Como construir asa de isopor com baioneta?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Como construir asa de isopor com baioneta?

Mensagem por lucioneto »

Pessoal, após árdua pesquisa pelo fórum, não encontrei tópico sobre como construir uma asa baionetada... se alguem puder me ajudar, com foto ilustrativa agradeço muito.

Minha principal dúvida é de como fazer a caverna na asa PERFEITAMENTE RETA, e também que materiais usar, enfim.. conto com a ajuda dos colegas.

Desde já agradeço aos que puderem ajudar.
Lúcio Neto
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

Bom dia Lucio,

Eu uso um tubo de fenolite embutido na asa, com um apoio de compensado na extremidade oposta à nervura central, com as pontas do tubo inseridas no compensado.

Escavo o isopor para encaixar o apoio de compensado e o tubo de fenolite, depois encaixo o apoio na asa, com cola, epoxi, colo a nervura central, já com o furo para o tubo feito, depois é só inserir o tubo de fenolite através da nervura ate encaixar no apoio de compensado la no meio da asa, passo cola em branca no tubo e uso tiras de isopor para tampar o recorte que foi feito para o tubo.

Ai é so colocar as varetas de fibra para reforço ao longo da asa toda.

Depois da cura da cola, é so cortar as sobras de isopor e lixar para dar o acabamento.

Fiz um desenho no paint, para ilustrar.

Se alguem tiver sugestões que facilitem e melhorem o processo, postem aí...

Espero que ajude.
Anexos
Asa baioneta.jpg
Asa baioneta.jpg (12.22 KiB) Exibido 4049 vezes
ADELFHI !!!
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

Mensagem por lucioneto »

muito obrigado amigo Paulo... vou tentar desta forma... como vc "escavou" as asas para ficarem exatamente reto o buraco?
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Eu usei esse mesmo processo numa zagi baionetada.
Para fazer o furo, usei um tubo de latão que tinha aqui.
A minha zagi já tinha um reforço de compensado 1/64 no perfil da raiz com os furos para passagem das baionetas (uso duas).
Para fazer o furo alinhado, apoiei o painel da asa numa mesa e encaixei a ponta do tubo afiado no furo do compensado.
Medi a altura da mesa até a parte de baixo do tubo e fiz um calço de referencia na mesma altura.
Esse calço foi usado para apoiar o tubo e manter o alinhamento vertical de modo que eu não baixasse ou subisse demais a mão e o furo desviasse para cima ou para baixo.
Para manter o alinhamento vertical, usei um esquadro de acrílico de 90° como referencia de modo a evitar que eu desviasse o furo para a esquerda ou para a direita.
Tudo alinhado, foi só fazer o furo girando o tubo afiado.
Tive que tirar o tubo algumas vezes e afiar novamente pois latão não pega corte.
Sempre que puxava o tubo, o "macarrão" de isopor teimava em ficar dentro da asa.
Então medi a profundidade do furo e cortei com um estilete a ponta interna do macarrão de isopor que estava presa dentro da asa.
Foi só enfiar o tubo e puxar. Para tirar o macarrão de dentro do tubo usei uma vareta de fibra de vidro de 3mm.
Resultado: um furo perfeito, liso e alinhado de 27cm de profundidade por 6mm de diâmetro.
Como estou usando uma baioneta oca de fibra de vidro de 6mmx3mm vendida no ML, ela entrou justa no furo.
Não precisei nem reforçar o furo por dentro com outro tubo ou mangueira.
Tem gente que usa aquela mangueira de chuveirinho como reforço pro furo.
Não tenho como postar fotos pois estou no serviço agora, mas acho que a técnica ficou bem detalhada.
Se o furo não for muito profundo você vai ter que usar uns reforços de compensado ou balsa grossa como apoio pra baioneta, como descreveu o Paulo Mormello.
Isso evita que o isopor rasgue quando elas forem forçadas para cima durante a recuperação de um vôo em mergulho, por exemplo.
Boa sorte e bons vôos.
Junior
Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 6:46 pm
Localização: Divinópolis, MG

asa baionetada

Mensagem por John »

se me permitem, estes dias utilizei em duas asas tubos de 8mm de carbono e tubo de aluminio de antena, casaram perfeitamente um no outro. Utilizei o proprio tubo de aluminio para furar a asa, entrava 10cm e removia o isopor dentro do tubo, continuava perfurando e removendo ate chegar onde precisava. Foi no olho mas ficou perfeitamente reto. Ja em outra asa de 2,40mts utilizei duas chapas de isopor coladas levemente uma na outra pois nao dispunha de chapa de 8cm, entao foram duas de 5cm para cada metade da asa, 4 ao todo. Quando o perfil da asa ja estava cortado descolei as duas partes e cavei a vala para assentar o tubo de aluminio em uma asa e na outra, utilizando o tubo de carbono para deixar tudo retinho, depois de colado os tubos de aluminio no lugar reforcei com muita resina e colei as partes de cima e baixo novamente. Desculpe nao colocar fotos pois ja esta tudo pronto e nao tenho jeito para desenhar. Um abraco!
Se for filmar nao trema, se tremer, nao filme!!!
Responder