Algum problema usar uma Helice 9x5 em um motor D2836 1100kv?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Algum problema usar uma Helice 9x5 em um motor D2836 1100kv?

Mensagem por mineirodf »

Olá Amigos, recentemente tive problemas com meu motor atual (Emax 2822) e estava utilizando nele helices 9x5 .... porém resolvi mudar de motor para um Turnigy D2836/8 1100kv...

Gostaria de saber se eu poderia continuar usando a mesma helice de 9*5 com esse Motor?
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

Filho já usei 11x5 neste motor e mal ficou morno.

9x5 vai trabalhar gelado mas não quer dizer que vai ser muito mais econômico que o anterior.

Se esta falando da 9x5 GWS abandona essa tranqueira e pôe uma TGS ou Master Airscrew que é mais fácil dar PT no modelo do que quebrar uma pá delas.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Mensagem por mineirodf »

[quote:ad3eb2a296="man1aco"]Filho já usei 11x5 neste motor e mal ficou morno.

9x5 vai trabalhar gelado mas não quer dizer que vai ser muito mais econômico que o anterior.

Se esta falando da 9x5 GWS abandona essa tranqueira e pôe uma TGS ou Master Airscrew que é mais fácil dar PT no modelo do que quebrar uma pá delas.[/quote:ad3eb2a296]

Estou falando dessa aqui amigo:
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11322__9x5_Propellers_5Pcs_Bag_.html

Sussa usar ela então?
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

[quote:c818d34e8f="mineirodf"][quote:c818d34e8f="man1aco"]Filho já usei 11x5 neste motor e mal ficou morno.

9x5 vai trabalhar gelado mas não quer dizer que vai ser muito mais econômico que o anterior.

Se esta falando da 9x5 GWS abandona essa tranqueira e pôe uma TGS ou Master Airscrew que é mais fácil dar PT no modelo do que quebrar uma pá delas.[/quote:c818d34e8f]

Estou falando dessa aqui amigo:
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11322__9x5_Propellers_5Pcs_Bag_.html

Sussa usar ela então?[/quote:c818d34e8f]

Pow mineiro o Ideal e 10x60 mas pode usar o 90x50.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:960793adde="mineirodf"][quote:960793adde="man1aco"]Filho já usei 11x5 neste motor e mal ficou morno.

9x5 vai trabalhar gelado mas não quer dizer que vai ser muito mais econômico que o anterior.

Se esta falando da 9x5 GWS abandona essa tranqueira e pôe uma TGS ou Master Airscrew que é mais fácil dar PT no modelo do que quebrar uma pá delas.[/quote:960793adde]

Estou falando dessa aqui amigo:
https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11322__9x5_Propellers_5Pcs_Bag_.html

Sussa usar ela então?[/quote:960793adde]

Essa é mais fraca e de menor rendimento por ser mole.

Esse barato sai caro porque em 1 dia mais ou menos você gasta as 5.

com uma dessas https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__7951___TGS_Sport_9x6E_Precision_propeller.html primeiro você explode seu avião e só se for vontade de deus uma pá sera quebrada.

Deus sabe o que essa hélice já passou comigo e continua inteira, todas as que eu comprei desta marca estão inteiras até hoje.

Eu prefiro comprar aqui http://rctimer.com/gallery-69.html o frete aéreo registrado é 2 doletas no pack de 5 hélices mesmo que você compre 20, faz tempo que já uso essa loja por conta do frete extremamente barato pra se comprar miudezas enquanto a HK lucra com o frete cobrando mais do que as miudezas pesam na realidade.
Avatar do usuário
Eleosippo Santos Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

Mensagem por Eleosippo Santos Neto »

Pera... sem querer entrar no mérito de qual hélice é melhor!!! Não entendi a relação da resistência da hélice com a qualidade do uso da mesma. O correto é não deixar a hélice bater no chão! Se não bater... tanto faz ser resistente ou não.
Mesmo assim, digamos que a hélice por algum problema venha a tocar o chão. Num modelo elétrico, as hélices são as peças mais baratas. Quanto mais fácil for de quebrarem, melhor, pois evita assim danificar o motor, a parede de fogo ou a própria estrutura do avião.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[quote:87c4bfaba7="Eleosippo Santos Neto"]Pera... sem querer entrar no mérito de qual hélice é melhor!!! Não entendi a relação da resistência da hélice com a qualidade do uso da mesma. O correto é não deixar a hélice bater no chão! Se não bater... tanto faz ser resistente ou não.
Mesmo assim, digamos que a hélice por algum problema venha a tocar o chão. Num modelo elétrico, as hélices são as peças mais baratas. Quanto mais fácil for de quebrarem, melhor, pois evita assim danificar o motor, a parede de fogo ou a própria estrutura do avião.[/quote:87c4bfaba7]

Sem contar que o 2822 aguenta a 9x5 da gws justamente por ela ser mais mole que as outras.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:578d000e2c="Eleosippo Santos Neto"]Pera... sem querer entrar no mérito de qual hélice é melhor!!! Não entendi a relação da resistência da hélice com a qualidade do uso da mesma. O correto é não deixar a hélice bater no chão! Se não bater... tanto faz ser resistente ou não.
Mesmo assim, digamos que a hélice por algum problema venha a tocar o chão. Num modelo elétrico, as hélices são as peças mais baratas. Quanto mais fácil for de quebrarem, melhor, pois evita assim danificar o motor, a parede de fogo ou a própria estrutura do avião.[/quote:578d000e2c]

Helice mole deforma em alta rotação, e não atinge o rendimento que se espera de uma 9x5.

A mais leve relada na terra arranca uma pá da GWS , reladas que não são capazes de amassar eixos.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[quote:0583b3385a="man1aco"][quote:0583b3385a="Eleosippo Santos Neto"]Pera... sem querer entrar no mérito de qual hélice é melhor!!! Não entendi a relação da resistência da hélice com a qualidade do uso da mesma. O correto é não deixar a hélice bater no chão! Se não bater... tanto faz ser resistente ou não.
Mesmo assim, digamos que a hélice por algum problema venha a tocar o chão. Num modelo elétrico, as hélices são as peças mais baratas. Quanto mais fácil for de quebrarem, melhor, pois evita assim danificar o motor, a parede de fogo ou a própria estrutura do avião.[/quote:0583b3385a]

Helice mole deforma em alta rotação, e não atinge o rendimento que se espera de uma 9x5.

A mais leve relada na terra arranca uma pá da GWS , reladas que não são capazes de amassar eixos.[/quote:0583b3385a]

Não desmereça a hélice, se tentou colocar em um motor e ela deformou é porque não soube escolher a hélice certa para o seu motor. Se for assim, vou pegar uma 6x3 gws e colocar em um motor de 4400kv, e vou tentar colocar a apc usada em zagis no 1811-2000kv. Em um caso a hélice estoura na hora, no outro o motor nem consegue girar direito, então cuide ao falar que as 9x5 da gws são tranqueiras, pois hélices tem RPM máximo e se bem utilizadas elas ficam perfeitas.(Não encare como uma crítica, foi apenas uma observação)
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:0612de710b="júlioadam"][quote:0612de710b="man1aco"][quote:0612de710b="Eleosippo Santos Neto"]Pera... sem querer entrar no mérito de qual hélice é melhor!!! Não entendi a relação da resistência da hélice com a qualidade do uso da mesma. O correto é não deixar a hélice bater no chão! Se não bater... tanto faz ser resistente ou não.
Mesmo assim, digamos que a hélice por algum problema venha a tocar o chão. Num modelo elétrico, as hélices são as peças mais baratas. Quanto mais fácil for de quebrarem, melhor, pois evita assim danificar o motor, a parede de fogo ou a própria estrutura do avião.[/quote:0612de710b]

Helice mole deforma em alta rotação, e não atinge o rendimento que se espera de uma 9x5.

A mais leve relada na terra arranca uma pá da GWS , reladas que não são capazes de amassar eixos.[/quote:0612de710b]


Não desmereça a hélice, se tentou colocar em um motor e ela deformou é porque não soube escolher a hélice certa para o seu motor. Se for assim, vou pegar uma 6x3 gws e colocar em um motor de 4400kv, e vou tentar colocar a apc usada em zagis no 1811-2000kv. Em um caso a hélice estoura na hora, no outro o motor nem consegue girar direito, então cuide ao falar que as 9x5 da gws são tranqueiras, pois hélices tem RPM máximo e se bem utilizadas elas ficam perfeitas.(Não encare como uma crítica, foi apenas uma observação)[/quote:0612de710b]

Mais foi exatamente pensando no RPM máximo que eu falei isso, de acordo com a formula para GWS DD o máximo da 9x5 é 11,111 rpm , com uma nanotec 3S em bancada o D2830 1000kv faz 10800rpm de pico aqui medido com o PCtaco achado aqui no forum, o 2836 de 1100kv vai passar disso em voo assim ela ta fora da especificação do motor.

Até o 2822 eu acho que em voo pode extrapolar o limite, em bancada os meus conseguem fácil 10000 rpm de pico com bateria 3S em plena carga.

E a informação que se acha na internet é valida para GWS original, só deus sabe o quanto menos RPM a "TIPO GWS" é capaz de suportar.
Responder