Como melhorar a aderência do isopor. Já tentei cola com água

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: 18 Out 2011 14:15
Localização: Recife - PE

Como melhorar a aderência do isopor. Já tentei cola com água

Mensagempor ricardovasc » 02 Nov 2014 15:01

Pessoal,

Eu havia dado um tempo no aeromodelismo, porém voltei a praticar faz pouco mais de um mês.

Eu tinha um aeromodelo estilo scout e uma zagi já prontos e estava voando com eles até fazer um pouso mal executado com o aero e ficar só com a zagi.

Como construir uma zagi é mais fácil e rápido, comprei placa de isopor para fazer 2 asinhas. Não tinha P3 e acabei comprando P5.
Nas duas zagis que cortei com este isopor estou tendo dificuldade em colar a fita transparente. Já passei a mistura de 50% cola mais 50% água, já pincelei só cola nas bordas e nada da fita colar.

Cheguei a terminar a entelagem de uma delas, porém ficou toda frouxa e acabei removendo.

Alguém tem ideia do que posso fazer para resolver este problema?

Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 368
Registrado em: 01 Fev 2010 11:02
Localização: São Paulo

Mensagempor roger_fci » 02 Nov 2014 15:25

Eu uso 50% cola isopor e 50% álcool,passo uma camada bem fina, deixo secar bem (em média 24 horas) depois entelo com vinil, para dar u bom acabamento uso um soprador d calor pra ativar a cola do vinil, depois d seco fica bem lisinho. Existe um adesivo em spray da 3m chamado d 77 q dizem q é mto bom tb, porém nunca tentei.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13477
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 02 Nov 2014 16:00

Eu não uso nada antes de colar o vinil, somente lavo bem tudo o que for entelado, pois isopor não tem problema de molhar, lavo com detergente e esponja de lavar louças com o lado verde atuando como lixa fina.
Por que isso?
Simples, a nossa pele tem uma oleosidade natural para proteger a pele e essa oleosidade, alguns tem mais e outro menos e os que tem mais oleosidade, de manusear as peças, deixam tudo oleoso com os resíduos de óleo da pele e a lavagem faz é tirar tudo isso e enquanto estamos lavando, estamos retirando a oleosidade superficial de nossa pele também e a superfície do isopor fica limpa.
Basta depois deixar secar e poder entelar de forma mais rápida e eficiente da cola do vinil.
É como fazer uma pintura automotiva, se tiver oleosidade onde será pintado, fica tudo uma porcaria.
A cola não é diferente da tinta nesse ponto, pois ambas necessitam ancorar em algo e a oleosidade não deixa nada ancorar em lugar nenhum.
Antes de entelar, lavar bem as mãos para retirar essa oleosidade natural da pele e não prejudicar tudo de novo.
Como vocês acham que fica a marca da digital de nossos dedos quando tocamos o vidro da janela?
Como vocês acham que o pó usado pela perícia policial gruda em nossas digitais?

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3049
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 65 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 02 Nov 2014 17:05

O isopor, quando cortado com fio quente, deixa a superfície muito lisa e isso dificulta a aderência dos filmes adesivos.
Lixe toda superfície com lixa fina e tente colar.
Eu uso aplicar duas demãos de verniz Sparlack a base de água para melhorar ainda mais a aderência.

Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: 18 Out 2011 14:15
Localização: Recife - PE

Mensagempor ricardovasc » 02 Nov 2014 21:31

Obrigado pelas dicas.

O spray da 3M um colega aqui do Recife já usou e realmente cola bem, mad também tem o preço elevado.

Como já dei praticamente duas demãos de cola, para estas zagis vou tentar lixar com uma lixa mais fina do que a que lixei um pouco para tirar umas pequenas falhas do corte. Depois ainda lavarei com detergente e bucha (eu havia levado só com água pra retirar os pós dr isopor).
Se eu adicionar a cola da 3M ou alguma outra o peso vai aumentar e não quero isso já que esta asa carregará bastante eletrônica por ser FPV.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13477
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 02 Nov 2014 21:43

cola pesa e quanto mais cola, mais peso.
Uma camada bem fininha pode não pesar muito, mas tudo que se coloca agrega peso.

Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: 18 Out 2011 14:15
Localização: Recife - PE

Mensagempor ricardovasc » 03 Nov 2014 19:17

Qual número da lixa devo usar?

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13477
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 03 Nov 2014 19:20

Eu uso lixa d'água 280, pois lixar com água evita aquela sujeirada toda de pó de isopor e não corre o risco de inalar o pó que é cancerígeno nas vias aéreas.
O pó do isopor é inalado e não é dissolvido tão facilmente, levando muitos anos para se decompor e geralmente antes disso, provoca alguma doença das vias aéreas ou até mesmo um câncer.

viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: 05 Fev 2014 19:43
Localização: sorocaba sp

Mensagempor viziadoq » 03 Nov 2014 19:34

pinta com tinta latex,pode ser branca,se for decorar com fita ou pode ser da co da propria fita exemplo um piper inteiro amarelo pinta antes com latex amarelo e depois entela com fita amarela ou pinta com latex da cor que quizer ,faixas logotipos ,letras ,nomes ai voce entela com fita transparente.

Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: 18 Out 2011 14:15
Localização: Recife - PE

Mensagempor ricardovasc » 03 Nov 2014 22:40

Eu tinha uma pedaço de lixa 360 e usei ela.

Testei com um pedaço de vinil e colou bem, dai troquei a fita pelo vinil e o resultado foi satisfatório.

Lixei usando máscara comprada em casa de construção. Conforme já havia lindo por aqui, molhei a máscara.
Espero não ter inalado nada.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13477
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 03 Nov 2014 22:50

[quote:4ef4347328="ricardovasc"]Eu tinha uma pedaço de lixa 360 e usei ela.

Testei com um pedaço de vinil e colou bem, dai troquei a fita pelo vinil e o resultado foi satisfatório.

Lixei usando máscara comprada em casa de construção. Conforme já havia lindo por aqui, molhei a máscara.
Espero não ter inalado nada.[/quote:4ef4347328]

Molhar a máscara embora tenha lógica de grudar melhor o pó, só atrapalha, pois dificulta a passagem de ar pelos poros do tecido e faz com que o ar entre pelas laterais da máscara levando pó junto.
Também espero que não tenha inalado nada.
O ar tem que fluir muito bem pelo tecido da máscara para que ela tenha o efeito desejado, se não, ela só reduz e não evita como deveria.
Em um fórum, seja lá qual for, tens que prestar muita atenção no que lê, pois tem muita coisa boa, mas também tem muita asneira.

Avatar do usuário
Anderson G. Rodrigues
membro
Mensagens: 53
Registrado em: 23 Set 2014 15:09
Localização: Santo Ângelo RS

Mensagempor Anderson G. Rodrigues » 05 Nov 2014 10:22

amigo, aplique o vinil evitando vinca-lo, pegue um ferro de passar, ponha dentro de uma meia, aqueça-o bem e passe sobre a superfície onde foi aplicado o vinil, fica perfeito. Abraço
Tucano T27..ainda mais raivoso que o Marco.

Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4347
Registrado em: 14 Dez 2006 12:59
Localização: SP - 35

Mensagempor Abib » 05 Nov 2014 11:03

[quote:f92146b5e8="Anderson G. Rodrigues"]amigo, aplique o vinil evitando vinca-lo, pegue um ferro de passar, ponha dentro de uma meia, aqueça-o bem e passe sobre a superfície onde foi aplicado o vinil, fica perfeito. Abraço[/quote:f92146b5e8]

Ferro de passar no isopor?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13477
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 05 Nov 2014 11:28

[quote:d999c02991="Abib"][quote:d999c02991="Anderson G. Rodrigues"]amigo, aplique o vinil evitando vinca-lo, pegue um ferro de passar, ponha dentro de uma meia, aqueça-o bem e passe sobre a superfície onde foi aplicado o vinil, fica perfeito. Abraço[/quote:d999c02991]

Ferro de passar no isopor?[/quote:d999c02991]

Eu já usei, mas tem que estar protegido com uma flanela ou uma camiseta de algodão e na temperatura mínima (seda) que fica ótimo.
Temperatura muito alta fica muito ruim pois danifica o isopor.

Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: 18 Out 2011 14:15
Localização: Recife - PE

Mensagempor ricardovasc » 05 Nov 2014 13:41

[quote:ba363ad1d2="LaercioLMB"][quote:ba363ad1d2="ricardovasc"]Eu tinha uma pedaço de lixa 360 e usei ela.

Testei com um pedaço de vinil e colou bem, dai troquei a fita pelo vinil e o resultado foi satisfatório.

Lixei usando máscara comprada em casa de construção. Conforme já havia lindo por aqui, molhei a máscara.
Espero não ter inalado nada.[/quote:ba363ad1d2]

Molhar a máscara embora tenha lógica de grudar melhor o pó, só atrapalha, pois dificulta a passagem de ar pelos poros do tecido e faz com que o ar entre pelas laterais da máscara levando pó junto.
Também espero que não tenha inalado nada.
O ar tem que fluir muito bem pelo tecido da máscara para que ela tenha o efeito desejado, se não, ela só reduz e não evita como deveria.
Em um fórum, seja lá qual for, tens que prestar muita atenção no que lê, pois tem muita coisa boa, mas também tem muita asneira.[/quote:ba363ad1d2]

Além de não ter molhado muito a máscara, ela tem um filtro e assim não tive problemas de respiração.
Na próxima vez não molharei a máscara.


Sobre o ferro de passar no isopor eu também já usei. Aplicava o vinil sobre as asas de isopor e usava um "ferro de viagem" que minha irmã tinha coberto com uma camiseta de algodão velha e na temperatura de baixa pra média (este ferro é pequeno e fraco).

Avatar do usuário
Anderson G. Rodrigues
membro
Mensagens: 53
Registrado em: 23 Set 2014 15:09
Localização: Santo Ângelo RS

Mensagempor Anderson G. Rodrigues » 05 Nov 2014 13:43

[quote:8150471e4e="LaercioLMB"][quote:8150471e4e="Abib"][quote:8150471e4e="Anderson G. Rodrigues"]amigo, aplique o vinil evitando vinca-lo, pegue um ferro de passar, ponha dentro de uma meia, aqueça-o bem e passe sobre a superfície onde foi aplicado o vinil, fica perfeito. Abraço[/quote:8150471e4e]

Ferro de passar no isopor?[/quote:8150471e4e]

Eu já usei, mas tem que estar protegido com uma flanela ou uma camiseta de algodão e na temperatura mínima (seda) que fica ótimo.
Temperatura muito alta fica muito ruim pois danifica o isopor.[/quote:8150471e4e]


sim, eu uso uma meia, no caso que não queime com o calor do ferro, e cuidar para passar e não deixar muito tempo sobre o isopor para não deformar, eu trabalho com designer, comunicação visual, envelopamento e por ai a fora, não indico soprador (um secado de cabelo porem muito mais potente) por que não vai deixar a superfície bem plana como com o ferro de passar, e com o calor bem distribuído do ferro na superfície o TAC (cola) do vinil vai aderir perfeitamente a superfície do isopor.
Tucano T27..ainda mais raivoso que o Marco.

Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: 15 Mai 2011 18:01
Localização: São Paulo

Mensagempor Neoconker » 05 Nov 2014 16:53

[quote:1b6a65ed51="ricardovasc"]
Como já dei praticamente [b:1b6a65ed51]duas demãos de cola[/b:1b6a65ed51], para estas zagis vou tentar lixar com uma lixa mais fina do que a que lixei um pouco para tirar umas pequenas falhas do corte. Depois ainda lavarei com detergente e bucha (eu havia levado só com água pra retirar os pós dr isopor).
Se eu adicionar a [b:1b6a65ed51]cola da 3M[/b:1b6a65ed51] ou alguma outra o peso vai aumentar e não quero isso já que esta asa carregará bastante eletrônica por ser FPV.[/quote:1b6a65ed51]

A cola 3M pesa muito menos que as 2 demãos de cola que você aplicou... é uma passada rápida do spray.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13477
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 05 Nov 2014 19:20

[quote:c7041a0c65="Anderson G. Rodrigues"]
sim, eu uso uma meia, no caso que não queime com o calor do ferro, e cuidar para passar e não deixar muito tempo sobre o isopor para não deformar, eu trabalho com designer, comunicação visual, envelopamento e por ai a fora, não indico soprador (um secado de cabelo porem muito mais potente) por que não vai deixar a superfície bem plana como com o ferro de passar, e com o calor bem distribuído do ferro na superfície o TAC (cola) do vinil vai aderir perfeitamente a superfície do isopor.[/quote:c7041a0c65]

De fato, eu detesto usar ar quente para entelar, não permite que o adesivo pegue como deveria, isso sem falar que ao aplicar ar quente, o vinil encolhe antes da hora, dificultando o acabamento final, já que foi encolhido antes com a retração térmica e ficar puxando com as mãos, acaba estragando a cola por causa dos dedos pegando na cola o tempo todo.
Eu prefiro sempre aplicar o vinil em tudo antes e depois ir aplicando o ferro de entelar (antes eu usava só o ferro de passar roupas da DAC) para ir ajustando o vinil, tirando as rugas que ficaram por descuido e fazendo a cola aderir mais com o calor.
Uso essa mesma técnica aplicada no vídeo abaixo e aprendi assistindo a esse vídeo, que são em 5 partes e que ajudam muito.
Balsa, depron, isopor, não importa, é a mesma coisa para entelar.

[yt]bR12a_2SvJA[/yt]

Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: 29 Nov 2006 18:46
Localização: Divinópolis, MG

Mensagempor John » 06 Nov 2014 10:10

Ricardo, construo aeros de isopor faz 10 anos, e ao meu ver, alem das otimas dicas que lhe foram repassadas eu acrescento:
-Lixar SEMPRE debaixo de agua e sabao, com lixa 150 e 300. Para nao fazer po e deixar um acabamento aveludado e sem poeira que, quando seco pega fita ou vinil facil facil.
-Comprar quando puder esponjas lixa Condor ou 3M para artesanato ou lanternagem pois facilitam o lixamento das superficies arredondadas sem deixar marca.
-Pintar com latex branco com pistola ou rolo, nunca pincel, diluido para infiltrar e nao pesar.
Passar ferrinho de entelagem ou de passar roupas protegido com tecido, em baixa temperatura.
-Se quiser, pintar direto com tinta acrilica ou tecido, sempre a base de agua.

Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Nov 2012 11:02
Localização: Joinville - SC

Mensagempor danx » 06 Nov 2014 13:16

Eu particularmente utilizo fita somente para fazer alguns detalhes, recomendo entelar com vinil, ao menos terá uma cor uniforme e sem dúvidas muito mais resistência... a fita além de ficar aquelas emendas fica mais frágil...

Além das dicas acima, se tiver de fácil acesso, recomendo o vinil da imprimax, de preferencia o colormax, só utilizo esse material para entelagem, comparado a fita ele é mais pesado, mas o dobro da resistência a pancada, algumas cores são mais chatinhas pra curvas e manter fixada...mas as cores básicas dessa marca tem uma ótima aderência depois de aquecida, mesmo aplicada diretamente no isopor...

Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: 18 Out 2011 14:15
Localização: Recife - PE

Mensagempor ricardovasc » 06 Nov 2014 14:40

[quote:71b9588796="John"]Ricardo, construo aeros de isopor faz 10 anos, e ao meu ver, alem das otimas dicas que lhe foram repassadas eu acrescento:
-Lixar SEMPRE debaixo de agua e sabao, com lixa 150 e 300. Para nao fazer po e deixar um acabamento aveludado e sem poeira que, quando seco pega fita ou vinil facil facil.
-Comprar quando puder esponjas lixa Condor ou 3M para artesanato ou lanternagem pois facilitam o lixamento das superficies arredondadas sem deixar marca.
-Pintar com latex branco com pistola ou rolo, nunca pincel, diluido para infiltrar e nao pesar.
Passar ferrinho de entelagem ou de passar roupas protegido com tecido, em baixa temperatura.
-Se quiser, pintar direto com tinta acrilica ou tecido, sempre a base de agua.[/quote:71b9588796]

Obrigado pelas dicas adicionais.

Quando fiz um tucano perfilado com placa de isopor de 40mm pintei com tinta de tecido Acrilex e ficou muito bom. Só tem que ter paciência pra deixar secar bem.

Vou procurar estas esponjas, pois não conhecia.

Qual o tipo apropriado de lixa pra utilizar com água? Já lixei algumas caixas de alumínio com lixa fina e água, mas o material "lixante" se descolava da lixa com facilidade e a lixa ficava sem utilidade rápido.
Seria as famosas lixas d'água?

Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: 18 Out 2011 14:15
Localização: Recife - PE

Mensagempor ricardovasc » 06 Nov 2014 14:43

[quote:c577a928b8="danx"]Eu particularmente utilizo fita somente para fazer alguns detalhes, recomendo entelar com vinil, ao menos terá uma cor uniforme e sem dúvidas muito mais resistência... a fita além de ficar aquelas emendas fica mais frágil...

Além das dicas acima, se tiver de fácil acesso, recomendo o vinil da imprimax, de preferencia o colormax, só utilizo esse material para entelagem, comparado a fita ele é mais pesado, mas o dobro da resistência a pancada, algumas cores são mais chatinhas pra curvas e manter fixada...mas as cores básicas dessa marca tem uma ótima aderência depois de aquecida, mesmo aplicada diretamente no isopor...[/quote:c577a928b8]

Sempre havia utilizado vinil para aeromodelos e fita para zagis, mas desta vez acabei me convencendo que o vinil se sai bem melhor.

Também prefiro o vinil da imprimax. O modelo colormax além de ótimo de trabalhar é mais barato do que os demais (pelo menos onde compro).

Mott
membro
Mensagens: 80
Registrado em: 15 Ago 2010 02:02
Localização: São Paulo, SP

Mensagempor Mott » 06 Nov 2014 15:47

Eu também já testei várias dicas que vi aqui no fórum (cola branca diluída, cola de isopor diluída...), mas uma que eu testei que gostei bastante foi usar a Cola Permanente da Acrilex http://www.bazarhorizonte.com.br/cola-permanente-acrilex-37g/00116/56/4472, sai menos de R$3,00 o potinho, e melhora muito a aderência da fita/vinil. Testei em isopor e depron, ambos com sucesso.

Você passa, espera secar por uns 15 minutos e após isso ela fica pegajosa, dando melhor aderência.

Teste e me diga se não vale a pena!

Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: 29 Nov 2006 18:46
Localização: Divinópolis, MG

Mensagempor John » 10 Nov 2014 23:05

Lixa d'agua. Esqueci de dizer


Voltar para “Dúvidas sobre construções ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes