[DUVIDA] Ligação

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:44d65a857a="CONDOR 2"]Eu faria o seguinte:

Colocaria um LDR em paralelo com um resistor de acordo com a metade do valor do potenciometro calculando o maximo e minino do conjunto.

Quando da incidencia da luz o LDR irá descer a um valor mais baixo.

Ou um fototransistor.[/quote:44d65a857a]
O problema é justamente o range do LDR. Se eu achar um de 10 k talvez funcione =D. Obrigado
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:f3561a76f5="Marco Antonio"][quote:f3561a76f5="CONDOR 2"]Ies men.

O da direita.

Meça a resistencia do potenciometro e coloque um LDR no lugar junto com uma resistencia equilibrando-as igual ao valor do potenciometro.

Aí veja qual sentido pretende e coloque o LDR no lugar e a outra resistencia fixa ou variável até.

Tipo trimpot.

Entendeu minino?[/quote:f3561a76f5]

Não vai funcionar Condor

A resistencia do LDR é da ordem de 10 Mega e o pot é 5K

Não adianta seu desespero, você não entende nem porque a coisa funciona e nem como funciona Diniz... comprou um sapato apertado demais pro seu pé!

Vai ter que fazer um circuito PWM(se for usar motor escovado) com controle via LDR, isso é a coisa mais fácil do mundo, pra quem sabe... pra quem não sabe é um bicho de sete cabeças(um animal heptacéfalo)
Se não estiver usando motor escovado vai ter que usar um ESC e não adianta fazer bico!!!! O esc precisa de um sinal entre 1ms e 2ms e vai ter que fazer um controle usando ou um PIC ou dois 555 isso também é a coisa mais fácil do mundo colocando um LDR no pino 5 do primeiro deles. Os dois 555 vão variar o sinal PPM que vai para o ESC e devidamente ajustado irá controlar os motores.
Eu usaria um fototransistor, enfim.

Já fiz isso a 30 anos e controlava um "carro robot"

Vou te dar uma péssima noticia... com seu conhecimento, hoje, o que quer fazer é inviável!!! Quem sabe daqui a dois ou três anos.[/quote:f3561a76f5]
Creio que usando o circuito abaixo e trocando os botões mais resistências ligadas ao CI 555, eu consiga controla-lo pelo LDR.

[img:f3561a76f5]http://rookieelectronics.com/wp-content/uploads/2012/10/Servo-using-555-timer.jpg[/img:f3561a76f5]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não vai achar ldr abaixo de 1M... Faz parte da caracteristica!!! Não é nem hoje nem nunca!!!! Teimoso você não?
Você não consegue entender o circuito.. Quer ver? Me diz o que cada coisa está fazendo aí?! Explicar a forma que o circuito trabalha!!! Copiar circuito é uma coisa, entender é outra!
Está falando com um cara que criou uma nova função para o 555 depois que centenas de milhares foram publicadas! E claro... Está publicado na elektor. Isso se faz conhecendo cada função do componente e entendendo o que cada um faz no circuito.

Já te disse como fazer e usando um só 555 o PPM fica todo estranho e pode queimar o servo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:ca89302589="mths.diniz"][quote:ca89302589="Marco Antonio"][quote:ca89302589="CONDOR 2"]Ies men.

O da direita.

Meça a resistencia do potenciometro e coloque um LDR no lugar junto com uma resistencia equilibrando-as igual ao valor do potenciometro.

Aí veja qual sentido pretende e coloque o LDR no lugar e a outra resistencia fixa ou variável até.

Tipo trimpot.

Entendeu minino?[/quote:ca89302589]

Não vai funcionar Condor

A resistencia do LDR é da ordem de 10 Mega e o pot é 5K

Não adianta seu desespero, você não entende nem porque a coisa funciona e nem como funciona Diniz... comprou um sapato apertado demais pro seu pé!

Vai ter que fazer um circuito PWM(se for usar motor escovado) com controle via LDR, isso é a coisa mais fácil do mundo, pra quem sabe... pra quem não sabe é um bicho de sete cabeças(um animal heptacéfalo)
Se não estiver usando motor escovado vai ter que usar um ESC e não adianta fazer bico!!!! O esc precisa de um sinal entre 1ms e 2ms e vai ter que fazer um controle usando ou um PIC ou dois 555 isso também é a coisa mais fácil do mundo colocando um LDR no pino 5 do primeiro deles. Os dois 555 vão variar o sinal PPM que vai para o ESC e devidamente ajustado irá controlar os motores.
Eu usaria um fototransistor, enfim.

Já fiz isso a 30 anos e controlava um "carro robot"

Vou te dar uma péssima noticia... com seu conhecimento, hoje, o que quer fazer é inviável!!! Quem sabe daqui a dois ou três anos.[/quote:ca89302589]
Creio que usando o circuito abaixo e trocando os botões mais resistências ligadas ao CI 555, eu consiga controla-lo pelo LDR.

[img:ca89302589]http://rookieelectronics.com/wp-content/uploads/2012/10/Servo-using-555-timer.jpg[/img:ca89302589][/quote:ca89302589]
Capacitor Eletrolitico: Ele atua de forma a reduzir os ruidos, atuando de forma teorica a carregar a tensão e depois libera-la
Resistências:
-68k e 10K: Servem para limitar a tensão que chega a Circuito integrado, assim controlando a intensidade de sinal.
Transistor NPN: Atua de forma a amplificar o sinal gerado Pelo Circuito Integrado.
CI 555: Serve para gerar o sinal como um timer.

Pelos meus estudos em técnico de eletrônica, creio que o circuito atua dessa forma.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

HAHAHAHAH!!!! Então esse capacitor ai está pra reduzir ruido e ou limitar tensão????

Não moço ele faz parte do circuito LC do timer do 555 junto com os resistores
que da a temporização do Astavel.
O transistor está como inversor pois o shift do servo é positivo, poderia sair diretamente se trabalhar com dois 555 e na configuração do PPM colocar o shift correto.
Ta pensando que transistor só trabalha como amplificador? Ok... como se polariza a base dele pra isso e porque essa configuração está como corte e saturação? Quero o calculo e não bla, bla, bla Se se julga técnico tem que fazer conta!!!!

[b:b7a077172a]SABE NADA!!! CONHECE NADA![/b:b7a077172a]

Quer usar um LDR? Use um 555 CMOS, porque? Procure saber! To te fazendo um favor... você vai ter que pensar! Vai funcionar como um doce, porque? fiz agora de manhã.

Vai estudar... to falando pro seu bem, não sabe pra que serve nada no circuito então baixa essa bola, volta pro fim da fila!!
Se quer ajuda se convença que de eletrônica você tem ainda 10 anos pra aprender! Quem sabe eu te digo como fazer...

Baixa essa bola.... o circuito eu faço em quatro minutos. 555 CMOS, porque?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

[quote:13c2a3b26a="Marco Antonio"]HAHAHAHAH!!!! Então esse capacitor ai está pra reduzir ruido e ou limitar tensão????

Não moço ele faz parte do circuito LC do timer do 555 junto com os resistores
que da a temporização do Astavel.
O transistor está como inversor pois o shift do servo é positivo, poderia sair diretamente se trabalhar com dois 555 e na configuração do PPM colocar o shift correto.
Ta pensando que transistor só trabalha como amplificador? Ok... como se polariza a base dele pra isso e porque essa configuração está como corte e saturação? Quero o calculo e não bla, bla, bla Se se julga técnico tem que fazer conta!!!!

[b:13c2a3b26a]SABE NADA!!! CONHECE NADA![/b:13c2a3b26a]

Quer usar um LDR? Use um 555 CMOS, porque? Procure saber! To te fazendo um favor... você vai ter que pensar! Vai funcionar como um doce, porque? fiz agora de manhã.

Vai estudar... to falando pro seu bem, não sabe pra que serve nada no circuito então baixa essa bola, volta pro fim da fila!!
Se quer ajuda se convença que de eletrônica você tem ainda 10 anos pra aprender! Quem sabe eu te digo como fazer...

Baixa essa bola.... o circuito eu faço em quatro minutos. 555 CMOS, porque?[/quote:13c2a3b26a]
Com meu post acima, eu não quis falar que eu sei sobre o circuito ou que eu sou expert, só quis mostrar que tenho conhecimento e que tenho vontade imensa de aprender, pra quem sabe 1 dia, auxiliar aqueles que não tem conhecimento. Se fui arrogante, desculpe, mas não foi essa minha intenção.Sei que tenho muito a aprender ainda e por isso venho aqui, em vários outros forums e até faculdade pra sempre melhorar.
Em relação a esse 555 Cmos, vou dar um procurada melhor, e qualquer duvida vc pode me auxiliar?
Obrigado.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

Usar o CI 555 CMOS no circuito porque ele tem mais precisão do que o 555 se ele for usado com somente 1 resistência e 1 capacitor? E tb pq ele dissipa menos força e gera picos de corrente?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Deus do céu!!! O que é dissipar menos força???

O motivo não é a precisão! Passou longe!

Ou você me da a reposta certa e não adianta procurar na netezinha!!!! Está no conhecimento dele como funciona ou não vai ter! E não adianta zezinho querer te passar, eu vou saber!

Dissipar menos força.. Deus!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Mensagem por mths.diniz »

Nunca trabalhei com um CI desses, tenho que pesquisar.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:2fc220506e="mths.diniz"]Nunca trabalhei com um CI desses, tenho que pesquisar.[/quote:2fc220506e]

Ta...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder