Caros amigos, não achei no fórum resposta que saciasse minha dúvida:
Não entendo como funciona a relação de watts x empuxo entre diferentes motores.
Por exemplo.. um motor turnigy D3536/5, que segundo o fabricante gera 655 watts, tem apenas aproximadamente 1400g de empuxo, enquanto um turnigy air L3010 tem 420w e empuxo de 1650g, o emax 2815/09 tem 370w e empuxo de 1400w... nao entendo essa discrepância...
Tenho esse 2815/09 da emax com helice 12x6 mas não puxa bem meu avião (um extra de 1,2 de asa, 1200g)... é uma bitola de motor, grande, pesado, mas me decepcionou. Já o L3010 é pequeno, leve, e um canhão de motor..
Estou para comprar esse d-3536/5 de 1450kv pra instalar nesse extra pra ver se dá umas verticais sem broxar, mas não vou comprar até ter certeza de estar fazendo a coisa certa.
As baterias que uso são 3s/2200mah 25c.
Agradeço aos que puderem me elucidar.
Motores Brushless: Empuxo x Watts
Motores Brushless: Empuxo x Watts
Lúcio Neto
Lúcio,
O empurro depende da hélice e do regime de vôo. No regime de vôo deve se considerar a rotação, o passo e a velocidade de deslocamento.
Para exemplificar, em um teste estático um motor menos potente pode não ter toque suficiente para girar uma hélice além do estol e gerar um empuxo o superior ao motor mais potente girando a mesma hélice no estol. A eficiência do motor também está ligada ao toque e a rotação de operação. Trabalhar fora do ponto ótimo também piora o desempenho.
Basicamente você tem que escolher o conjunto motor/hélice para o empurro/velocidade que você vai operar.
Tem um [url=http://dspace.mit.edu/bitstream/handle/1721.1/68926/773711768.pdf?1] artigo[/url] técnico em inglês que aborda o problema para pequenos veículos.
O empurro depende da hélice e do regime de vôo. No regime de vôo deve se considerar a rotação, o passo e a velocidade de deslocamento.
Para exemplificar, em um teste estático um motor menos potente pode não ter toque suficiente para girar uma hélice além do estol e gerar um empuxo o superior ao motor mais potente girando a mesma hélice no estol. A eficiência do motor também está ligada ao toque e a rotação de operação. Trabalhar fora do ponto ótimo também piora o desempenho.
Basicamente você tem que escolher o conjunto motor/hélice para o empurro/velocidade que você vai operar.
Tem um [url=http://dspace.mit.edu/bitstream/handle/1721.1/68926/773711768.pdf?1] artigo[/url] técnico em inglês que aborda o problema para pequenos veículos.
- Anderson G. Rodrigues
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