Conversão P51 Strega 40 - Elétrico

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Se ele é previsto para pesar 2359g com glow, ele vai voar bem com 2500g elétrico. Esses 150g não farão grande diferença.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Então, problema é deixar ele com 2500g com motorização satisfatória. Se fosse um treinador asa baixa, não estaria tão preocupado, mas é um aero veloz, quero preservar isso.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Vídeo de outro voo. Com ASP 52 + 10x7 fica assim. Capetinha!

[yt]GO8h-nMHugU[/yt]
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Mensagem por bennesantana »

Toda linha Rimfire são excelentes motores, eles chegam perto dos 98% de eficiência. Seria uma boa escolha, só não sei se o .46 ficaria super dimensionado.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:4b4b8b602e="bennesantana"]Toda linha Rimfire são excelentes motores, eles chegam perto dos 98% de eficiência. Seria uma boa escolha, só não sei se o .46 ficaria super dimensionado.[/quote:4b4b8b602e]


Com certeza irá ficar super dimensionado. Veja o video do calmato que tem maior arrasto e maior peso final. O aero ficou mais rápido que os glows .46 e .52que vejo voando aqui. Agora começou a pesar a decisão se vale a pena tal investimento. Pois estamos falando de um motor caro, que exige bateria cara, que por sua vez exige carregador caro. Nem precisei citar o ESC para sentar e chorar. Só de pensar que com 50 dólares (asp52) consigo o mesmo efeito. Pq inventaram este chines barato!
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Fazendo cálculos minuciosos buscando a conversão 1:1 em todos aspectos, velocidade, empuxo, peso, autonomia e valor, quem obteve melhor resultado foi o Emax GT 2826/04, um dos que o Benne contemplou.

Em uma visão detalhada e comparativa, teríamos:

Versão glow
Peso ASP 52 480g e r$300,00
servo acelerador 40g 60,00
tanque cheio 300g (não coloquei o custo pois é um consumível direto, a longo prazo irá superar o valor da bateria)

Peso Total 820g
Valor total 360,00


Versão elétrico:
Emax 2826/4 175g e r$ 140,00
ESC Emax 60A 51g e r$ 135,00
Bateria Gens Ace 5300mah 560g r$500,00

Peso total 786g
Valor total r$775,00

Outros itens como, montante, spinner e hélice, não levei em consideração pois um anula o peso e custo do outro nas versões comparadas.

Até agora vantagem para a versão elétrica, menor peso e menor valor se considerarmos que na versão glow, com 80 voos vai custar o valor da bateria e 80 ciclos para a Gens Ace é apenas 1/5 de sua vida.

Agora a comparação de desempenho

Versão Glow
14000 rpm c/ 10x7 o que gera 2900g de empuxo e 150km/h de pitch.

Versão Elétrico
13200 rpm c/ 10x5 o que gera 2430g de empuxo e 100km/h de pitch.

Clara vantagem para versão glow, onde terei verticais "infinitas" (odeio esta terminologia) e rasantes animais. Já na versão elétrico, terei maior limpeza e conservação do conjunto, maior segurança e praticidade até certo ponto pois precisarei retirar a asa a cada substituição de bateria (não rola adaptação pelo canopy). Agora cabe decidir se vale a pena abrir mão de velocidade final em troca destes pontos. Em um tucano nem pensaria duas vezes, optaria pelo elétrico, pois com empuxo de 1:1 e 100km/h da para realizar o voo escala acrobático, realizando todas manobras.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

98% de eficiência?? Para isso precisaria de supercondutores e olhe lá...

Não acho que seu custo seria menor com o elétrico. Lembre-se que se furar o tanque perde só um copo de combustível, já se ocorrer qualquer dano à bateria, danou-se.

Outra opinião, já que o modelo já é feito para glow: Compre um motor OS 46 FX usado em bom estado e teste. Se ficar feliz, bons voos, senão converta para elétrico.

Há uns 18 anos construí um UltraSport da Great Planes com uma versão ainda mais antiga desse motor e ele voava muito bem, (era uma beleza vê-lo numa vertical até o pescoço doer) e tinha um peso final parecido.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:e66418ae6d="rnjorge"]98% de eficiência?? Para isso precisaria de supercondutores e olhe lá...

Não acho que seu custo seria menor com o elétrico. Lembre-se que se furar o tanque perde só um copo de combustível, já se ocorrer qualquer dano à bateria, danou-se.

Outra opinião, já que o modelo já é feito para glow: Compre um motor OS 46 FX usado em bom estado e teste. Se ficar feliz, bons voos, senão converta para elétrico.

Há uns 18 anos construí um UltraSport da Great Planes com uma versão ainda mais antiga desse motor e ele voava muito bem, (era uma beleza vê-lo numa vertical até o pescoço doer) e tinha um peso final parecido.[/quote:e66418ae6d]

Pois é Jorge. Otimismo de mais na eficiência energética. Bom, não tenho dúvidas que na versão glow irá ficar bom, seja com OS 46 FX, AX, AX II ou ASP 52, este último tenho um aqui na caixa pronto para amaciar. Quero me livrar da lambança do glow. Já vendi os outros, só ficou um .15 que é meu xodó, fácil de dar manutenção e este strega que iria por um ASP 52, mas estou insistindo na eletrificação. Combustão agora só gasolina.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Bom, depois posta os resultados dos seus testes.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:a6b6258a7c="rnjorge"]Bom, depois posta os resultados dos seus testes.[/quote:a6b6258a7c]

Posto sim Jorge!

No mais, fiquem a vontade pra sugerir outros combos elétricos. Acho que já deixei claro o que espero do conjunto voando.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Responder