Motores Brushless: Empuxo x Watts

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Motores Brushless: Empuxo x Watts

Mensagem por lucioneto »

Caros amigos, não achei no fórum resposta que saciasse minha dúvida:

Não entendo como funciona a relação de watts x empuxo entre diferentes motores.

Por exemplo.. um motor turnigy D3536/5, que segundo o fabricante gera 655 watts, tem apenas aproximadamente 1400g de empuxo, enquanto um turnigy air L3010 tem 420w e empuxo de 1650g, o emax 2815/09 tem 370w e empuxo de 1400w... nao entendo essa discrepância...

Tenho esse 2815/09 da emax com helice 12x6 mas não puxa bem meu avião (um extra de 1,2 de asa, 1200g)... é uma bitola de motor, grande, pesado, mas me decepcionou. Já o L3010 é pequeno, leve, e um canhão de motor..

Estou para comprar esse d-3536/5 de 1450kv pra instalar nesse extra pra ver se dá umas verticais sem broxar, mas não vou comprar até ter certeza de estar fazendo a coisa certa.

As baterias que uso são 3s/2200mah 25c.

Agradeço aos que puderem me elucidar.
Lúcio Neto
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Bom dia prezado ! do pouco que sei, o empuxo é o resultado de diversos fatores além

da potência do motor, varia em função da hélice e da bateria . . . abraço !
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Lúcio,
O empurro depende da hélice e do regime de vôo. No regime de vôo deve se considerar a rotação, o passo e a velocidade de deslocamento.
Para exemplificar, em um teste estático um motor menos potente pode não ter toque suficiente para girar uma hélice além do estol e gerar um empuxo o superior ao motor mais potente girando a mesma hélice no estol. A eficiência do motor também está ligada ao toque e a rotação de operação. Trabalhar fora do ponto ótimo também piora o desempenho.
Basicamente você tem que escolher o conjunto motor/hélice para o empurro/velocidade que você vai operar.
Tem um [url=http://dspace.mit.edu/bitstream/handle/1721.1/68926/773711768.pdf?1] artigo[/url] técnico em inglês que aborda o problema para pequenos veículos.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Este é um excelente artigo sobre isso:

http://theampeer.org/e-basics/e-basics.htm
Avatar do usuário
Anderson G. Rodrigues
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Set 23, 2014 3:09 pm
Localização: Santo Ângelo RS

Mensagem por Anderson G. Rodrigues »

Pus um destes no meu extra de 1,2 m de envergadura= Turnigy Brushless 3730 1000kv 580w - Para Aeros Até 1,7kg, sobra motor..
Responder