Qual a diferença de virar o aero com o Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
atr72
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Mensagem por atr72 »

[quote:606638c086="Indiana Junior"]esse é um assunto que nunca vai ter fim, tem que gosta de leme e tem que nao sabe usar, rss mas tb sou da opiniao que curva se faz com leme, o aileron tb pode ser usado, faz uma curva muito mais rapida numa manobra arrojada, eu uso leme de uma forma geral ,quando eu ensino os primeiros passos forço o cara a aprender usar o leme mas tem mt gente que me critica por isso que fala que curva é com aileron, ai qd o sujeito vai pra pouso com um vento meio cruzado, ele tenta acertar com aileron rss e claro o lindo modelo vira estrela tao bonito, rss[/quote:606638c086]

Concordo com tudo, mas no fim das contas só há uma verdade, que é a leia da física é uma só.

Se entrar na curva só com aileron, faz a curva, derrapando. Se usar o leme, faz certinho, mas se usar leme demais, o avião glissa.

Se usar somente leme na curva, está acelerando um lado do avião e freando o outro. A asa que acelerou tem mais sustentação por causa do ganho de velocidade, logo ela levanta. Ou seja, está criando arrasto desnecessário, a física dá um jeito de ajustar as coisas equilibrando o conjunto.

Logo, o correto é uso de aileron e leme juntos, de forma coordenada. Essa é a única forma de não contrariar a aerodinâmica.
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Indiana Junior
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Mensagem por Indiana Junior »

entao, vc faz a curva com leme e profundor, vms deixar claro, so com leme nao da ne rss, mas nao querendo te contrariar mas ja contrariando, vc esta correto em partes, se vc estiver falando de um aero de asas sem diedro, e asa media ou baixa, talvez vc necessite de um pouquinho de aileron, mas se estivermos falando de um asa alta ou com algum diedro, ja sera desnessario, caso contrario um aero de 3 canais nao iria fazer a curva, como eu disse esse assunto nao tem fim e é cheio de controversas devido ao aprendizado inicial de cada um, o legal seria se pudessemos conversar sobre isso estando num campo de voo e cada um voar um pouco o mesmo aero e fazer suas conjecturas em pleno voo, legal ne, rss com certeza nao chegariamos a uma conclusao mas seria uma bela desculpa pra tomar varias cervejas durante o teste, abraço !!
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Negativo, o uso de ailerons sempre será necessário além do profundor para manter o aeromodelo nivelado, pois do contrário ele gira para dentro da curva.
Só não é necessário o uso de ailerons em aeromodelos cujo o diedro é bem acentuado e não dispõe de ailerons, pois nos modelos normais com ailerons, o diedro não é o suficiente para manter o voo nivelado.
No vídeo que eu postei logo no início, dá para ver claramente o uso dos ailerons para manter o aeromodelo nivelado, pois do contrário, as curvas não sairiam bem como aparecem no vídeo e olha que no vídeo é um Piper J3 asa alta.







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Bazinga
atr72
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Mensagem por atr72 »

Verdade meu caro, só com leme faz curva, só com aileron também.

Mas uma curva coordenada, não importa diedro, asa alta ou baixa, só usando coordenadamente os dois juntos, leme e aileron. Fato que asa alta precisa mais de leme do que um asa baixa, mas curva sem glissada ou derrapada, só coordenando os dois juntos.

Isso não sou eu que falo, são manuais e apostilas.
Ah, eu não falei profundor não... será que escrevi errado? Se em algum momento eu disse aileron e profundor, me perdoe, quis dizer leme e aileron!

Me refiro a avião real, embora a regra valha pra aeromodelos também, afinal são a mesma coisa em formato reduzido.

Como voce disse, muita gente com opinião diferente, mas até agora não vi um argumento baseado em aerodinâmica, apostilas e manuais dizendo que curva SÓ se faz com leme ou só se faz com aileron. Toda e qualquer situação sempre vai dizer que deve usar os dois em conjunto, coordenadamente.

1 - Usando aileron + leme:

a) Muito leme, pouco aileron: Avião glissa
b) Muito aileron, pouco leme: Avião derrapa
c) Aileron e leme na medida certa: Curva coordenada

2 - Usando só aileron:

a) avião inicialmente guina para o sentido contrário a curva, mas tende a voltar a coordenação correta. Ou seja, começa torto, termina perfeito. Na hora de sair da curva, ele guina pro outro lado (mas o avião está inclinado), voltando a se acertar como da primeira vez.

3 - Usando só leme: O avião guina pro lado usado no leme, uma asa acelera e a outra desacelera, gerando diferencial de sustentação, fazendo com que a asa que acelerou (lado contrário da curva) se levante. No fim, com leme centrado e avião inclinado, a curva fica perfeita.


Asa alta e com diedro tende a voltar a inclinação original, sem diedro nem tanto.

Putz, isso é um assunto de estabilidade que demoraria seculos pra descrever.
atr72
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Mensagem por atr72 »

Bom, sei lá... já discuti muito no passado e só da stress. Voo em linha aérea (ja voei asa baixa, hoje voo asa alta, mais especificamente um ATR-72, alias que deu origem ao meu nome aqui no fórum). Nunca vi, nem nunca vou ver alguém fazendo uma curva com pedal. SEMPRE aileron, o pedal acompanha pra coordenar. Na prática, o ATR tem yaw dumper e compensador automático de leme (coisa que a serie 500 ou menos do atr nao tem, o compensador automático de leme somente na série 600). Isso quer dizer, que inicia a curva com aileron e o avião se encarrega de compensar e manter coordenado no leme.
Pedal (leme) só em aproximação ou corrida de decolagem)

Não to dizendo que não se usa leme, to dizendo que o avião usa o leme sozinho. Apenas começamos a curva com aileron, sempre e em qualquer avião)

Apos ligar o piloto automático, se ajustar o heading por exemplo 90 graus a direita, o manche vira pra direita. O Atr não é nem hidraulico nem fly by wire, é por cabos mesmo... controla diretamente a superficie de comando, no caso os ailerons.

Como eu disse... desafio qualquer um a me mostrar um único manual de teoria de voo dizendo que curva se faz somente com leme ou somente com aileron. Qualquer um vai dizer que tem que usar os dois juntos
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Será que Piper J3 ou PA18, ou um Paulistinha ou até mesmo um Aero Boero tem yaw dumper.

Muitos aviões atualmente n ainda não tem yaw dumper seja por qual motivo for.
Sendo assim, não dá para comparar um avião com tais recursos a um que não tem.









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Bazinga
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Douglas Lenz
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Mensagem por Douglas Lenz »

O assunto é longo e argumentos não faltarão. Inclusive como o lá de cima, "uso só aileron porque voo pra se divertir."

[b:df103d2bfc]Aviso aos iniciantes e aos que estão usando o fórum como fonte de informação e aprendizado.[/b:df103d2bfc]

O colega que escreveu isso está certo?

Sim, dentro da realidade DELE, como o aeromodelo DELE, sim, ele pode se dar ao luxo de só usar aileron e profundor em curvas.

Mas vale lembrar que existem aeromodelos que não permitem que as curvas sejam feitas somente com aileron entrando facilmente em stol de ponta de asa neste proceder. Alguns aeros acrobáticos tem esta caracteristica assim como alguns aeros "escala". Com estes aeros citados, esta curva sendo feita a baixa altura e velocidade é lenha na certa!

Acho importante salientar isso tendo em vista que muitos que estão iniciando hoje, com comentários errados podem jogar no lixo um futuro promissor dentro do aeromodelismo pegando vícios de má pilotagem. Um dia quando tiverem interesse em iniciar na acrobacia de precisão ou na 3D verão a falta que faz SABER usar o leme nas mais diversas situações de voo, inclusive no dorso.

Sem esquecer que grande parte das acrobacias da gama, seja ela qual for, só se dá com auxilio do leme no seu inicio ou no final da manobra.

Portanto, acho importante alertar você gurizão que está iniciando agora e tem grande potencial que não se iluda, com comentários como este.

LEME existe e é para ser usado! Não só no pouso ou decolagem bem como no voo todo. Quem usa leme num treinador, desenvolve este comando naturalmente na cabeça, e quando estiver com um aero de comportamento arrisco se safará bem das situações que ele apresente com o uso natural do leme.
atr72
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Mensagem por atr72 »

[quote:94301cfcdc="LaercioLMB"]Será que Piper J3 ou PA18, ou um Paulistinha ou até mesmo um Aero Boero tem yaw dumper.

Muitos aviões atualmente n ainda não tem yaw dumper seja por qual motivo for.
Sendo assim, não dá para comparar um avião com tais recursos a um que não tem.[/quote:94301cfcdc]

Já voei muito paulistinha... Também aeroboero. Esses usam e muito o leme. Mas como eu disse... Coordenado com aileron 😃😃😃😃
atr72
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Mensagem por atr72 »

Douglas não sei se direcionou a mim seu post mas vesti a carapuça.

Em momento algum eu disse pra não usar o leme. Pelo contrário. É pra usar sempre de forma coordenada com aileron. Sempre! Em qualquer momento. Decolagem pouso curvas, todo o voo.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:10ec5c89de="atr72"][quote:10ec5c89de="LaercioLMB"]Será que Piper J3 ou PA18, ou um Paulistinha ou até mesmo um Aero Boero tem yaw dumper.

Muitos aviões atualmente n ainda não tem yaw dumper seja por qual motivo for.
Sendo assim, não dá para comparar um avião com tais recursos a um que não tem.[/quote:10ec5c89de]

Já voei muito paulistinha... Também aeroboero. Esses usam e muito o leme. Mas como eu disse... Coordenado com aileron 😃😃😃😃[/quote:10ec5c89de]


Então, é como eu disse antes que o uso do leme é coordenado com os ailerons e inclusive o profundor no aeromodelos.
Por isso eu fiz questão de frisar o yaw dumper quando você o citou, pois os aeromodelos não tem esse dispositivo e nesse caso, tal comparação não ajudou muito.
Mencionei isso para que os leigos que por ventura lessem esse tópico, não saíssem a procura desse yaw dumper para instalar nos aeromodelos.




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Bazinga
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