avião bimotor contrarotativo tem que colocar dowtrust ??

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
julio cezar
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Nov 26, 2014 7:48 pm
Localização: mirai mg

avião bimotor contrarotativo tem que colocar dowtrust ??

Mensagem por julio cezar »

olá gente estou querendo montar um modelo bimotor , com motores contrarotativos , minha duvida é se precisa de dowtrust , não encontrei nada sobre isso .
alguem sabe ? ?
ugo ar
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qui Dez 04, 2014 1:45 pm
Localização: anápolis go

Re: avião bimotor contrarotativo tem que colocar dowtrust ??

Mensagem por ugo ar »

julio cezar escreveu:olá gente estou querendo montar um modelo bimotor , com motores contrarotativos , minha duvida é se precisa de dowtrust , não encontrei nada sobre isso .
alguem sabe ? ?

olá Julio, eu fiz um cl 415 com motores rodando iguais e sem dowtrust, ele tem 1,4 de envergadura, ele pediu um pequeno ajuste de trim para direita que quase não se nota, quanto ao dowtrust quando acelero tudo e desacelero tudo não há nenhuma alteração.
voar voar
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: avião bimotor contrarotativo tem que colocar dowtrust ??

Mensagem por alexcmag »

Depende do modelo.

Asa alta como disse o ugo ar não precisa de downthrust, os motores ficam no alto, acima da maior parte do arrasto e acima do CG, e não vão tender a subir o nariz quando se acelera. CL215/415 por sinal foi um dos modelos que fiz com comportamento mais neutro.

Se for um bimotor asa baixa já pode precisar de um pouco de downthrust para compensar a tendência a subir nariz quando se acelera, mas o quanto vai depender de vários fatores como formato da asa, posição do CG, etc.

Se o CG ficar bem baixo (pouco peso acima dos motores não há tendência de levantar nariz por momento de inércia, nem pelo arrasto das asas, mas dependendo do peso e arrasto do conjunto acima do motor (fuselagem e cauda) ainda pode haver tendência de subir demais o nariz.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
julio cezar
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Nov 26, 2014 7:48 pm
Localização: mirai mg

Re: avião bimotor contrarotativo tem que colocar dowtrust ??

Mensagem por julio cezar »

olá para todos
ugo ar e alexmag obrigado pelas respostas .
deixa explicar direito , é um mini slow stick que vai com o seguinte setup
02 motores 180 (blade cx 2 )
helices 5x3 gws
bat 2s 800 ma
3em1 da eflyte (blade cx 2 ) , rx , giro e esc
70 cm envergadura
17 cm corda.
pretendo usar o giro e deixar o leme fixo , será que funciona ? devo usar os motores pucher ou tractor ?
Responder