Plug e molde, dúvidas

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Plug e molde, dúvidas

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Oi tudo bem?

Depois de me aventurar com algumas construções de planadores DLG e obter ótimos resultados, estou agora dando um passo adiante nesse projeto.

Minha dúvida inicial é:

Confeccionei meu plug em madeira, fiz alguns detalhes em massa de poliéster, mesmo que feito dessa forma(muito forte e rígida) tenho que laminar o plug com fibra? Estou pensando em dar o acabamento nele da forma que está.

A segunda dúvida é:

Na confecção do molde, nas partes onde tem quinas, que geralmente se coloca micro balloons para deixar a resina mais consistente e tirar as quinas, posso utilizar a massa de poliéster para fazer esse trabalho?
Parto do princípio de que o gelcoat é a base de resina de poliéster e a laminação posterior será feita com resina de poliéster aí com isso teria uma grande afinidade dos materiais.

Desde já obrigado a todos, conforme dúvidas forem surgindo vou adicionando ao post!

Abraço a todos
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Leonardo posta ai um retrato do que estás fazendo.

Quanto ao plug e posteriormente a fôrma, o gel não entra em contato com a resina/manta que tu usará por que vai estar com desmoldante.

Dá mais uma lida e uma olhada no post do amigo aqui do forum que esta fazendo um trabalho estupendo de um plug de treinador, vai sair coisa boa dali.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Estive me perguntando se aquela laminada no plug não tinha alguma coisa a mais do que apenas aumentar a rigidez do mesmo, já que a maioria o faz de madeira com isopor enxertado. Essa "coisa" a mais na minha cabeça poderia ser um possível aumento de afinidade do plug com o fundo/massa usada para o acabamento, para que depois não houvesse chances destes materiais se soltarem do plug e grudassem no molde.

Estou retratando meus trabalhos para fazer um post depois, ainda não fiz pois estou meio sem tempo para editar, organizar e postar as coisas que tenho guardadas.

Tenho acompanhado a construção do treinador que mencionaste, mas não se trata da mesma forma de construção do plug.

Pensando bem acredito não haver problema em começar o acabamento do plug sem laminar já que o meu é todo em madeira.

A dúvida que fica em aberto ainda é sóbra a utilização da massa no lugar da resina + micro baloon para aliviar as quinas
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Plug e molde, dúvidas

Mensagem por Raketrinike »

Amigo acabei ontem meu molde em resina poliéster.. Dica nas quinas do plug use massa poliéster se quiser pode adicionar carga usei talco e aerosil. Se puder laminar o plug melhor pois se não laminar onde tiver massa corre grande risco dela ficar grudada no molde.. E depois é tenso pra tirar.. Abraço.
Responder