olá gente estou querendo montar um modelo bimotor , com motores contrarotativos , minha duvida é se precisa de dowtrust , não encontrei nada sobre isso .
alguem sabe ? ?
avião bimotor contrarotativo tem que colocar dowtrust ??
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Re: avião bimotor contrarotativo tem que colocar dowtrust ??
julio cezar escreveu:olá gente estou querendo montar um modelo bimotor , com motores contrarotativos , minha duvida é se precisa de dowtrust , não encontrei nada sobre isso .
alguem sabe ? ?
olá Julio, eu fiz um cl 415 com motores rodando iguais e sem dowtrust, ele tem 1,4 de envergadura, ele pediu um pequeno ajuste de trim para direita que quase não se nota, quanto ao dowtrust quando acelero tudo e desacelero tudo não há nenhuma alteração.
voar voar
- alexcmag
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Re: avião bimotor contrarotativo tem que colocar dowtrust ??
Depende do modelo.
Asa alta como disse o ugo ar não precisa de downthrust, os motores ficam no alto, acima da maior parte do arrasto e acima do CG, e não vão tender a subir o nariz quando se acelera. CL215/415 por sinal foi um dos modelos que fiz com comportamento mais neutro.
Se for um bimotor asa baixa já pode precisar de um pouco de downthrust para compensar a tendência a subir nariz quando se acelera, mas o quanto vai depender de vários fatores como formato da asa, posição do CG, etc.
Se o CG ficar bem baixo (pouco peso acima dos motores não há tendência de levantar nariz por momento de inércia, nem pelo arrasto das asas, mas dependendo do peso e arrasto do conjunto acima do motor (fuselagem e cauda) ainda pode haver tendência de subir demais o nariz.
Asa alta como disse o ugo ar não precisa de downthrust, os motores ficam no alto, acima da maior parte do arrasto e acima do CG, e não vão tender a subir o nariz quando se acelera. CL215/415 por sinal foi um dos modelos que fiz com comportamento mais neutro.
Se for um bimotor asa baixa já pode precisar de um pouco de downthrust para compensar a tendência a subir nariz quando se acelera, mas o quanto vai depender de vários fatores como formato da asa, posição do CG, etc.
Se o CG ficar bem baixo (pouco peso acima dos motores não há tendência de levantar nariz por momento de inércia, nem pelo arrasto das asas, mas dependendo do peso e arrasto do conjunto acima do motor (fuselagem e cauda) ainda pode haver tendência de subir demais o nariz.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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Re: avião bimotor contrarotativo tem que colocar dowtrust ??
olá para todos
ugo ar e alexmag obrigado pelas respostas .
deixa explicar direito , é um mini slow stick que vai com o seguinte setup
02 motores 180 (blade cx 2 )
helices 5x3 gws
bat 2s 800 ma
3em1 da eflyte (blade cx 2 ) , rx , giro e esc
70 cm envergadura
17 cm corda.
pretendo usar o giro e deixar o leme fixo , será que funciona ? devo usar os motores pucher ou tractor ?
ugo ar e alexmag obrigado pelas respostas .
deixa explicar direito , é um mini slow stick que vai com o seguinte setup
02 motores 180 (blade cx 2 )
helices 5x3 gws
bat 2s 800 ma
3em1 da eflyte (blade cx 2 ) , rx , giro e esc
70 cm envergadura
17 cm corda.
pretendo usar o giro e deixar o leme fixo , será que funciona ? devo usar os motores pucher ou tractor ?