MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por CONDOR 2 »

A perfeição de um voo legal e preciso vai da estrutura, do esmero e do conhecimento.

Mas para se divertir se compensa muita coisa , nem tudo é perfeito.

Não é tão difícil ser feliz.

Apenas mais complicado para quem preza pela perfeição.

Mininos.

Suas batatas estão quase prontas.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por LaercioLMB »

Essa regra que uso de 1 g para cada milímetro só é válida para a escala em torno de 1:8, que é a escala que a maioria hoje em dia faz um aeromodelo, variando entre 1:7 e 1:9.
Cessna 182 de 1200 mm de envergadura.
11000 : 1200 = 9,16 = 1:9,16

Piper J3 1200 mm de envergadura.
10740 : 1200 = 8,53 = 1:8,53

Cessna 182 de 1400 mm de envergadura.
11000 : 1400 = 7,85 = 1:7,85

Piper J3 de 1400 mm de envergadura.
10740 : 1400 = 7,67 = 1:7,67

Essas são as escalas mais utilizadas atualmente, mas se for para uma escala 1:6, 1:4 aí as coisas mudam mesmo, mas já teve gente aqui postando construções de modelos com mais de 2 metros de envergadura com peso pouco mais de 1000 g, se voou bem, ninguém sabe, pois nada mais foi comentado.


Para modelos indoor onde não tem a ação do vento já que estamos dentro de um ginásio e o espaço para voo é mais reduzido, necessitamos sim de velocidades baixíssimas e aí quanto mais leve, melhor, justamente para termos uma baixa velocidade de estol e com isso, poder voar bem devagar, mas não temos vento para atrapalhar, coisa que ao relento, teremos vento e todas as térmicas possíveis e aeromodelos muito leves ficarão sujeitos a todas essas interferências atmosféricas.
No momento estou construindo um bi plano de 936 mm de envergadura, na escala 1:8 e terá uma carga alar em torno de 12 g/dm². Note bem que por ser um bi plano, existem duas asas a serem contadas e somando envergaduras úteis, teremos pouco mais 1500 mm de envergadura.
Por que esse então é tão leve? Pois se destina a voos indoor e precisa de velocidade muito baixa e aí sim o fator peso é muito importante e quanto mais leve for, melhor, pois estará voando dentro de um ginásio sem a ação dos ventos e térmicas e se tiver uma térmica, será mínima se comparada as térmicas na rua.

Uso um Fokker E III com 1200 mm de envergadura e pesa 1125 g, pouco menos de 1 g por mm, mas a maioria faz aeromodelos de 1200 mm entre 450 g e 600 g. Voam?
Voam, mas são mais suscetíveis aos ventos.
Meu tempo de voo poderia ser em torno de 20 minutos se eu usasse um motor 2215/20 com hélice 9X5 e bateria 3S 2200 mA, mas devido a minha mania de detalhes em escala e o nariz do modelo ser grande, uso nele uma hélice GWS 12X6 HD com um motor TR3530 1100 e tenho em torno de 9 minutos de voo.
Esse pouco tempo é por causa do peso? Não, é por causa da hélice já que o nariz dele é de grande diâmetro e oferece muita resistência ao ar, ou seja, a aerodinâmica dele não ajuda, pois se o nariz fosse de menor diâmetro e me permitisse o uso de um spinner, diminuiria muito essa resistência ao ar e teria uma melhor penetração no ar e com isso, menor atrito que resultaria em um desempenho aerodinâmico melhor e uma hélice menor, um motor menor mantendo a mesma bateria que me aumentaria muito o tempo de voo só na aerodinâmica dele, sem alterar o peso final.
Só vejo uma coisa, aeromodelos muito suscetíveis aos ventos, exigem maior habilidade dos pilotos.
Para aqueles macacos velhos que estão acostumados com muitos tipos de modelos, isso não é problema, tiram de letra, mas para quem está iniciando, é uma dificuldade a mais no aprendizado.


