Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por agflex »

E será que existe algum produto que podemos passar na madeira em torra ou depois de cortada mesmo no modo sem autoclave, para espantar os cupins ou fazer algum tratamento simples pra ela não apodrecer facilmente?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por LaercioLMB »

Em tora só por imersão, se não, não irá penetrar o suficiente na madeira e deixar a madeira imersa no produto um bom tempo e depois esperar mais um bom tempo para a madeira secar e poder ser cortada.
Um produto bom para tratar a madeira contra cupins e fungos é o PENTOX.
Passar produtos na madeira utilizando pinceis ou pistolas, nunca irá penetrar bem na madeira e logo a madeira estará desprotegida, somente por imersão é que se consegue tratar a madeira de forma confiável.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por thiagobarreto »

Como dizem por ai uma imagem vale mais que mil palavras! não é a forma mais econômica de fazer pois assim vc desperdiça mta madeira dependendo da espessura do disco. nas laminas mais finas (1mm, 1,5mm ) vc acaba perdendo uma pra cada unidade que vc corta.

para secagem e estoque vc pode cortá-las assim:
lembrado sempre de deixar os troncos um pouco maiores, note que as extremidades sempre vão rachar durante esse processo


depois que os troncos secarem, vc pode cortá-los em blocos de 7cm ou de 10cm e dessas vc vai tirar as chapas


Cortando as Chapas






Cortando as Varetas:

Repare nas bordas, por isso é importante cortar o tronco um pouco maior, pois essas áreas serão cortadas ao final

nessa última foto dá pra ver retirando as bordas rachadas


Deve existir outras formas melhores e que não desperdice tanta madeira. mas espero que sirva como exemplo.
abraço
Veni, vidi, viciei
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por agflex »

ahahahaha esse post ficou mil vezes melhor do que imaginava, já que foi meu primeiro post aqui. E obrigado pelas imagens Thiago!
Estou comprando balsa em uma loja on-line no momento, vou usar para ir construindo para nao ficar parado e já conversei com um marceneiro bom e amigo meu que ja se disponibilizou para cortar quando disponível a madeira.

Uma arvore deve dar algum aeromodelo hein :) Ou pé de avião como já vi aqui no forúm.
E continuo agradecendo a todos
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por thiagobarreto »

isso aí parceiro. dps vou procurar no celular o vídeo, eu filmei cortando.
abraço
Veni, vidi, viciei
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por agflex »

Opa faz isso sim, por favor :)
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por roberto.mazza »

Eu já vi usarem desengrosso para chapas mais finas. Gostei muito das fotos, realmente dá pra ter a perfeita noção de como fazer. Sempre tento fazer na serra de fita mas não consigo tirar chapas mais finas do que 2 mm., às vezes uns 2,5 mm, é o mais fino que consigo na serra. Tô pensando em comprar um desengrosso só por isso.
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como fazer chapas com tronco do pau de balsa?

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Agflex, a tempos atrás, como morava no interior e era dificil conseguir a madeira balsa para a construção de meus aeromodelos, andei fazendo chapas da madeira da "paineira", uma árvore muito comum no interior de Minas Gerais e que é muito parecida com a madeira balsa. O processo de preparo das toras, segundo me ensinou o dono da marcenaria que cortava a madeira pra mim, era o seguinte: após cortar as toras com mais ou menos 1,20 metro, ( 20 cm a mais para eliminar rachaduras nas pontas depois de seca), a madeira verde era amarrada em uma pedra e mergulhada em agua corrente em um riacho, por uns 30 dias, para expelir a seiva. A seguir, a madeira era retirada da água e colocada para secar na sombra e em local ventilado. Esse processo resultava em uma tora seca, leve e sem empeno. A seguir era cortado em serra circular de lâmina de 1,5mm, o que gerava uma perda de uma chapa para cada corte, dependendo da espessura da chapa. Como a paineira é uma árvore geralmente grande e a madeira era muito farta, ele me aconselhou passar um lado da chapa, na plaina, antes de serrar, o que deixava aquele lado da chapa totalmente liso e sem necessidade de lixa após a construção. Não sei se esse processo pode ser aplicado na madeira balsa, mas acredito que sim. De mais a mais, se a madeira for farta, como no meu caso, não custa tentar.
Quanto a proteção da madeira, eu pulverizava as chapas, depois de cortadas, com querosene, usando um pulverizador de plantas e guardava.
Responder