Ineficiencia dos Ailerons ?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

Agora para quanto eu devo aumentar a corda de cada aileron ?

estou pensando em adicionar 2cm de corda deixando cada aileron com 41 x 5,5 cm

Errar faz parte quando se segue plantas de depron.

Ao menos ainda tenho os perfis em aluminio offset , rapidinho eu corto novos ailerons para a asa.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Calcule uma área que fique em torno de 14% da área da asa e pronto.

Eu já cometi esse erro ao seguir uma planta de um original para fazer um aeromodelo seguindo exatamente a escala e o aeromodelo ficou com pouca área de ailerons e ficou muito lento de rolagem.
Tive que aumentar a área dos ailerons para 14% e ficou ótimo, mas essa regra de 14% só vale para os ailerons de ponta de asa, os em toda a extensão da asa a coisa muda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:a254cc7728="LaercioLMB"]Calcule uma área que fique em torno de 14% da área da asa e pronto.

Eu já cometi esse erro ao seguir uma planta de um original para fazer um aeromodelo seguindo exatamente a escala e o aeromodelo ficou com pouca área de ailerons e ficou muito lento de rolagem.
Tive que aumentar a área dos ailerons para 14% e ficou ótimo, mas essa regra de 14% só vale para os ailerons de ponta de asa, os em toda a extensão da asa a coisa muda.[/quote:a254cc7728]

14% os 2 ou cada um ?
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

tanto faz né maniaco?!?!? kkkk se for das duas vc vai somar a área das duas asas e dos dois ailerons. Se não faz cada lado separadamente... 14% é uma proporção então não importa se vai calcular junto ou separado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:e02e17ead0="roddrigo"]tanto faz né maniaco?!?!? kkkk se for das duas vc vai somar a área das duas asas e dos dois ailerons. Se não faz cada lado separadamente... 14% é uma proporção então não importa se vai calcular junto ou separado.[/quote:e02e17ead0]

Exato.

Se calcular a área de somente uma semi asa, os 14% são para o aileron dessa semi asa e consequentemente o da outra também.
Se calcular a área de toda a asa, (as duas semi asas), os 14% serão da área dos dois ailerons juntos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder