Cortador de isopor com fonte de notebook não esquenta o fio

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
NeimegMarques
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Ago 28, 2014 10:03 am
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Cortador de isopor com fonte de notebook não esquenta o fio

Mensagem por NeimegMarques »

Olá.
Fiz um cortador de isopor com a resistência de um chuveiro e o fio (esticado) não está esquentando, porém quando testo em uma parte da resistência que não estiquei ela esquenta a ponto de derreter o isopor com facilidade. Estou usando uma fonte de notebook (20v). Já testei com uma corda de violão (aço) e tbm não esquentou.
O que pode estar acontecendo?
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor com fonte de notebook não esquenta o fio

Mensagem por franciscotargino »

Rapaz vai ter que saber dimensionar o tamanho do fio,qual o tamanho do fio que ta usado,outra coisa é a fonte talvez a corrente e amperagem nao seja suficiente, no meu caso usei uma fonte de pc tive que colocar o fio no tamanho certo fui testanto até da certo,pois ficava sem esquetar,esquentava demais a ponto de partir o fio.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Cortador de isopor com fonte de notebook não esquenta o fio

Mensagem por John-Henrique »

Vai depender do tamanho do arame e da distancia entre a ponta ligada o positivo e a ponta com o negativo. Certa vez estava sem fonte e usei uma bateria 3s 11.1v 1800 mAh para aquecer o fio, cortei 2 asas zagi com um arame de resistência medindo uns 60 CM de comprimento.

Na bateria você precisa conectar um buzzer pra avisar quando a bateria estiver acabando igual você já deve fazer no aeromodelo quando vai voar.
Avatar do usuário
Corazza
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 7:13 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Re: Cortador de isopor com fonte de notebook não esquenta o fio

Mensagem por Corazza »

eu fiz um com fonte de cpu, e deixei pra fora somente um fio de 3,5V, outro de 5V e um de 12V. Fiz um arco com cerca de 30cm onde uso somente dá uma velocidade de corte razoavel com 5V, sem fritar o isopor ou fumaçar. Usei corda de violão

Olhe aqui alguns projetos

https://www.youtube.com/watch?v=HGgsSzDMCJg

Usei exatamente esse daqui, porem coloquei uma chave para ligar e desligar a fonte, e usei mordedores do tipo jacarezinho para prender e correr no fio:
https://www.youtube.com/watch?v=FYa3wx2T0i0

Dá pra usar arame de pesca tb. Vende em lojas de materiais de pesca esportiva. Tem bitola de 0,20, 0,30, até 0,70

Provavelmente seu arco não está esquentando o suficiente. Veja o 1º video

Só lembrando que o fio amarelo é 12V, Vermelho 5V e Laranja 3,5V.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor com fonte de notebook não esquenta o fio

Mensagem por franciscotargino »

Muito boa sua explicação Corazza,só lembrado usar um destes fios que falou com um preto negativo,no meu caso uso tou usado um amarelo e um preto,meu arco tem 90 cm,outra coisa o fio que uso encontrei em supermecado fio de varal,na minha cidade encontro um kit de 10 metros por 1,80 a 2,00 reais esse fio tem umas camadas igual a cabo de aço pra quem conhece,dependendo da voltagem que vai usar pode ater desenrolar e ai é fio que nao acaba mais.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor com fonte de notebook não esquenta o fio

Mensagem por LaercioLMB »

Não é qualquer arame que ser, tem que ser cromo níquel, por tanto, cabinhos de aço para varal não servem.
Um bom é aquele usado em cercas elétricas, aquele é cromo níquel, ideal para cortadores de isopor.
Não é por ser arame fininho que será uma boa resistência, depende do tipo de material que é feito e aço 1020 comum não serve e arames comuns é mais usado o aço 1010, pior ainda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor com fonte de notebook não esquenta o fio

Mensagem por franciscotargino »

No meu caso Laercio ta funcionando perfeitamente com fio de faral foi o melhor que encontrei pois fio de quitarra,violação arrebentava,e fio de níquel cromo na minha cidade la por 2030 talvez chegue,kkkkkkk,cerca eletrica eu acho que tem em umas duas casas,mas é o que falei anterior tive que por exatamente no tamanho certo,faleu.
HEBERTH OLIVEIRA
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Out 13, 2013 9:04 am
Localização: barbacena, minas gerais

Re: Cortador de isopor com fonte de notebook não esquenta o fio

Mensagem por HEBERTH OLIVEIRA »

alguém poderia me enviar o perfil de asa zagi 120mm ja no formato a4
Responder