Aeromodelo p/ voar vom vento forte

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:293fdb872a="Edileno_Xavier"]Nunca pensei em zagi, mas seria uma boa opção camarada Warne, quanto aos ventos eles começam por volta das 6 e 30 da manha, moro em salinopolis-Pará, estou seriamente pensando em algo maior com um pouco mais de peso, pensei em algum asa baixa tipo calmato com 1.4 a 1.6 de asa enquanto nao monto meu F4U, ate la, vou bolando algo para voar nesse vento, nem que eu tenha que amarrar asas a uma pedra e voar. kkk
Obrigado pela ajuda de todos.[/quote:293fdb872a]
É uma boa escolha também.
Eu tinha um Cap 21 de 140cm de envergadura e devia pesar uns 1,2Kg, usava bateria 3s de 3 ou 4 mil mAh, que fui modificando até chegar nesse aqui ( https://www.youtube.com/watch?v=O9YecMCsv0w ).
O problema de ventos fortes não é voar, na verdade o problema é pousar...risos.
Recomendo um asa baixa, muito gostoso de voar.

Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Essa história que avião para voar com vento tem que ser necessariamente pesado não cola! Óbvio que há um limite normal entre o peso e o vento que se vai voar, mas não tão absurdo quanto a gente acha.

Sobre o avião que pretende fazer eu tenho uma dica...

Uma deltinha como essa do vídeo.

[yt]XpP8h1WrSsw[/yt]


É o avião que vi voar com condições mais absurdas sem nenhum problema, é incrível o quanto se da bem com ventos fortes... Ela tem uma característica incrível, não sofre de maneira alguma com qualquer vento...

Uma vez fiz uma versão reduzida dela, com uns 50cm de envergadura. E com ventos fortes que impossibilitavam o voo de aviões convencionais eu voava ela sem problemas... Mesmo pesando 300 gramas

Para fazer uma dessas chega a ser até piada, uma asinha com o formato parecido com o do vídeo, perfil simétrico, um leme, e uma fuselagem com o nariz mais curto(essa era comprida para ficar com o cg certinho) já está pronto seu aeromodelo a prova de vento. As zag são boas, mas não chegam nem perto do desempenho dessa configuração aí no vento... Se fizer com o nariz muito comprido ela fica com pouca resposta no profundor.

Adiantar o CG ajuda também pois o avião perde a tendência de levantar o nariz por conta, aí não fica bobo...

Espero ter ajudado, qualquer dúvida sobre a deltinha fique a vontade para me perguntar.
Avatar do usuário
Edileno_Xavier
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 4:06 pm

Mensagem por Edileno_Xavier »

Leonardo vc teria a planta desse deltinha. :D
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Olá Edileno,

Concordo com o Warne, a zagi é a pedida. Já fiz pelo menos uma dezena delas, e realmente é um dos melhores aeros para voar no vento, talvez o melhor.

Se quiser um avião convencional, vão as dicas:
1 - tenha bastante superfície de comando, senão o vento toma conta do aero
2 - perfil de asa fino, esqueça clark-y basicos. O MH-32 é uma beleza.
3 - faça o aero bem limpo, com pouco arrasto
4 - razão de aspecto no mínimo 5. Razão de aspecto é a medida da envergadura dividida pela corda média da asa.
5 - faça a asa e a fuselagem razoavelmente rígidas. Nada de asa molenga, nem aileron molenga. Links bem feitos também. Senão dá flutter no primeiro mergulho contra o vento.
6 - quanto maior, melhor. Envergadura de 1,5m é melhor ainda.
7 - tem que ter potência de motor, para vencer o vento.
8 - nada de hélices com pouco passo. Tem que ter "pitch speed".

dois modelos bons no vento para você pegar na internet e fazer:
1 - Quebra-vento, do Omar Grassetti. Voa muito bem, se puder aumenta ele para 1,5m ou algo próximo, mas com perfil mh-32, se ampliar.
2 - Magpie. Não tem planta dele na internet, pq é vendido. Mas tem muitas fotos no rcgroups. Eu fiz um há tempos, pena que é finado (uma bateria nova pegou fogo em voo e queimou tudo!), com 1,6m de envergadura, para tirar fotos. Era incrível como ele voava bem no vento. Asa com MH-32, de isopor.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Mensagem por Wesley_Sniper »

http://www.outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=4410

seria esse?
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Não, é este:

http://www.mountainmodels.com/product_info.php?products_id=430
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Procure sobre o modelo "Quebra Vento", obra do Omar, aqui mesmo no fórum. Terá uma agradável surpresa.
Avatar do usuário
Edileno_Xavier
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 4:06 pm

Mensagem por Edileno_Xavier »

Andei vendo alguns videos sobre o deltinha mencionado acima. Tbm conhecido como funjet. E vi que é uma boa pedida para minha situacao em particular. Agradeco a todos. Hj vou estar dando inicio a construcao dele. Em isopor e depron. Vou duplicar o kv de um 2822 que tenho pra usar nele. Em breve crio um topico com a construcao
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

[quote:33f0148921="Edileno_Xavier"]Leonardo vc teria a planta desse deltinha. :D[/quote:33f0148921]


Amigo, esse aeromodelo foi desenvolvido por um conhecido aeromodelista a uns 30 anos atrás, ele fornece os kits para os amigos...

Para tu fazer um desse não precisa de planta nem nada...

Pegue um perfil conhecido que seja simétrico... Corte uma asa com aquelas características, a fuselagem também é simples...

Aquela deltinha alí não tem relação nenhuma com o Funjet, mas provavelmente ele tenha as mesmas características, só que acho que ele sofre um pouco mais, pois o "enflexamento" do bordo de ataque da deltinha é muito maior...

experimente desenhar por conta uma... A única parte que complica é saber onde fica o CG, mas aí é só jogar para frente no voo inicial e depois ir ajustando!


Abaraço
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Faça algo parecido com isto!


Olha o início do vídeo não precisa de planta para fazer um avião destes...

É muito simples, vai desenhando, quando achar parecido já era... Usando um perfil conhecido simétrico ela fica show...

Só que para o 2822 reenrolado vai ter que ser no máximo a metade daquela do vídeo... E não te preocupa que fica o bicho.
Anexos
delta.png
delta.png (10.14 KiB) Exibido 1162 vezes
Responder