Qual a diferença de virar o aero com o Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
dandim2001
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 9:17 am
Localização: Belo horizonte - MG

Qual a diferença de virar o aero com o Aileron ou leme?

Mensagem por dandim2001 »

estou praticando no simulador e gostaria de saber qual a maneira correta de virar o modelo, se com o Aileron ou com o Leme.
desde já agradeço!
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Quando eu estou fazendo voo escala, eu utilizo dois. O voo fica mais bonito, você não precisa rolar demais o aeromodelo para completar a volta. Quando eu faço um voo sport, eu utilizo o leme algumas vezes e outras vezes não, pois estou preocupado apenas em fazer a volta/curva, e não em um voo bonito.

Uma situação que você vai usar muito o leme é na hora de pousos e decolagens. Ajuda muito, você não precisa rolar o aeromodelo para fazer pequenas correções durante esses procedimentos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Faz sim toda uma diferença usar o leme ou não usar.
Em velocidade maiores, os ailerons se saem muito bem ao fazer as curvas, mas em baixas velocidades , principalmente em aproximações para o pouso, o leme se torna indispensável.
Fiz um vídeo no simulador usando um Piper J3 para demonstrar bem essa diferença do uso do leme.
O vídeo é para um voo bem lento e o Piper J3 como todos sabem, é critico em curvas lentas por entrar facilmente em estol de ponta de asa, isso pelo uso dos ailerons ao invés do leme e pode-se notar que aos 1:13 do vídeo, inicio uma curva com os ailerons em baixa velocidade e o aeromodelo estola e mergulha, recupero rápido e tento novamente outra curva com os ailerons e o aeromodelo volta a estolar, mas eu o recupero rapidamente e logo em seguida faço uma curva com o leme em baixa velocidade e o aeromodelo faz a curva perfeitamente bem sem estolar.
O uso do leme é fundamental e quem diz que não precisa é por que não sabe pilotar.
Sinto muito falar dessa forma, mas se não sabe usar o leme, não tem o controle total sobre o aeromodelo e em determinadas situações o aeromodelo irá cair por falta de controle do piloto, não por problemas do ou com o aeromodelo.

[yt]xONVO88thcg[/yt]

Eu não sou um exímio piloto, longe de ser um acrobata que faz altas manobras radicais, mas sabemos que até as mais fabulosas acrobacias, necessitam do uso do leme e uma delas que é bem simples, é o voo de faca que se não usar o leme, não faz o voo em faca.
Se desejamos ter controle total sobre o aeromodelo e dizermos que somos pilotos, devemos dominar fazer curvas com o uso do leme.
Lógico que há exceções, como um aeromodelo pilon que é para velocidades altas e o uso do leme em velocidades altas se torna um pouco ineficaz, mas para o pouso, não importa se é um pilon ou um treinador, o uso do leme se faz necessário.

PS: Editado para corrigir erro de escrita.



Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Perfeito Laercio...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:626d816eba="bananabg"]Perfeito Laercio...[/quote:626d816eba]

Perfeito nada, no pouso ele quicou :D :D :D :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas viu a diferença em acelerar gradativamente na decolagem?
O aeromodelo não puxa para nenhum lado e decola sozinho, sem cabrar quando atinge a velocidade ideal e uma rampa bem leve, para que o aeromodelo alcance uma velocidade segura antes de iniciar uma curva ou qualquer manobra que seja.
Acelerar de supetão não tem aeromodelo que ande em linha reta e se cabrar antes da hora, não tem aeromodelo que não estole, salvo é claro aqueles com motores absurdos com empuxo muito maior do que o peso do aeromodelo, mas aí o aeromodelo não estará voando, somente sendo puxado por um motor.




Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

até onde eu entendo(me corrijam os experts engenheiros aeronáuticos de plantão) nenhum modelo, ou avião full ou qualquer coisa que você esteja voando, faz curva de aileron.
o aileron corrige o movimento axial .
quando você aplica APENAS aileron o modelo(vamos na nossa praia) apenas "tomba" a asa... o que faz ele "fazer a curva" neste caso é o profundor, que tem que ser usado em conjunto.
experimenta fazer uma curva de aileron sem cabrar e vai entender perfeitamente o conceito.
o comando natural para fazer curvas é o LEME de direção(olha... tá até no nome do comando....8) )
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

De fato Camacho, é uma combinação de ailerons e profundores, mas o uso do leme também se faz necessário a combinação de ailerons e profundores, pois do contrário, ao usar somente o leme, o aeromodelo rola e pica e temos que usar os ailerons para manter o aeromodelo nivelado e os profundores para o aeromodelo não picar.
Por esse motivo é que somente se fala curvas de leme ou de ailerons, não detalhando por completo tudo, mas que ao fazermos, se não usarmos esses comandos corretamente, o aeromodelo não irá fazer o que esperamos.
quando o aeromodelo tem um diedro acentuado, o uso dos ailerons se faz desnecessário, pois as próprias asas se encarregam de equilibrar o aeromodelo como no caso do Slow Stick.





Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

eu, modestamente, vejo curva apenas de aileron e profundor como uma gambiarra aerodinâmica... o modelo acaba freando na curva, sem falar que faz a curva com a cauda baixa, o que acaba ajudando a frear mais ainda... e sem falar que fica uma curva feia pra caramba... aprender a usar o leme é essencial pra quem quer voar além de bonito e escala, DIREITO.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:9d3bb5ec63="Camacho"]eu, modestamente, vejo curva apenas de aileron e profundor como uma gambiarra aerodinâmica... o modelo acaba freando na curva, sem falar que faz a curva com a cauda baixa, o que acaba ajudando a frear mais ainda... e sem falar que fica uma curva feia pra caramba... aprender a usar o leme é essencial pra quem quer voar além de bonito e escala, DIREITO.
ABRAÇOS[/quote:9d3bb5ec63]

Concordo.







Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga
dandim2001
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 9:17 am
Localização: Belo horizonte - MG

Mensagem por dandim2001 »

Valeu galera. vocês realmente entedem do assusnto!
Responder