..
Sugeri pra ele trocar estas lincagens e colocar varetas de fibra de 2mm e também fazer o canal com canudinhos pra que a vareta não fique solta dentro do aero..

A planta também peca em não ter uma mesa de servos..
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Frederico

Dentre todos os problemas técnicos de construção e montagem que tu possas estar enfrentando podem ser resolvidos.

Entretanto, uma pergunta que passou em branco pelos amigos e é na minha opinião a mais importante, tu sabe voar? Já pilota, pilotou aeromodelos?

Se tu não sabes voar, não teve instrução minima a dificuldade do teu aero voar deve estar muito mais em tu não saber voar do que no projeto em si. O voo é muito mais do que motor e hélice.

Leva teu modelo para alguém que voe, que possa trimar teu modelo e te dar o minimo de instrução.

No mais o que tiveres dúvida, fique a vontade de perguntar.
Frederico_Oliveira
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Abr 07, 2014 2:59 pm
Localização: Tocantins - MG

Mensagem por Frederico_Oliveira »

Caro amigo Gabrielghas.
Percebi também depois de ler alguns foruns que a vareta de fibra entorta e não da o comando 100% no profundor, no leme até que da o comando legal. Dai fiz o seguinte usei raio de bicicleta, peguei o raio inteiro e uni as duas pontas com a rosca do proprio raio, aumentando o tamanho e ficando do tamanho que eu precisava. O comando do profundor melhorou. Agora to achando que pode ser a posição do motor ou a hélice mesmo. O motor tem aquela detalhe do 3 graus para direita e para baixo, não fiz esse calculo, fixei mais ou menos no meio da frente dele.
Frederico_Oliveira
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Abr 07, 2014 2:59 pm
Localização: Tocantins - MG

Mensagem por Frederico_Oliveira »

Caro amigo Douglas Lenz.
Realmente este é um grande fator que acho que pode estar influênciando, vou procurar alguem que possa me orientar, como a minha cidade é pequena estou com mais dificuldades. Mas vou buscar uma ajuda melhor como disse o amigo. Fiquei até um pouco triste por conta da planta ter ficado um beleza viu, muito bacana. Vou descobrir alguem que tenha mais experiência faça a trimagem correta e que voe com ele pra que eu possa ver minha criação no ar e também aprender mais sobre aeromodelismo.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

[quote:337dec06e9="Frederico_Oliveira"]Caro amigo Gabrielghas.
Percebi também depois de ler alguns foruns que a vareta de fibra entorta e não da o comando 100% no profundor, no leme até que da o comando legal. Dai fiz o seguinte usei raio de bicicleta, peguei o raio inteiro e uni as duas pontas com a rosca do proprio raio, aumentando o tamanho e ficando do tamanho que eu precisava. O comando do profundor melhorou. Agora to achando que pode ser a posição do motor ou a hélice mesmo. O motor tem aquela detalhe do 3 graus para direita e para baixo, não fiz esse calculo, fixei mais ou menos no meio da frente dele.[/quote:337dec06e9]

Então blz.
Parte do "problema" resolvido. Agora regule os comandos, Sugiro fazer o mesmo com o leme... Quanto ao motor blz. Igual eu comentei se for o motor que eu estou pensando vc teria que usar hélice de 10" a 11" não me recordo ao certo do passo a utilizar..
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Responder