O que usar para proteger barriga de aero sem trem de pouso?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

O que usar para proteger barriga de aero sem trem de pouso?

Mensagem por mineirodf »

Olá pessoal bom dia. Estou terminando meu aero e pretendo colocar ele pra voar o mais breve possível, porem como sou iniciante e vai ser meus primeiros voos eu não pretendo colocar colocar trem de pouso por agora. A minha preocupação agora é proteger a barriga do meu lindo aero. Rs

Gostaria das sugestões de vocês para uma solução para esse problema de preferência um material fácil e simples de montar (ser não estiver pedindo muito kkkk)

Valew abraço a todos.
machadomurilo
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Dom Mai 26, 2013 11:37 am
Localização: Lençóis Paulista (SP)

Mensagem por machadomurilo »

é um planador ou um shockflyer que vc montou?
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Mensagem por mineirodf »

[quote:b2e51b6351="machadomurilo"]é um planador ou um shockflyer que vc montou?[/quote:b2e51b6351]

Amigo é um ugly stick
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:7ff5520398="mineirodf"]Eu queria saber QUEM DISSE que USAR TREM DE POUSO é errado?

A questão aqui não é TER QUE USAR TREM DE POUSO OBRIGATÓRIo e sim uma opção para não ter que usar...[/quote:7ff5520398]

Vai fundo.

Inicie no hobby igual á muitos lindões.

Existem duas formas...a certa e a errada.

Escolha uma.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[quote:d48651051c="CONDOR 2"][quote:d48651051c="mineirodf"]Eu queria saber QUEM DISSE que USAR TREM DE POUSO é errado?

A questão aqui não é TER QUE USAR TREM DE POUSO OBRIGATÓRIo e sim uma opção para não ter que usar...[/quote:d48651051c]

Vai fundo.

Inicie no hobby igual á muitos lindões.

Existem duas formas...a certa e a errada.

Escolha uma.[/quote:d48651051c]

Pelo visto vai ser a errada...
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Mensagem por mineirodf »

Engraçado, na pista que eu vou já vi várias pessoas voando sem trem de pouso... Os mais velhos da pista me deram a dica de voar sem trem de pouso... E até hoje não vi ninguém quebrando aero por causa disso... Ao contrário há vi alguns aeros destruídos por causa do trem de pouso....

O problema é que algumas tem opiniões que acham que todo mundo tem que pensar do jeito que eles pensam...

E até agora a pergunta inicial foi respondida rss
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Mensagem por DELTA »

[quote:587fcca92b="mineirodf"][quote:587fcca92b="DELTA"]Poderá usar uma lona de freio do fusca. É fácil encontrar, alem de proteger a barriga do seu lindo aero ajudará na frenagem.[/quote:587fcca92b]

Opa valew pela dica mano, :D[/quote:587fcca92b]
Só não esqueça de acertar o CG !
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Amigo, pode usar "silvertape" ou similares, a silvertape é na cor cinza e fica bem feio, mas protege, fita filamentosa também protege bem e fica menos visível, porém é um pouco menos resistente que silvertape.

Também já protegi a barriga de um hidroavião que eu queria pousar na grama com um pedaço de garrafa pet presa com fita adesiva.


PS.: Eu adoro pousar um aero com trem de pouso, da forma mais escala possível (de preferência que seja retrátil) mas se não tiver o trem não deixo de voar por causa disso, o procedimento de pouso é o mesmo, inclusive o momento do toque tem que ser até mais suave sem trem de pouso...
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Mineiro

O uso de trem de pouso não é obrigatório, ele é COERENTE.

Para um aprendizado completo de pilotagem no aeromodelismo, tu tens que decolar, como decolam os aviões, do chão, não da mão. E pousar, eu disse pousar, com controle sobre o modelo, tu mandando nele e fazendo ele pousar onde tu quer que ele pouse e não em qualquer lugar que ele chegar mais perto do chão.

O fato dos mais antigos da "pista" onde tu voa, voarem ser o trem, não quer dizer que eles estejam certos, nem errados, apenas estão praticando o hobby "pela metade" de uma forma preguiçosa e displicente.

"pousar" sem trem em qualquer lugar, de qualquer jeito, largando o aero no chão e dando graças que "pousou" inteiro pode ser feito, mas não é bonito e não condiz com o princípio básico da aviação.

Em suma, pode usar teu stick sem trem, decolar da mão e atira-lo em qualquer lugar do gramado, só que se um dia pegar um aero com trem de pouso, com uma pista de verdade, num clube ou associação onde existem regras a serem cumpridas, tu não vai voar, terás vícios que te limitaram.

Quanto ao fato de "todos" fazerem não que quer dizer que é o melhor ou o certo, pode ser o mais fácil ou o menos complicado.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Mensagem por mineirodf »

[quote:79bdd1005b="Douglas Lenz"]Mineiro

O uso de trem de pouso não é obrigatório, ele é COERENTE.

Para um aprendizado completo de pilotagem no aeromodelismo, tu tens que decolar, como decolam os aviões, do chão, não da mão. E pousar, eu disse pousar, com controle sobre o modelo, tu mandando nele e fazendo ele pousar onde tu quer que ele pouse e não em qualquer lugar que ele chegar mais perto do chão.

O fato dos mais antigos da "pista" onde tu voa, voarem ser o trem, não quer dizer que eles estejam certos, nem errados, apenas estão praticando o hobby "pela metade" de uma forma preguiçosa e displicente.

"pousar" sem trem em qualquer lugar, de qualquer jeito, largando o aero no chão e dando graças que "pousou" inteiro pode ser feito, mas não é bonito e não condiz com o princípio básico da aviação.

Em suma, pode usar teu stick sem trem, decolar da mão e atira-lo em qualquer lugar do gramado, só que se um dia pegar um aero com trem de pouso, com uma pista de verdade, num clube ou associação onde existem regras a serem cumpridas, tu não vai voar, terás vícios que te limitaram.

Quanto ao fato de "todos" fazerem não que quer dizer que é o melhor ou o certo, pode ser o mais fácil ou o menos complicado.[/quote:79bdd1005b]


Olá Douglas, boa tarde. primeiramente Obrigado pela resposta educada e de bom senso!

Bom na verdade eu optei por não usar o trem de pouso no início por indicação de um amigo experiente que me orientou os 2 ou 3 primeiros voos sem trem de pouso ATÉ que eu aprenda a alinhar e posicionar o avião no momento do pouso, MAS é claro que isso seria apenas no início, até por que concordo em dizer que não é bonito pousar se sem trem de pouso. Na verdade meu avião ( que por sinal eu estou fazendo) eu já deixei a base para parafusar o trem de pouso, ou seja, COM certeza é meu plano voar com trem de pouso, eu só quero aprender a alinhar ele antes de pousar... "Ah mineiro para isso existe o simulador"...Sim, existe o simulador e eu consigo aterrissar com trem de pouso sem problemas.... a questão é que sabemos que ainda existe uma pequena diferença entre o simulador e na vida real. E pretendo ajustar essa diferença nos primeiros vôos sem risco de quebrar trem de pouso.

Na verdade em nenhum momento neste post eu citei que é errado voar com trem de pouso ou que eu só vou voar sem trem de pouso... o problema é que algumas pessoas não lêem direito o propósito da pergunta que simplesmente é uma solicitação de dica de que material usar para proteger o avião sem trem de pouso... Ao invés de simplesmente ler e responder a pergunta tentam empurrar suas opiniões goela abaixo dos o outros e com ignorância.

Mas de qualquer modo agradeço por você Douglas e por outros que deram sugestões e dicas para minha solicitação.

Obrigado.
Responder