Escolha segundo aeromodelo - 4 canais

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
hotpot
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 2:25 pm
Localização: Hannover

Escolha segundo aeromodelo - 4 canais

Mensagem por hotpot »

Tive um pouco de experiência com um aeromodelo caseiro de depron de 3 canais (motor, profundor e leme) mas por motivos de mudança tive de destripá-lo.

Quero construir um treinador asa alta com aileron para aprender a pilotar aeros um pouco mais avançados. Qual vocês me indicariam? Busco facilidade de construção, materiais acessíveis e RESISTÊNCIA. Estou bem encantado com o Ugly Stick.

Seguem abaixo os materiais que já tenho:
Motor A2212 – 1400KV
ESC 30 A
3 Servos 9g
2 Baterias 3 células (2200 e 1400 mAh)
2 Baterias 2 células (900 mAh)
Alarme de baixa voltagem
1 Extensão de servo
Tx, Rx, Carregador B6AC
Araldite 10 min, cola Beli-Zell
Durex largo transparente
Velcro
Ímãs diversos
Gominhas
Estile, cola quente, régua de aluminio


Para suportar essa eletrônica, qual deverá ser o comprimento de asa do avião? Aqui só tem depron de 1 metro de comprimento...

Preciso da ajuda de vocês para decidir qual modelo fazer e qual planta usar. Sugestões, críticas e experiência própria são mais que bem vindas.

Muito obrigado desde já!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Tchê, para iniciar compra um destes kits já cortados para montar, no ML. As chances de ficarem tortos e não voar bem são minimas.

Feito isso, com a experiência desta montagem daí tu faz um pra ti "do zero" com uma planta, etc...

Te aconselho isso por que tu citou palavras que não combinam com bom aeromodelo e bom voo. ""facilidade de construção, materiais acessíveis e RESISTÊNCIA""

Só mais um detalhe, não vai nas pilhas furados de um monte de post que tu encontra pelo fórum... [b:19a0c5a484]quem tem que ter resistência é tanque de guerra !![/b:19a0c5a484] Aero de depron tem que ser leve para voar bem e só vai voar e pousar bem se for leve.

De nada adianta tu fazer uma coisa resistente com um peso infernal que quando fizer um pouso um pouco mais forte não terá "resistência" que aguente.

Te faço uma pergunta pra te colocar a pensar...

Quando uma pluma cai no chão ela quebra?
Avatar do usuário
hotpot
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 2:25 pm
Localização: Hannover

Mensagem por hotpot »

[quote:0cc97d4c27="Douglas Lenz"]
Quando uma pluma cai no chão ela quebra?[/quote:0cc97d4c27]

Nunca vi pluma caindo :twisted:
Só voando.

Douglas, muito obrigado pela atenção e dicas!!!

Pretendo fazer um de depron entelado na fita mesmo, sem armadura então :D

Quanto a comprar kit ou construir, vou ser cabeça dura e insistir na construção. O meu primeiro aero eu que construi do 0 na base do depron e me sinto ligeiramente menos descapacitado que antes.

Qual modelo você e me recomenda fazer para que ele seja capaz de suportar a eletrônica que eu já tenho?
Caso seja Ugly Stick, com quantos cm de asa?
Avatar do usuário
Márcio gonçalves
membro
Mensagens: 366
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 10:18 pm
Localização: Bhte/MG

Aero

Mensagem por Márcio gonçalves »

Ugly Stick com 120 cm de envergadura, fácil de fazer e voa bem. No seu outro tópico esqueci de mencionar: as tarde de domingo, tem uma galera também que se encontra na praça próxima ao clube da CEF, final da avenida Fleming, isso quando não há algum evento por lá.
Enverga mas não quebra!!!
Gleiner
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Dez 07, 2011 11:20 pm
Localização: Araçatuba/SP

Mensagem por Gleiner »

Ugly Stick!!!! Esse é o treinador!!!
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

Ugly Stick sem dúvida é uma ótima escolha.

Fácil de construir e voar, entre 1 e 1,20m é o tamanho ideal para a eletrônica que voce tem.

E convenhamos é tão feio que até tem charme. :)

Av8r
Avatar do usuário
hotpot
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 2:25 pm
Localização: Hannover

Re: Aero

Mensagem por hotpot »

[quote:c60a434678="Márcio gonçalves"]Ugly Stick com 120 cm de envergadura, fácil de fazer e voa bem. No seu outro tópico esqueci de mencionar: as tarde de domingo, tem uma galera também que se encontra na praça próxima ao clube da CEF, final da avenida Fleming, isso quando não há algum evento por lá.[/quote:c60a434678]

Fui hoje no AMA. Fui super bem recepcionado, todos os membros que encontrei são gente finíssima e acolhedores. Obrigado pelo toque.


Voltando ao Ugly... Ok! Tá decidido então. Vai ser Das Ugly Stick o próximo bicho a sofrer na minha mão.

Resta as questões:

Qual planta usar?
Garimpei duas aqui no fórum. A primeira me pareceu à primeira vista incompleta e a segunda não fala a escala. Vocês que já fizeram, se eu imprimir a segunda do jeito que está, qual será o tamanho da asa?
1ª http://api.ning.com/files/Xamb3f1*Nx9eYlpHyTVi-9EKzUJwmYhEfpnOXGgugSgp2Bcvd115NlyCBJCeeTaIpKZp*9gbSEvmPttTNBOmeeiNV7yTp262/plantauglystickhellfly.pdf
2ª http://www.4shared.com/zip/MaKV7luW/Ugl-E-Stik_A4.htm

É fácil de fazer com 120cm de asa usando depron de 100cm?

Amanhã mesmo já vou às compras!
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

Com um 1,20 de envergadura cada meia asa vai ter 60cm devido a emenda necessária para o diedro, assim o Depron de 1 metro não é problema.

Voce pode definir a envergadura da planta ao imprimir, escolhendo o formato poster e definindo a porcentagem. Veja aqui:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=161898&start=125

Na primeira planta dos seus links realmente falta a asa, e a area do profundor é maior que um Stik "normal" - talvez seja para executar "3D". :)

A segunda pediu Facebook, Twitter para baixar...

Av8r
Avatar do usuário
hotpot
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 2:25 pm
Localização: Hannover

Mensagem por hotpot »

Av8r, melhor que isso só se você cortar e colar pra mim também :D Brigadão!

Conta no 4shared é uma mão na roda. Quando você tiver um tempo sobrando faz uma pra você.


Depois do almoço tô indo aqui no centro de BH fazer a feira:

Hélice 8x4
1 Servo (provavelmente)
Fita adesiva vermelha para entelagem
Cola de isopor
Depron 5mm
O que comprar para reforçar a estrutura e as asas? Vareta de churrasco, fibra de vidro/carbono? Qual espessura?
O que usar para linkagem e onde comprar?
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

No corpo voce não precisa de reforços - veja as dicas do Douglas, sera apenas peso inútil - a não ser a "parede de fogo" de material rígido, o mais usado e indicado é compensado de 3mm.

Mas já usei - pois era o que tinha em mãos - a madeira de uma embalagem de
... goiabada. :)

Vareta de churrasco é boa para suporte dos elásticos de prender a asa.

Se ai no centro de BH ainda tiver loja de Aeromodelismo, procure arame de aço de ~1 mm para linkagens, e 3mm para fazer o trem de pouso. E no caso a chapa de compensado.

Varetas de fibra de vidro também são boas para linkagem, em geral vende em lojas de material para construir pipas, de 2mm (DE) é adequada.

Se achar a fita adesiva filamentosa (3M ou similar) é ótima para fazer as dobradiça do aileron, profundor, leme, capô da bateria, reforçar a asa no sentido longitudinal.

Av8r
Responder