[DUVIDA] Ligação

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

[DUVIDA] Ligação

Mensagem por mths.diniz »

Boa noite pessoal.

Sou muito novato em aeromodelismo e estou iniciando nesse meio. Fiz minha primeira compra na Hobbyking a pouco tempo e estou a espera dos equipamentos chegarem para aplica-los em um projeto da faculdade, sendo que, posteriormente, pretendo utilizar os mesmo materiais para um aeromodelo. Minha duvida é a seguinte, posso ligar um motor de EDF "direto" a bateria?
Minha ligção:

1ª Bateria -------> Botão ------> EDF
2ª Bateria -----> LDR (resistencia variavel pela luz) ----------> EDF

É possivel essa ligação?
Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qui Dez 22, 2011 2:35 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por aerovetro »

O EDF tem um motor Brushless e so vai funcionar se voce colocar um ESC para controlar o EDF.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezado ! se o motor da sua EDF for brushless, e acredito que seja, não pode ligar direto porque vai queimar, você precisa de um dispositivo chamado ESC ( Eletronic Speed Control ) passe mais detalhes do seu projeto, parece que quer controlar a EDF a partir da luz . . .
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

O projeto passado a nós (alunos) foi desenvolver um projeto de um veiculo terrestre locomovido a partir de ar (hélices, EDF ou qualquer coisa similar.), sendo que, somente quando for incidido luz sobre o LDR(resistencia variavel a partir da luz), o motor receba uma carga elétrica e acione os propulsores.
A partir desta ideia, resolvi montar um Hovercraft.
Minha ideia inicial e monta-lo com duas EDF's.
Uma EDF seria para lifting, sendo liga a um botão e este botão a bateria. (Segue foto de esquema em anexo.
Outra EDF seria para propulsão, sendo conectada ao LDR e a bateria (ligação em série).(segue fotos em anexo).
O problema é que meu trabalho é para o inicio do mês que vem, e não possuo mais tempo para comprar os esc's na hobbyking, e mesmo que encontre eles no brasil, seria necessario um radio controle para os mesmos.Poderia utilizar capacitores em vez do esc?
Itens que eu comprei:
EDF: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6566
Bateria: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8932

Alguem tem uma possivel solução?

[img:8e8bb9b5af]http://i58.tinypic.com/2n66ez8.jpg[/img:8e8bb9b5af]
[img:8e8bb9b5af]http://i59.tinypic.com/25q6syf.jpg[/img:8e8bb9b5af]
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Você fez essa mesma pergunta em outro lugar e eu te respondi lá.
Não é de bom tom ficar perguntando aos quatro ventos a mesma coisa, espalha muita informação e dificulta você aprender qualquer coisa.

Não viu que o motor do link tem 3 fios ao invés de 2?
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:01bdc841f0="Papalegua"]Você fez essa mesma pergunta em outro lugar e eu te respondi lá.
Não é de bom tom ficar perguntando aos quatro ventos a mesma coisa, espalha muita informação e dificulta você aprender qualquer coisa.

Não viu que o motor do link tem 3 fios ao invés de 2?[/quote:01bdc841f0]
Desculpe Papalegua, é que como vi que o topico estava inativo desde 2012 e estou desesperado por respostas, resolvi criar um tópico especifico para o mesmo.
Fiz um curso técnico em eletrônica, mas nunca atuei na area, assim me esqueci um pouco de alguns princípios. Notei ambas as partes (3 fios e 2 fios), mas pensei que a ligação seria feita a partir dos 2 fios. O esc necessita de um radio controle ou algo mais? Seria possivel uma ligação:
Bateria ----> LDR -----> ESC ----- Motor?
Obrigado desde já e desculpem minha pressa, é que estou realmente desesperado.
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Compre os ESCs aqui no brasil e podes também usar servo tester para acionar as EDFs
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Prezado, solução em tão pouco tempo é complicado, os ESC você encontra aqui no Mercado Livre e lojas de aeromodelismo, e você precisará realmente de algo para controlá-lo, um transmissor, um receptor e acima de tudo tempo para aprender a pilotá-lo e testá-lo . . .
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Como disse o Felipe, poderia ser Bateria -> LDR -> conversor -> ESC -> motor, ou no lugar do conversor um testador de servo . . . esse conversor poderia ser feito com um PIC . . .
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:d364fe7c18="Jacimar"]Prezado, solução em tão pouco tempo é complicado, os ESC você encontra aqui no Mercado Livre e lojas de aeromodelismo, e você precisará realmente de algo para controlá-lo, um transmissor, um receptor e acima de tudo tempo para aprender a pilotá-lo e testá-lo . . .[/quote:d364fe7c18]
Teoricamente, esse hovercraft só necessitara de andar em linha reta, não precisando de controles direcionais para o mesmo. Obrigado pela ajuda =D
Responder