Trimar Slow Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
bhmr
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 18, 2014 7:43 pm
Localização: Uberlandia

Trimar Slow Stick

Mensagem por bhmr »

Pessoal, construi um Slow Stick (tenho fotos, acho que vou fazer um topico para postá-las) e agora pretendo voá-lo. Nunca voei aviões reais, apenas no Phoenix. Já vôo helicópteros reais e tenho um bom domínio dos aviões no Phoenix.
A questão é que fim de semana estarei na chácara da minha avó e quero voar o modelo. Lá no entanto não vai existir ninguém que já voe para trimar o modelo pra mim (primeiro vôo). Eu garanto que os ajustes mecânicos estão perfeitos a medida do possivel, inclusive a bateria ficou exatamente no CG do modelo. As superfícies de comando e os servos estão bem alinhados também, acredito que está bem ajustado. Considerando que é um modelo lento e relativamente fácil, eu consigo conduzi-lo e trimá-lo por minha conta mesmo?
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Primeiramente verás o quanto o simulador é diferente de voar de verdade. Mas não vou discutir isso aqui, logo aparece um monte de gente dizendo que simulador ensina a voar e é o suficiente. Logo terás tuas próprias conclusões.

A possibilidade de tu quebrar é muito grande, mas como irás fazer da mesma forma, vamos lá.

Quanto ao CG, não entendi o que tu quis dizer com bateria ficou no CG... bom, todos os meus aeros sempre deixo com uma tendência de nariz, ou seja, levantando o aero pela asa 1/3 da corda, o nariz tem que cair um pouco.

Quanto a trimar ele, decola corrige o que precisar para ganhar altura e só quando estiver a uma altura segura faça as trimagens.

Não tem muito o que dizer porque aprender a voar não é teoria nem simulação é prática, de preferência com instrutor.

Boa Sorte.
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

Verifique se a movimentação do leme, profundor, estão limitados ao recomendado na planta, e se seu rádio tiver dual rate selecione a posição de menor curso.

No começo é melhor ter menos comando do que muito. :)

Lance o modelo da mão num voo reto contra a direção do vento e deixe subir, pois quanto mais alto estiver mais chance terá de consertar algum comando para o lado errado.

Tentar decolar do chão (ainda mais com este modelo) só vai complicar, já que não tem instrutor.

Trimar significa corrigir as tendências de desvio do avião, se estiver virando para direita ajuste o trim do leme para a esquerda até voar nivelado, etc.

Treine trimar no simulador (se já não o fez).

Seria interessante pedir para alguém filmar este primeiro voo. :)
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Isso...

Filma.
bhmr
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 18, 2014 7:43 pm
Localização: Uberlandia

Mensagem por bhmr »

Fui lá e testei, fiz meu primeiro voo. Achei muito legal a sensação. Voei uns 2 minutos e caiu, não quebrou nada importante.... Gostaria da ajuda de vcs, que são experientes... Qual (is) os fatores que me atrapalharam mais ali?

-Falta de habilidade
-Vento
-CG atrasado
-Falta de luminosidade

Aguardo as sugestões!

PS: Achei um modelo muito difícil para se voar com qualquer vestígio de vento... Será que se eu fechar a asa dele embaixo (perfil casquinha) não melhora sua "vulnerabilidade" ao vento?


Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NSf-_CpLYHs&list=UUr6cTh1wX62VYVDW_dq15Vw
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Fez seu primeiro voo a noite?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:1ad88a256c="bhmr"]Fui lá e testei, fiz meu primeiro voo. Achei muito legal a sensação. Voei uns 2 minutos e caiu, não quebrou nada importante.... Gostaria da ajuda de vcs, que são experientes... Qual (is) os fatores que me atrapalharam mais ali?

-Falta de habilidade
-Vento
-CG atrasado
-Falta de luminosidade

Aguardo as sugestões!

PS: Achei um modelo muito difícil para se voar com qualquer vestígio de vento... Será que se eu fechar a asa dele embaixo (perfil casquinha) não melhora sua "vulnerabilidade" ao vento?


Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NSf-_CpLYHs&list=UUr6cTh1wX62VYVDW_dq15Vw[/quote:1ad88a256c]


Difícil de voar?????????? Sério mesmo???? Já voei com ventos de 40km/h com ele.

Primeiro que aeromodelo não é carinho pra ficar fazendo o que faz.... ao realizar uma curva há perda de velocidade e o que faz um avião voar é a sustentação gerada pelo ar que passa na asa ao se deslocar.

De onde tirou essa ideia de fechar a asa? Se foi só sua eu até entendo, se alguém disse fala quem é que o pelourinho ta esperando o usuário.

Seu´problema é falta de experiencia, falta de instrutor e falta de conhecimento de como um avião voa e porque voa.

.. para de ficar fazendo 8 com o modelo e voa!!! De preferencia de dia!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
bhmr
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 18, 2014 7:43 pm
Localização: Uberlandia

Mensagem por bhmr »

Marco,

vc só taca pedras e pra falar a verdade, não consegui extrair nenhum conselho útil de suas falas.

Aguardo alguém mais disposto a ajudar,

Respeitosamente.
bhmr
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 18, 2014 7:43 pm
Localização: Uberlandia

Mensagem por bhmr »

Abib,

foi ao anoitecer sim.

Infelizmente durante a tarde o vento estava muito forte, e não me parecia

uma boa idéia levantar o modelo. Quando o vento parou, peguei o carro

e fui ao local de voo, mas até chegar lá o sol se pôs. Chegando lá resolvi levantar

o modelo assim mesmo.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:60b4af9e62="bhmr"]Marco,

vc só taca pedras e pra falar a verdade, não consegui extrair nenhum conselho útil de suas falas.

Aguardo alguém mais disposto a ajudar,

Respeitosamente.[/quote:60b4af9e62]

É mesmo? Vou te mostrar:

Voando com um modelo igual carrinho... ERRADO!!! E já expliquei porque, você que não faz o minimo esforço pra entender!!!! ERRADO DUAS VEZES!!!!!

Voando com baixa iluminação.. ERRADO!!!!

Quer modificar algo que só faz quase 10 ANOS que existe e ninguém precisou fazer... ERRADO!!!!


Aprendeu alguma coisa agora???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder