PRIMEIRA CONSTRUÇÃO - MATERIAIS ALTERNATIVOS

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Matheus psouza
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Mai 06, 2014 5:22 pm
Localização: Humaita Am

PRIMEIRA CONSTRUÇÃO - MATERIAIS ALTERNATIVOS

Mensagem por Matheus psouza »

Bom dia galera! há alguns anos aprecio o hobby mas só agora estou pondo em pratica o que venho "aprendendo" mas ainda assim tenho muitas duvidas e claro como todo iniciante, espero sana-las com a ajuda de vocês.
Quero começar bem do básico então conto com a ajuda e paciência de todos aqui do fórum. comecei uma construção de um aero asa alta com 110 cm de Envergadura, estou usando materiais reciclados mas tudo dentro da realidade do Hobby (madeira e compensado bem leve, isopor, cola epoxi..), fiz o cortador de asa com a fonte de PC, fiz as rodas de EVA e Havaianas, tudo bem barato já que não tenho grana pra comprar madeira balsa muito menos um KIT pronto, mas tenho muita força de vontade e criatividade, moro no Sul do Amazonas e aqui e difícil comprar essas coisas, aqui na minha cidade o povo nem sabe o que é um AEROMODELO rsrs ja comprei meu rádio 4 canais e estou no simulador a algum tempo, a construção ja tem mais ou menos 600 gramas sem a asa, por isso tenho algumas duvidas quanto ao motor e hélice que devo usar, essa semana pedi os cervos 9g e assim que chegarem vou fazer todas as lincagens mas espero que o peso fique em pouco mais de 1kg, pra um aero nesse peso e envergadura me recomendam qual motor?
Grato. assim que sanar as duvidas posto fotos da construção.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Para um aeromodelo desse tamanho, 1 kg seria o máximo permitido, acima disso, precisará de muita velocidade para voar.
Podemos sim usar materiais alternativos, desde que não sejam pesados.
Madeira, se não temos balsa, podemos usar o kiri, é tão boa e mais resistente do que a balsa, lógico que a balsa ainda é mais leve, mas nada de grande diferença.
Sobre em sua cidade não ter tudo, a maioria das cidades não tem assim como na sua e isso não se torna empecilho, pode ser mais trabalhoso, mas nada impede que compre fora pelos correios que só tem grave problema de entrega em compras de fora do país, aqui as coisas ainda andam mais ou menos.
Sobre os [b:446a26d11d]servos[/b:446a26d11d] desde que não sejam os Turnigy 9e, que são os piores que tem, pois desses da HK, o HXT900 é o melhorzinho.
No aeromodelismo até podemos ter dificuldades com grana, mas comprar o mais ruim não significa economizar, pois logo terá problemas e os estragos irão te fazer gastar muito mais.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Matheus psouza
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Mai 06, 2014 5:22 pm
Localização: Humaita Am

Mensagem por Matheus psouza »

[quote:42727d702f="Papalegua"]Para um aeromodelo desse tamanho, 1 kg seria o máximo permitido, acima disso, precisará de muita velocidade para voar.
Podemos sim usar materiais alternativos, desde que não sejam pesados.
Madeira, se não temos balsa, podemos usar o kiri, é tão boa e mais resistente do que a balsa, lógico que a balsa ainda é mais leve, mas nada de grande diferença.
Sobre em sua cidade não ter tudo, a maioria das cidades não tem assim como na sua e isso não se torna empecilho, pode ser mais trabalhoso, mas nada impede que compre fora pelos correios que só tem grave problema de entrega em compras de fora do país, aqui as coisas ainda andam mais ou menos.
Sobre os [b:42727d702f]servos[/b:42727d702f] desde que não sejam os Turnigy 9e, que são os piores que tem, pois desses da HK, o HXT900 é o melhorzinho.
No aeromodelismo até podemos ter dificuldades com grana, mas comprar o mais ruim não significa economizar, pois logo terá problemas e os estragos irão te fazer gastar muito mais.[/quote:42727d702f]

Valeu pelas dicas, então se passar de 1kg não será possível voar?
se sim quais os motores e hélice que você me indicaria?
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

E possível voar mais de 1KG mas o gasto e bem maior é também gera aumento no Consumo da Bateria o que sai um pouco fora do objetivo(orçamento) do tópico.
Pelo visto você quer ser mais econômico possível ou usar materiais alternativos.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

[quote:145534a9c1="Papalegua"]Sobre os [b:145534a9c1]servos[/b:145534a9c1] desde que não sejam os Turnigy 9e, que são os piores que tem, pois desses da HK, o HXT900 é o melhorzinho.
[/quote:145534a9c1]

Isso mesmo, cuidado!!!
Estou usando estes servos Turnigy 9e há 4 anos em dois aeros e já estou muito preocupado, pois podem dar problemas de uma hora pra outra.....
Acabei de jogar fora 02 servos HXT900 que duraram 06 meses e começaram a pipocar.
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Sei lá mas tenho visto uma galera utilizando servo HXT900 em todo projeto para voo lento ou rápido, nem todo mundo leva em consideração que no voo rápido a 'resistência' do ar no profundor, aileron e até no leme e muito maior e um servo fraquinho realmente não vai aguentar nada... dai o camarada posta um vídeo dizendo "o BEC não tinha força suficiente pra tantos servos" ou "do nada o aeromodelo parou de responder" ¬¬
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Matheus, além da construção do aeromodelo, que em si já é um avanço como aeromodelista, você tem que levar em conta o primeiro voo.
Se o modelo não tiver um voo lento e for muito arisco, vai ser difícil você aprender a voar sem quebrar o seu avião, principalmente se não tiver um instrutor experiente para ajudá-lo.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:b05124fa0a="John-Henrique"]Sei lá mas tenho visto uma galera utilizando servo HXT900 em todo projeto para voo lento ou rápido, nem todo mundo leva em consideração que no voo rápido a 'resistência' do ar no profundor, aileron e até no leme e muito maior e um servo fraquinho realmente não vai aguentar nada... dai o camarada posta um vídeo dizendo "o BEC não tinha força suficiente pra tantos servos" ou "do nada o aeromodelo parou de responder" ¬¬[/quote:b05124fa0a]

Boa, até que em fim alguém se pronunciou em relação ao torque dos servos e que nem sempre se pode usar um servo pelo peso dele.
Servos tem que serem escolhidos pelo torque que as superfícies de comando irão necessitar e não pelo preço e peso do servo como a maioria faz.
Sobre BEC, de fato, a maioria dos BEC interno dos ESC's não suportam 4 servos em esforço total e dá pau mesmo, mas diz isso para a maioria!!!
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Matheus psouza
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Mai 06, 2014 5:22 pm
Localização: Humaita Am

Mensagem por Matheus psouza »

nossa é por isso que esse é um dos melhores Fóruns do ramo do MODELISMO...
acho que entendi, os servos não são quanto mais leves melhor é isso?! mas é com os erros que aprendemos, eu comprei 04 desses aqui (Servo Turnigy Tg9e 9g / 1.5kg / 0.10sec Eco Micro Servo) cada um me custou 12 reais mas nao pelo preço e sim por ser LEVE e porque vi uma galera usando nos elétricos aqui... o que vocês me dizem da pra começar com esses? pra minha construção eu baixei a planta de um CESSNA da Hobby Brasil e na base dele fui construindo com com varinhas de madeira bem leve que se usa em barcos aqui na região e que flutuam de 1cm quadrado...
[/img]
Matheus psouza
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Mai 06, 2014 5:22 pm
Localização: Humaita Am

Mensagem por Matheus psouza »

[quote:60b927e5a2="Gilberto"]Matheus, além da construção do aeromodelo, que em si já é um avanço como aeromodelista, você tem que levar em conta o primeiro voo.
Se o modelo não tiver um voo lento e for muito arisco, vai ser difícil você aprender a voar sem quebrar o seu avião, principalmente se não tiver um instrutor experiente para ajudá-lo.[/quote:60b927e5a2]

Ola Amigo Gilberto! obrigado, tenho mão boa para construir as coisas rsrs
estou preocupado com o 1° voo por isso venho treinando bastante no simulador que as vezes até sonho que estou voando acredita? kkkk mas sei que so o simulador nao vai me garantir um bom voo logo de primeira e como aqui nao tem ninguém do ramo vou ter que "quebrar a cara" sozinho mesmo... mas vou ter paciência e esperar o momento certo pra tentar voar... obrigado pelas dicas viu... abraço
Responder