O aeromodelo dele vai voar sim, tem baixa carga alar, o que me preocupa nele são somente os ventos, se pegar uma rajada de vento de través e coisas assim.
Não estamos voando dentro de um ginásio, estamos na rua diante todas as intempéries possíveis e inclusive chuva, pois já vi gente voando com chuviscos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabricio spindler
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Jun 13, 2013 1:15 pm
Localização: NOVO HAMBURGO (RS)

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por fabricio spindler »



Não tinha ainda nenhuma noção da força do motorzinho pois utilizava ele em aviões de no max 600gm...
bom... maior detales do aero : aero de 1 metro de comprimento , bateria 2200 , esc 20c , helice 9x6

agradeço o pessoal q respondeu , li tudo ! , abrs a todos , se tiverem algo a mais a suplementa só falar ! abrs !

vou voar hj e dizer como ficou
all right
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por CONDOR 2 »

HÉLICE 9X5 !

ESC DE 30 AMPERES.

Nhônho.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por LaercioLMB »

O perfil da sua asa até funciona, mas gera muito arrasto devido a turbulência de ar formada nos vincos da asa.
Um perfil tem que ser curvilíneo e não com cantos que por menos que sejam, geram muita turbulência.
Em que isso afeta?
Não gera uma sustentação como deveria e não oferece um bom planeio como poderia.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabricio spindler
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Jun 13, 2013 1:15 pm
Localização: NOVO HAMBURGO (RS)

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por fabricio spindler »

bom , fiz o voo , e pra minha surpresa o motor foi excelente , para meu tipo de voo, com os flas baixo chegava a decolar em 2 metros de pista e planava parado com motor desligado com o ventinho contra. Concordo o esc deveria ser 30c , a asa poderia tbm ter o perfil arredondado , faço um video do aero antes de decolar e planando na próxima pra tirarmos maiores conclusões , agradeço a experiencia dos demais e a leitura fantástica que tirei de experiencia , abrs pessoal
all right
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por LaercioLMB »

Motor 2822 1200 não pode passar de 18A, sendo assim, um ESC de 20A está mais do que bom, desde que seja um ESC razoável, pois se for um HK, REDBRICK da vida, aí sim tem que ser um de 30A.
Sobre o planeio, se foi bom, poderia ser melhor, só isso.
Não disse que não dava certo, só disse que poderia render mais e melhor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por CONDOR 2 »

fabricio spindler escreveu:bom , fiz o voo , e pra minha surpresa o motor foi excelente , para meu tipo de voo, com os flas baixo chegava a decolar em 2 metros de pista e planava parado com motor desligado com o ventinho contra. Concordo o esc deveria ser 30c , a asa poderia tbm ter o perfil arredondado , faço um video do aero antes de decolar e planando na próxima pra tirarmos maiores conclusões , agradeço a experiencia dos demais e a leitura fantástica que tirei de experiencia , abrs pessoal



Esse minino sabe muito.

Sangue bão.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por CONDOR 2 »

Mas muda a hélice que senão vou aí.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: MOTOR 2822 , peso aero 800g , será que sobe ?

Mensagem por John-Henrique »

fabricio spindler escreveu:[...] Concordo o esc deveria ser 30c , a asa poderia tbm ter o perfil arredondado [...]

ESC de 30c? Não vamos confundir, a grosso modo, baterias tem descarga (c) e ESC tem ampere (A)...

Em relação a asa ela poderia inclusive ser quadrada feito uma ripa, desde que longa feito uma tábua, ainda assim voaria, a questão seria apenas a força do motor e velocidade, mas... para ter melhor desempenho de voo, menor consumo de bateria (maior autonomia) e principalmente menos arrasto... aplica-se regras básicas de aerodinâmica, nas asas, popularmente conhecidas como 'perfil arredondado'. Quanto mais quadrado menos planeio, se plana quadrado imagina 'redondo'...

Obs.: Um monte de gente vai dar idéias aqui, e a maioria está tentando te dar criticas construtivas, dizendo como poderia ser melhor, o que nem sempre quer dizer que você tem que fazer daquele modo para funcionar. Afinal, voar até folha voa...
Responder