[DUVIDA] Ligação

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:e20657b944="Felipe Thurler"]Compre os ESCs aqui no brasil e podes também usar servo tester para acionar as EDFs[/quote:e20657b944]
O unico problemo dos servo tester seria que é necessario ficar clicando no mesmo para funcionar, não?
Obrigado por ajudar
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:9ea4193f27="mths.diniz"][quote:9ea4193f27="Papalegua"]Você fez essa mesma pergunta em outro lugar e eu te respondi lá.
Não é de bom tom ficar perguntando aos quatro ventos a mesma coisa, espalha muita informação e dificulta você aprender qualquer coisa.

Não viu que o motor do link tem 3 fios ao invés de 2?[/quote:9ea4193f27]
Desculpe Papalegua, é que como vi que o topico estava inativo desde 2012 e estou desesperado por respostas, resolvi criar um tópico especifico para o mesmo.
Fiz um curso técnico em eletrônica, mas nunca atuei na area, assim me esqueci um pouco de alguns princípios. Notei ambas as partes (3 fios e 2 fios), mas pensei que a ligação seria feita a partir dos 2 fios. O esc necessita de um radio controle ou algo mais? Seria possivel uma ligação:
Bateria ----> LDR -----> ESC ----- Motor?
Obrigado desde já e desculpem minha pressa, é que estou realmente desesperado.[/quote:9ea4193f27]

Primeiro, desespero não vai te levar a lugar nenhum a não ser para o fundo do poço.
Segundo, se fez um curso básico de eletrônica, deve saber a diferença entre monofásico e trifásico e deve saber também que se o motor tem 3 fios, é trifásico e não pode funcionar somente com positivo e negativo.
busque seus cadernos do curso que fez ou pesquise na internet sobre eletrônica básica, pois nesse desespero todo não vai fazer projeto nenhum para faculdade, os outros é quem o farão para te dar nota e isso não é correto, pois a nota não é sua e sim daqueles que te deram as dicas.
Não queira ganhar notas as custas dos outros, é você quem está estudando e é você quem deve fazer o que deseja projetar.
Se eu te der todas as dicas, não estou te ajudando, pois voc~e estará tirando uma nota sem saber nada do que está fazendo e de que adianta se formar em engenharia se não sabe fazer nada sozinho.
Pense bem nisso, não seja um engenheiro de obras prontas, pois nunca será ninguém dessa maneira.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:f7ec923f04="mths.diniz"][quote:f7ec923f04="Felipe Thurler"]Compre os ESCs aqui no brasil e podes também usar servo tester para acionar as EDFs[/quote:f7ec923f04]
O unico problemo dos servo tester seria que é necessario ficar clicando no mesmo para funcionar, não?
Obrigado por ajudar[/quote:f7ec923f04]

O LDR pode entrar n lugar do potenciometro do servo tester, com as limitações de resistencias necessárias.

Aí você terá o controle que pretende através da incidencia da luz .

Entendeu minino?

Substitua o potenciometro por 1 ou 2 LDRs + resistencias á dimensionar.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:70492d5432="Papalegua"][quote:70492d5432="mths.diniz"][quote:70492d5432="Papalegua"]Você fez essa mesma pergunta em outro lugar e eu te respondi lá.
Não é de bom tom ficar perguntando aos quatro ventos a mesma coisa, espalha muita informação e dificulta você aprender qualquer coisa.

Não viu que o motor do link tem 3 fios ao invés de 2?[/quote:70492d5432]
Desculpe Papalegua, é que como vi que o topico estava inativo desde 2012 e estou desesperado por respostas, resolvi criar um tópico especifico para o mesmo.
Fiz um curso técnico em eletrônica, mas nunca atuei na area, assim me esqueci um pouco de alguns princípios. Notei ambas as partes (3 fios e 2 fios), mas pensei que a ligação seria feita a partir dos 2 fios. O esc necessita de um radio controle ou algo mais? Seria possivel uma ligação:
Bateria ----> LDR -----> ESC ----- Motor?
Obrigado desde já e desculpem minha pressa, é que estou realmente desesperado.[/quote:70492d5432]

Primeiro, desespero não vai te levar a lugar nenhum a não ser para o fundo do poço.
Segundo, se fez um curso básico de eletrônica, deve saber a diferença entre monofásico e trifásico e deve saber também que se o motor tem 3 fios, é trifásico e não pode funcionar somente com positivo e negativo.
busque seus cadernos do curso que fez ou pesquise na internet sobre eletrônica básica, pois nesse desespero todo não vai fazer projeto nenhum para faculdade, os outros é quem o farão para te dar nota e isso não é correto, pois a nota não é sua e sim daqueles que te deram as dicas.
Não queira ganhar notas as custas dos outros, é você quem está estudando e é você quem deve fazer o que deseja projetar.
Se eu te der todas as dicas, não estou te ajudando, pois voc~e estará tirando uma nota sem saber nada do que está fazendo e de que adianta se formar em engenharia se não sabe fazer nada sozinho.
Pense bem nisso, não seja um engenheiro de obras prontas, pois nunca será ninguém dessa maneira.[/quote:70492d5432]
Meu problema não se da por notas, mas por inexperientes que componentes de aeromodelismo e etc =s
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:12ba031895="CONDOR 2"][quote:12ba031895="mths.diniz"][quote:12ba031895="Felipe Thurler"]Compre os ESCs aqui no brasil e podes também usar servo tester para acionar as EDFs[/quote:12ba031895]
O unico problemo dos servo tester seria que é necessario ficar clicando no mesmo para funcionar, não?
Obrigado por ajudar[/quote:12ba031895]

O LDR pode entrar n lugar do potenciometro do servo tester, com as limitações de resistencias necessárias.

Aí você terá o controle que pretende através da incidencia da luz .

Entendeu minino?

Substitua o potenciometro por 1 ou 2 LDRs + resistencias á dimensionar.[/quote:12ba031895]
Entendi, muitooo obrigado =D.
Vou comprar 1 agora mesmo e fazer as devidas modificações. Obrigado!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Veja se ajuda.


http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=153819
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:3f95225fec="CONDOR 2"]Veja se ajuda.


http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=153819[/quote:3f95225fec]
Teria que usar basicamente o circuito da direita né?
[img:3f95225fec]http://mlb-s1-p.mlstatic.com/testador-de-servo-8486-MLB20005001282_112013-F.jpg[/img:3f95225fec]

Já ajuda bastante, agora é só mãos a obra haha. Muito obrigado a todos que colaborarão!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Ies men.

O da direita.

Meça a resistencia do potenciometro e coloque um LDR no lugar junto com uma resistencia equilibrando-as igual ao valor do potenciometro.

Aí veja qual sentido pretende e coloque o LDR no lugar e a outra resistencia fixa ou variável até.

Tipo trimpot.

Entendeu minino?
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:b90f1f1a36="CONDOR 2"]Ies men.

O da direita.

Meça a resistencia do potenciometro e coloque um LDR no lugar junto com uma resistencia equilibrando-as igual ao valor do potenciometro.

Aí veja qual sentido pretende e coloque o LDR no lugar e a outra resistencia fixa ou variável até.

Tipo trimpot.

Entendeu minino?[/quote:b90f1f1a36]

Não vai funcionar Condor

A resistencia do LDR é da ordem de 10 Mega e o pot é 5K

Não adianta seu desespero, você não entende nem porque a coisa funciona e nem como funciona Diniz... comprou um sapato apertado demais pro seu pé!

Vai ter que fazer um circuito PWM(se for usar motor escovado) com controle via LDR, isso é a coisa mais fácil do mundo, pra quem sabe... pra quem não sabe é um bicho de sete cabeças(um animal heptacéfalo)
Se não estiver usando motor escovado vai ter que usar um ESC e não adianta fazer bico!!!! O esc precisa de um sinal entre 1ms e 2ms e vai ter que fazer um controle usando ou um PIC ou dois 555 isso também é a coisa mais fácil do mundo colocando um LDR no pino 5 do primeiro deles. Os dois 555 vão variar o sinal PPM que vai para o ESC e devidamente ajustado irá controlar os motores.
Eu usaria um fototransistor, enfim.

Já fiz isso a 30 anos e controlava um "carro robot"

Vou te dar uma péssima noticia... com seu conhecimento, hoje, o que quer fazer é inviável!!! Quem sabe daqui a dois ou três anos.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Eu faria o seguinte:

Colocaria um LDR em paralelo com um resistor de acordo com a metade do valor do potenciometro calculando o maximo e minino do conjunto.

Quando da incidencia da luz o LDR irá descer a um valor mais baixo.

Ou um fototransistor.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder