[DUVIDA] Ligação

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1367
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Ae mths.diniz você achou dois caras dispostos a te ajudar! :-)

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... só uma observação tiu.

Se levar pro céu aberto satura o LDR e babau! Não tem Arduino que faça milagre.

Ele pode até não achar ou entender mas esse "choque" é pro bem dele! Se toca que não é técnico coisa nenhuma e vá estudar eletrônica! A sério!!!! Um dia pode ser...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:b8b60a9b95="Marco Antonio"]... só uma observação tiu.

Se levar pro céu aberto satura o LDR e babau! Não tem Arduino que faça milagre.

Ele pode até não achar ou entender mas esse "choque" é pro bem dele! Se toca que não é técnico coisa nenhuma e vá estudar eletrônica! A sério!!!! Um dia pode ser...[/quote:b8b60a9b95]
Obrigado a todos que estão tentando ajudar.
Marco, desculpa a demora pra responder, mas tava na facul vendo outras coisas. Vou voltar a estudar aqui pra te dar uma resposta =D.
Obrigado por me ajudar dessa forma, to aprendendo bastante com isso.
Na minha época do curso técnico, eu era até bom, mas parei faz mais de 1 ano e nunca mais mexi com isso, ai desaprendi muita coisa.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:11fd2adf12="Augusto Pizarro"]Ae mths.diniz você achou dois caras dispostos a te ajudar! :-)

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br[/quote:11fd2adf12]
Muitoo obrigado Augusto =D Vocês estão me ajudando bastante e estou aprendendo muito também. Vou tentar responder ao Marcos a pergunta dele e depois que conseguir o esquema, nós trabalhamos juntos na programação com seu esquema e comparamos qual sera a melhor solução, ou seja, qual tera um tempo de resposta maior.
Obrigado mesmo
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:72b49143bc="Marco Antonio"]Realmente tio augusto... Mas o problema aqui é um pedreiro que quer construir um arranha céu sem saber calcular uma coluna! O arduino, embora use uma programação básica faz muita coisa! Mas do que adianta se você não sabe pra que usa cada peça e o que ela faz???
No futuro teremos um bando de técnicos e engenheiros de revistinha!
O CONCEITO!!!! Isso é que faz a diferença! Alguém se chamar técnico e não saber o que aquele capacitor faz no circuito, "dissipar força" e dizer que um transistor na configuração de inversor é um amplificador é o fim da picada!!!!
TAMO TUDO FU!!!!!

E desculpe... Basta calcular uma vez só!

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/443-astavel-555-calculo-m012.html

Já disse.. me fala porque só funciona o 555 CMOS ao utilizar um LDR que eu passo o circuito. A resposta já deve ter passado na cara dele mas como não tem o conceito ela é só "coisa escrita"... e passo com os valores de todos os componentes. To vendo se pego uma protoboard aqui e faço um servo ser controlado e coloco um vídeo.

A resposta cabe em uma linha... ou duas.[/quote:72b49143bc]
Baseado nas características lidas sobre um CI 555 CMOS formulei possiveis teorias sobre o porque somente ele pode ser usado com um LDR. Vamos lá:
1 tese- Como o LDR possui uma alta resistência (quando em total ausência de luz), a queda de tensão sobre o mesmo é alta mesmo havendo uma certa quantidade de luz incidida sobre o mesmo. Baseado nisso, creio que o motivo para o qual o 555 CMOS deve ser usado é que ele consegue produzir frequências de até 2MHz com baixas tensões de alimentação, assim, sendo ideal para o LDR.
2 tese - Pelo mesmo ter uma resistência de entrada relativamente alta, o mesmo pode atuar em conjunto somente com 1 resistência e 1 capacitor, assim sendo ideal para o LDR.

Se eu não houver acertado, pode indicar se eu estou perto?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Porque dois 555
Um gera um sinal astavel em 50Hz(20ms) que entra no pino de trigger do outro 555 esse gerando um sinal astavel ajustáveis de 1 a 2ms. Pronto!!!! Temos um sinal PPM perfeito. O LDR vai no lugar do "R" no circuito L-C

Desculpe mas você não vai ter a resposta! Te falta conceito.

Um integrado Cmos usa transistor mosfet na constituição da sua arquitetura, ao invés de uma base que ocasiona fuga de corrente ele tem um gate e ao invés de uma corrente de base existe uma tensão de gate que controla o fluxo de elétrons entre o Source e Drain. Isso provoca uma isolação no circuito da ordem de Tera Ohm.

Um LDR tem uma faixa de trabalho que vai de 1Mega a 10Mega o que impossibilitaria eu ter um circuito L/C tal que pudesse permitir pulsos da ordem de 1 a 2 milisegundos. Um 555 CMOS permite temporização de um ano sem perda.

Basta pegar esse circuito e ajustar os valores do segundo 555 que cuida do monoastavel para trabalhar com o LDR. Vou ver se mais a noite eu monto com os valores.

A resposta simplificada que satisfaça a pergunta: Um 555 Cmos usa transistores Mosfet que permite trabalhar com valores de resistência da ordem de 10 mega, ou mais.


[img:6da90e6fce]http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/xServoTest555.GIF[/img:6da90e6fce]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:212f925d2a="Marco Antonio"]Porque dois 555
Um gera um sinal astavel em 50Hz(20ms) que entra no pino de trigger do outro 555 esse gerando um sinal astavel ajustáveis de 1 a 2ms. Pronto!!!! Temos um sinal PPM perfeito. O LDR vai no lugar do "R" no circuito L-C

Desculpe mas você não vai ter a resposta! Te falta conceito.

Um integrado Cmos usa transistor mosfet na constituição da sua arquitetura, ao invés de uma base que ocasiona fuga de corrente ele tem um gate e ao invés de uma corrente de base existe uma tensão de gate que controla o fluxo de elétrons entre o Source e Drain. Isso provoca uma isolação no circuito da ordem de Tera Ohm.

Um LDR tem uma faixa de trabalho que vai de 1Mega a 10Mega o que impossibilitaria eu ter um circuito L/C tal que pudesse permitir pulsos da ordem de 1 a 2 milisegundos. Um 555 CMOS permite temporização de um ano sem perda.

Basta pegar esse circuito e ajustar os valores do segundo 555 que cuida do monoastavel para trabalhar com o LDR. Vou ver se mais a noite eu monto com os valores.

A resposta simplificada que satisfaça a pergunta: Um 555 Cmos usa transistores Mosfet que permite trabalhar com valores de resistência da ordem de 10 mega, ou mais.


[img:212f925d2a]http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/xServoTest555.GIF[/img:212f925d2a][/quote:212f925d2a]

Muito obrigado pela ajuda.
Creio que agora entendi um pouco mais do porque, mas preciso estudar bem mais sobre tudo isso para ter um conhecimento mais profundo.
Agradeço bastante da ajuda o de incentivo para eu correr atras de conhecimento.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ganhei um drone Augusto ?????

[yt]pavDT7LpSWM[/yt]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Vamos dividir o drone.

Eu falei que dava

:D :D :D :D :D :D
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

OK, vc fica com a hélices!

:lol: :lol: :lol: :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder