[DUVIDA] Ligação

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:13c2a3b26a="Marco Antonio"]HAHAHAHAH!!!! Então esse capacitor ai está pra reduzir ruido e ou limitar tensão????

Não moço ele faz parte do circuito LC do timer do 555 junto com os resistores
que da a temporização do Astavel.
O transistor está como inversor pois o shift do servo é positivo, poderia sair diretamente se trabalhar com dois 555 e na configuração do PPM colocar o shift correto.
Ta pensando que transistor só trabalha como amplificador? Ok... como se polariza a base dele pra isso e porque essa configuração está como corte e saturação? Quero o calculo e não bla, bla, bla Se se julga técnico tem que fazer conta!!!!

[b:13c2a3b26a]SABE NADA!!! CONHECE NADA![/b:13c2a3b26a]

Quer usar um LDR? Use um 555 CMOS, porque? Procure saber! To te fazendo um favor... você vai ter que pensar! Vai funcionar como um doce, porque? fiz agora de manhã.

Vai estudar... to falando pro seu bem, não sabe pra que serve nada no circuito então baixa essa bola, volta pro fim da fila!!
Se quer ajuda se convença que de eletrônica você tem ainda 10 anos pra aprender! Quem sabe eu te digo como fazer...

Baixa essa bola.... o circuito eu faço em quatro minutos. 555 CMOS, porque?[/quote:13c2a3b26a]
Com meu post acima, eu não quis falar que eu sei sobre o circuito ou que eu sou expert, só quis mostrar que tenho conhecimento e que tenho vontade imensa de aprender, pra quem sabe 1 dia, auxiliar aqueles que não tem conhecimento. Se fui arrogante, desculpe, mas não foi essa minha intenção.Sei que tenho muito a aprender ainda e por isso venho aqui, em vários outros forums e até faculdade pra sempre melhorar.
Em relação a esse 555 Cmos, vou dar um procurada melhor, e qualquer duvida vc pode me auxiliar?
Obrigado.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

Usar o CI 555 CMOS no circuito porque ele tem mais precisão do que o 555 se ele for usado com somente 1 resistência e 1 capacitor? E tb pq ele dissipa menos força e gera picos de corrente?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Deus do céu!!! O que é dissipar menos força???

O motivo não é a precisão! Passou longe!

Ou você me da a reposta certa e não adianta procurar na netezinha!!!! Está no conhecimento dele como funciona ou não vai ter! E não adianta zezinho querer te passar, eu vou saber!

Dissipar menos força.. Deus!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

Nunca trabalhei com um CI desses, tenho que pesquisar.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:2fc220506e="mths.diniz"]Nunca trabalhei com um CI desses, tenho que pesquisar.[/quote:2fc220506e]

Ta...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Op's.. o que temos aqui?



A pergunta é simples... porque usar o 555 CMOS, a reposta está no entendimento e no conhecimento, não está na internet.



[img:5e03876969]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/1507764_10202614646902261_660941956940029983_n.jpg[/img:5e03876969]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Aprendi um pouco de Arduino no Projeto do P-47, tive que controlar um monte de servos diferentes e te digo que talvez a melhor solução seja usar um Arduino com o LDR e uma das saidas PWM. Não que os 555 do Marco não funcionem, muito pelo contrário, funcionam sim, mas até acertar o sinal PWM vai ter que mexer em capacitor, resistor, isar osciloscópio, etc...

[img:16ca53cc1b]http://1.bp.blogspot.com/-G4_2swguJmE/Ua9SoQH8CmI/AAAAAAAAAA8/eHwbrK6o4cQ/s320/ldr_mounting_.png[/img:16ca53cc1b]

A foto acima é de um LDR ligado no Arduino, depois basta usar uma das saidas de PWM, para acionar o ESC da EDF. A vantagem do Arduino é que vc pode fazer um monte de testes sem alterar os componentes eletronicos.

Se optar por esta solução posso te ajudar, basta comprar um Arduino UNO ou Nano, uns LDRs, push buttons e partir para prototipagem. Te ajudo com o código.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Realmente tio augusto... Mas o problema aqui é um pedreiro que quer construir um arranha céu sem saber calcular uma coluna! O arduino, embora use uma programação básica faz muita coisa! Mas do que adianta se você não sabe pra que usa cada peça e o que ela faz???
No futuro teremos um bando de técnicos e engenheiros de revistinha!
O CONCEITO!!!! Isso é que faz a diferença! Alguém se chamar técnico e não saber o que aquele capacitor faz no circuito, "dissipar força" e dizer que um transistor na configuração de inversor é um amplificador é o fim da picada!!!!
TAMO TUDO FU!!!!!

E desculpe... Basta calcular uma vez só!

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/443-astavel-555-calculo-m012.html

Já disse.. me fala porque só funciona o 555 CMOS ao utilizar um LDR que eu passo o circuito. A resposta já deve ter passado na cara dele mas como não tem o conceito ela é só "coisa escrita"... e passo com os valores de todos os componentes. To vendo se pego uma protoboard aqui e faço um servo ser controlado e coloco um vídeo.

A resposta cabe em uma linha... ou duas.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Amigo Marco, o problema é que vai precisar de um monte de ajuste e recalculos infinitos, por causa da quantidade de luz incidente no LDR. Dá para fazer sim com 555, mas o trabalho é colossal. Imagina se na hora de demostrar o projeto o Professor pede para ser ao ar livre, num Sol de rachar e nosso amigo do post calculou tudo para ser dentro de uma sala com iluminação padrão?

Com o Arduino isto se resolve com um botão e programação.

Eu confesso que me rendi as qualidades desta peça de Hardware. O Arduino esta para o Hardware como o Linux esta para o software.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:c9580269ac="Augusto Pizarro"]Amigo Marco, o problema é que vai precisar de um monte de ajuste e recalculos infinitos, por causa da quantidade de luz incidente no LDR. Dá para fazer sim com 555, mas o trabalho é colossal. Imagina se na hora de demostrar o projeto o Professor pede para ser ao ar livre, num Sol de rachar e nosso amigo do post calculou tudo para ser dentro de uma sala com iluminação padrão?

Com o Arduino isto se resolve com um botão e programação.

Eu confesso que me rendi as qualidades desta peça de Hardware. O Arduino esta para o Hardware como o Linux esta para o software.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br[/quote:c9580269ac]

Vai não... vamos apostar um Drone?

:P :P :P :P :P

Eu concordo plenamente que "coisinhas programaveis" são legais mas pra mim é um tiro de canhão em uma formiga!

Qualquer coisa que o Arduino faz se faz melhor, menor, mais barato e mais leve com AVR ou até um PIC

Mas ta valendo... se souber o conceito.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder