Qual a diferença de virar o aero com o Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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Douglas Lenz
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Mensagem por Douglas Lenz »

Dandim e demais amigos

Gostaria de contribuir com o post com uma frase para reflexão.

Existem somente dois tipos de piloto no aeromodelismo, somente dois. Os que sabem usar leme e os que não sabem.

Quantas vezes vocês já viram na pista ou no clube aquele camarada que quebra no pouso ou na decolagem por que deu um stoll violento no modelo e diz

"não sei o que aconteceu! acho que perdeu sinal!!" e vai juntar os cacos.

Exatamente esta é a diferença do uso do leme, saber aplica-lo na hora certa salva aero da destruição total ou parcial.

O Laércio mostrou isso com brilhantemente no vídeo.

Vale lembrar que saber aplicar o leme de forma adequada te aumenta as possibilidades de voo em muitos locais por exemplo onde o pouso é curto e tem que se entrar para pouso com o aero glissado, ou numa situação de vento de través onde o uso do mesmo para corrigir o pouso é indispensável.

Claro que tudo isso que falei até agora estou tratando de POUSO, o ato de trazer o aeromodelo sob total e completo controle até o solo e pousa-lo onde TU quer que ele pouse. Diferente de muita coisa que a gente assiste por ai que é um ato de trazer o aero para próximo do solo e deixa-lo "pousar" como ele (o aero) quiser e como der ! hehe!
ferrabra
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Mensagem por ferrabra »

Em baixa velocidade o leme pode ser para fazer curva. A explicação é simples, a sustentação vem das asas, se você inclina a asa parte da sustentação é utilizada como força centrípeta para fazer a curva. Para equilibrar o peso usasse o profundor permitindo um aumento do ângulo de ataque, por conseguinte, a sustentação e o arrastro, sem contar os novos ajustes na inclinação e no motor. Quando lento isso pode levar ao stall, a redução de velocidade e ao que foi mostrado no vídeo acima. Quando se usa apenas o leme a aeronave derrapa de lado, a sustentação continua na vertical, mas parte do empuxo é utilizado como força centrípeta. Há um aumento de arrasto pois a curva não é coordenada o que aumenta a seção transversal da fuselagem para o fluxo de ar. Isso refuto a observação de que usando apenas leme não há amento de arrasto, ao contrario do uso do aileron.
Todavia em baixa velocidade a solução pode ser eficiente para pequenas correções. Para grandes curvas e velocidades maiores, o aileron com um pouco de correção de leme são a solução adequada.
Aliás quem voa com asas que possuem apenas elevons não dispõem deste recurso.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

No vídeo que postei, ao fazer curvas usando o leme, não está sendo usado apenas o leme, tem um conjunto de leme, ailerons e profundores, pois ao usar o leme, o avião tende a rolar para dentro da curva a picar (descer), sendo assim, utilizo os ailerons para manter o aeromodelo nivelado e os profundores para que ele não pique.
Há um conjunto de comandos a serem usados para que a curva saia bem feita e não somente o leme.
Por isso muita gente não quer aprender a usar o leme, acham difícil, tanto é que querem usar de mixagens no rádio para compensarem o que poderiam fazer com os próprios dedos.
Sou totalmente contra mixagens para quem está aprendendo, pois ao usar mixagens no rádio, nunca aprenderá a controlar realmente o aeromodelo.




Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga
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roberto.mazza
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Mensagem por roberto.mazza »

Eu uso o leme só no pouso e na decolagem. Durante o vôo, só uso o aileron e profundor. Faço assim porque gosto e acho mais legal. Vôo pra me divertir.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:f6eb6a7231="roberto.mazza"]Eu uso o leme só no pouso e na decolagem. Durante o vôo, só uso o aileron e profundor. Faço assim porque gosto e acho mais legal. Vôo pra me divertir.[/quote:f6eb6a7231]

Mas usa o leme e isso é o que importa.
Seja som,ente no pouso, seja somente na deco9lagem, seja somente em voo, sem em todos os momentos, não importa, o que importa é que o leme é usado.
Ao contrário de muitos que sequer fazem questão de aprender a usar o leme e se municiam de diversas alegações para não usar.





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Bazinga
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roberto.mazza
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Mensagem por roberto.mazza »

[quote:e39c2b1520="LaercioLMB"][quote:e39c2b1520="roberto.mazza"]Eu uso o leme só no pouso e na decolagem. Durante o vôo, só uso o aileron e profundor. Faço assim porque gosto e acho mais legal. Vôo pra me divertir.[/quote:e39c2b1520]

Mas usa o leme e isso é o que importa.
Seja som,ente no pouso, seja somente na deco9lagem, seja somente em voo, sem em todos os momentos, não importa, o que importa é que o leme é usado.
Ao contrário de muitos que sequer fazem questão de aprender a usar o leme e se municiam de diversas alegações para não usar.[/quote:e39c2b1520]
É isso aí!! :D :D :D :D
A primeira vez que pegarem um estol devido à guinada adversa em aproximação de pouso vão aprender a dar valor ao leme....
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
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Vitor Freitas
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Mensagem por Vitor Freitas »

Então, na aviação real, leme é uso para fazer a guinada, e o aileron para se fazer a rolagem.
Se não usa o Leme voce "derrapa" na curva, ou seja nunca conseguirá fazer 180 ou 360, no maximo sairá um oval. rs
Se quiser aprender a teoria de curvas da uma olhada nesse documento abaixo, é do aeroclube de Brasilia. Na Aproximação final, teoricamente, so se usa leme. Teoricamente, pois se tiver um vento cruzado (ou de través) terá que usar os ailerons se não sua asa irá bater no chão.

Ps: Em aeromodelos, por sua proporção ser menor, os ventos afetam mais os voos. :D

http://www.aeroclubedebrasilia.org.br/aulas/PPTVA06_-_Comandos_de_Voo_Voo_em_Curva.pdf

abrs.
atr72
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Mensagem por atr72 »

Aileron e leme são usados de forma coordenada, um ajuda o outro.
Na aviação real, curva só se faz com aileron, usando pedal pra compensar guinada e derrapagem, mantendo a bolinha (turn and bank) centrados.
Vários modelos tem Yaw Dumper, que corrige a curva sozinho no leme. Ou seja, curvas no aileron, yaw dumper corrigindo a curva com o leme.

Com vento forte, sempre peço pra desligar o yaw dumper, prefiro vir com asa mais baixa (Do vento) e leme contrário, de modo a não deixar caranguejar na final. Outra técnica também usada e também correta, é deixar o avião caranguejar, corrigindo na hora do toque na pista a fim de evitar que o avião toque torto.

Aviões menores, como paulistinha, usa muito o leme. Num pouso, baixa a asa do vento e pedal contrário, se não fizer isso, o avião encara o vento e sai da pista mesmo.
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Em resumo, o 12° mandamento diz: "Aprenderás a usar o leme".
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Indiana Junior
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Mensagem por Indiana Junior »

esse é um assunto que nunca vai ter fim, tem que gosta de leme e tem que nao sabe usar, rss mas tb sou da opiniao que curva se faz com leme, o aileron tb pode ser usado, faz uma curva muito mais rapida numa manobra arrojada, eu uso leme de uma forma geral ,quando eu ensino os primeiros passos forço o cara a aprender usar o leme mas tem mt gente que me critica por isso que fala que curva é com aileron, ai qd o sujeito vai pra pouso com um vento meio cruzado, ele tenta acertar com aileron rss e claro o lindo modelo vira estrela tao bonito, rss
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