Conversão P51 Strega 40 - Elétrico

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Conversão P51 Strega 40 - Elétrico

Mensagem por Thalles Santiago »

Olá pessoal, abri este tópico pois irei iniciar a conversão do P51 Strega 40 da Phoenix para motorização elétrica. Como não vi no fórum ninguém que possua este modelo, acho que será interessante para agregar mais conteúdo ao mesmo.

Especificações do Aeromodelo.
Wingspan: 54.5 in (1384mm)
Wing Area: 555 sq in (35.85 dm²)
Weight: 5.2 lb (2359g)
Fuselage Length: 46.6 in (1184mm)
Engine 2-stroke .40-.46 or 4-stroke .48-.53 engine

Este aero é acrobatico (não é 3D) e tem perfil de bastante velocidade, suas especificações não negam. A área de asa é menor que a de outros aeros da classe 40, além de ser trapezoidal e ter fuselagem estreita. No geral tem pouco arrasto e carga alar media para alta.

A dificuldade será encontrar um conjunto de motor, esc e bateria que gerem 2,5kg de empuxo com pitch speed satisfatório, não matando o perfil de velocidade do aero. É muito importante que o aero não passe de 2,5kg, pois com esta asa, os voos deixariam a essência da diversão, se tornando tensos e soados. Para efeito de comparação, um ASP 52 + APC 10x7 Sport, consigo pelo menos 14.000 e peso final de 2,4kg, o que dará empuxo de pelo menos 1:1 e pitch speed animal, ficando mais rápido que qualquer aero da pista.

A ajuda de vcs será muito importante para o sucesso da conversão, pois minha praia é combustão, porém não tenho tempo para a manutenção necessária destes motores.

Começando o quebra cabeça... A primeira peça foi um conjunto de motor Emax GT2826/04 + Lipo 4S 5000mah + hélice 10x5, o que segundo o fabricante vai render 13200rpm e 3,1KG de empuxo (não sei como a emax encontrou este valor). Em comparação didática e prática com o ASP, vamos ter menos rpm com hélice de mesmo diâmetro e menor passo. Acho que não vai ficar bom.

Segue vídeo do voo referente ao review realizado pelo rcgroups. O motor é um OS 46FX, imagina isso com um 46AX II que equivale ao ASP 52.
[yt]7lxSOQqmMeM[/yt]

Link do review completo [url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=307767[/url]
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Qual o peso do avião sem motor e sem rádio? Só o que veio na caixa?
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:bc919f4ec9="rnjorge"]Qual o peso do avião sem motor e sem rádio? Só o que veio na caixa?[/quote:bc919f4ec9]

Jorge, não sei te informar com exatidão. Fazendo um cálculo aproximado vamos ter.

2400 g Aero compelto
- 480 g Asp 52
- 200 g 5x servos
- 100 g bateria rx
- 200 g rx, links, tanque, mangueiras, pescador, hélice, speener.
1420 g aproximados. Com exatidão, posto após pesagem.

Abs.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Mensagem por bennesantana »

Thalles,

Se você deseja fazer uma conversão de 1:1, por favor leia o tópico deste forum, achei bem relevante.

[url]http://www.modelflying.co.uk/forums/postings.asp?th=80438[/url]

Ele descreve exatamente um caso como o seu motor glow .46 para elétrico.

A parte andei fazendo umas pesquisas, e considerando uma conversão 1:1 os motores sugeridos seriam:

[url]http://www.e-fliterc.com/Products/Default.aspx?ProdID=EFLM4046A[/url]

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19027__Turnigy_G46_Brushless_Outrunner_550kv_46_Glow_.html[/url]


Não que eu ache estes motores necessários, se fosse assim a conversão do Tucano da radar exigiria algo bem mais possante.

Veja: [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1252870[/url]

Voltando a sua questão, um eletrificar um modelo não é uma ciência exata, exige algum estudo e testes.

Boa sorte.
Bene
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Vamos esperar sua pesagem para ter uma idéia do que fazer.

Em minha opinião, a maioria dos aviões que vejo aqui tem motorização super dimensionada.

Se você for considerar que um motor glow 40-46 estes tem uma potência de aproximadamente 1 HP e isso é equivalente a aproximadamente 750 Watts e é disso que precisaria para fazê-lo voar bem com 2,5kg.

MAS, se diminuir o peso final para 1,5kg as necessidades de potência caem para uns 400 a 450 watts, pensando no tipo de voo que quer.

Vou usar um exemplo meu:
Construí um Ugly Stick que "teoricamente" usaria um 2822 com hélice 9x6 e bateria 3S 1300 mAh. Acabei usando um 2812 e uma hélice 7x6 com a mesma bateria 3S, ficou com o peso final abaixo dos 500g e DECOLAVA COM MEIO MOTOR! Ou seja, para mim, ainda estava superdimensionado.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:d2d4d3ecb1="bennesantana"]Thalles,

Se você deseja fazer uma conversão de 1:1, por favor leia o tópico deste forum, achei bem relevante.

[url]http://www.modelflying.co.uk/forums/postings.asp?th=80438[/url]

Ele descreve exatamente um caso como o seu motor glow .46 para elétrico.

A parte andei fazendo umas pesquisas, e considerando uma conversão 1:1 os motores sugeridos seriam:

[url]http://www.e-fliterc.com/Products/Default.aspx?ProdID=EFLM4046A[/url]

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19027__Turnigy_G46_Brushless_Outrunner_550kv_46_Glow_.html[/url]


Não que eu ache estes motores necessários, se fosse assim a conversão do Tucano da radar exigiria algo bem mais possante.

Veja: [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1252870[/url]

Voltando a sua questão, um eletrificar um modelo não é uma ciência exata, exige algum estudo e testes.

Boa sorte.
Bene[/quote:d2d4d3ecb1]

Grande Bene, Vc conseguiu fazer no Tucano 60 o mesmo que desejo fazer neste P51. Empuxo 1:1 para não perder o voo escala acrobático e ainda tem excelente pitch speed e vertical, assisti seus videos. Vou analisar as opções que citou e discutimos.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:8ef2522b2e="rnjorge"]Vamos esperar sua pesagem para ter uma idéia do que fazer.

Em minha opinião, a maioria dos aviões que vejo aqui tem motorização super dimensionada.

Se você for considerar que um motor glow 40-46 estes tem uma potência de aproximadamente 1 HP e isso é equivalente a aproximadamente 750 Watts e é disso que precisaria para fazê-lo voar bem com 2,5kg.

MAS, se diminuir o peso final para 1,5kg as necessidades de potência caem para uns 400 a 450 watts, pensando no tipo de voo que quer.

Vou usar um exemplo meu:
Construí um Ugly Stick que "teoricamente" usaria um 2822 com hélice 9x6 e bateria 3S 1300 mAh. Acabei usando um 2812 e uma hélice 7x6 com a mesma bateria 3S, ficou com o peso final abaixo dos 500g e DECOLAVA COM MEIO MOTOR! Ou seja, para mim, ainda estava superdimensionado.[/quote:8ef2522b2e]

Jorge. Motores classe 46 tem 1,6HP +-. Nem o 46 LA da OS tem apenas 1HP. Em minha situação o que complica é a bateria, pois será entre 4000 à 5000 mah. Ambas tem pesos superiores a 500g que é superior a todo um motor glow desta classe. Vamos resolver esta equação juntos.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Parece que para o que procuro, um Rimfire .46 superaria as expectativas. Em um Calmato 40 Sport ficou simplesmente ignorante, verdadeiro som de um turbo hélice.

Video
[yt]6BLERFZJoYo[/yt]
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

[quote:efefa62e99]Em minha situação o que complica é a bateria, pois será entre 4000 à 5000 mah. Ambas tem pesos superiores a 500g que é superior a todo um motor glow desta classe.[/quote:efefa62e99]

Neste caso tudo muda.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:8d145e31e8="rnjorge"][quote:8d145e31e8]Em minha situação o que complica é a bateria, pois será entre 4000 à 5000 mah. Ambas tem pesos superiores a 500g que é superior a todo um motor glow desta classe.[/quote:8d145e31e8]

Neste caso tudo muda.[/quote:8d145e31e8]

Jorge, fiz a pesagem. Ficou em 1400g. Fiz umas continhas e será impossível não extrapolar os 2500g. Bom, pista eu tenho para pousos rápidos, a dúvida fica no comportamento do áero, stall de asa, tendências em manobras.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Responder