Duvida peso e eletronica

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
femeneguette
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Set 21, 2015 9:30 am
Localização: curitiba

Duvida peso e eletronica

Mensagem por femeneguette »

Saudações

terminei a minha primeira construção, planta do cessna 182 da hobbiebrasil.

Ficou com 1,10m de envergadura e o peso dele sem linkagem e sem o trem de pouso ficou em 280. Está muito pesado??? Acho que oque pesou o modelo foi a entelagem :(

Preciso de dicas para a eletronica, motor, hélice, servos, bateria, esc...

E estou na duvida do rádio, se compro um turnigy 9x ou um futaba t6exap ambos usados. Podem ajudar?
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por franciscotargino »

O futaba pelo que já li é mais confiável,quanto a eletronica acho que um motor 2822,esc 25a, e bateria 3s 1300 ,hélice 9x5 vai bem nele.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por LaercioLMB »

Motor 2822 é para modelos acima de 700g.
Consumo de um 2822 é de aproximadamente 18A
Bateria 1300 mA ou 1,3A.
18000 : 1300 = 13,84C
60 : 13,84 = 4,33 minutos de voo.
Será que vale a pena só 5 minutos de voo?
Um motor 2822 tem que funcionar com uma bateria de no mínimo 1600 mA e o ideal é em torno de 2000 mA.
Ah, mas se ela for de 30C ela aguenta.
Mas o tempo não irá mudar, continuará 5 minutos de voo.
Motor 2822 pesa 54g.

Motor Hextronic HXT 2730 1300 com hélice 7X4 consome em torno de 7A e pesa somente 24 g.
Bateria 1300 mA, seriam 7000 : 1300 = 5,38 C
60 : 5,38 = 11,15 minutos de voo.
Com um ESC de 12A que é mais leve do que um de 25A.


Mas como ambos os motores não serão usados a pleno o tempo todo, o 2822 poderá chegar a 8 minutos de voo e o 2730 poderá chegar a 16 minutos de voo.
Aeromodelo pequeno não vale a pena colocar um canhão de motor, não irá ganhar nada com isso, só perder.
Ahh, mas eu quero um motor para usar em outras coisas depois!!!!
Faça as outras coisas todas compatíveis com o motor, pois não existe um motor compatível com tudo, ou fica forte demais ou fraco demais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por alexcmag »

Sei não, Laércio

Se está com 280g vazio (sem lincagem e sem trem de pouso) o 2730 provavelmente será pouco.

Meu conjunto padrão de eletrônica para modelos assim pesa cerca de 250g, aí já iria para 530g:
4 servos = 40g
receptor=10g
motor=60g
Bateria 3S 1300mAh=120g
ESC=25g

Com trem de pouso e lincagem chega a uns 650g se usar um 2822 ou algo de tamanho semelhante

Se colocar o HXT2730 o peso diminui 30g de motor e 10g de ESC, ficaria em 600g. Tudo bem que dá uns 400g de empuxo estático que é mais que suficiente para voar, mas a hélice vai ficar bem pequena para o modelo, vai acabar ficando pouco eficiente.

O motor não precisa ficar o tempo todo na potência máxima, já cansei de usar 2822 ou outros motores semelhantes em modelos deste tamanho e peso e o tempo de voo fica bem mair, simplesmente pelo fato de que voa com 30% a 50% de motor.

Eu também tenho o hábito de usar o menor motor que posso e tentar manter leve, mas uma boa prática é o motor pesar cerca de 10% do peso total do modelo e a hélice ter diâmetro de uns 20% da envergadura para treinadores, para isto um 2822 ou semelhante com hélice 9x5 fica mais adequado.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por LaercioLMB »

Sei que você sabe muito mais que eu nisso Alex, não posso contestar, mas o que falei foi por que uso um 2730 em um Ugly Stick de 1200 mm de envergadura que pesa pronto para o voo, 480g e com uma bateria 3S 1000 mA.
O 2822 ficará com um tempo de voo muito curto e aeromodelos pequenos, cada grama a mais aumenta a velocidade de estol dele o que para iniciantes não é bom.
Quem já está acostumado a pilotar, não encontrará nenhuma dificuldade nisso, mas quem está aprendendo, quanto mais lento puder ser o voo do aeromodelo, melhor.
Note que o 2730 é de 1300 kV e o 2822 de 1200 KV, o que compensa a velocidade final dele para não faltar motor.
Mas se você acha que o 2822 é melhor nesse caso, não tenho como discordar do que você fala, só colocar a minha opinião sobre isso principalmente no tempo de voo.
Temos tido aeromodelos com menos de 10 minutos de voo, coisa que poderíamos com as configurações corretas e peso adequado, chegar facilmente a 30 minutos de voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por alexcmag »

A fuselagem dele tem bem mais área frontal que a sua, daí não ser muito simpatizante de hélice de 7 polegadas neste caso.

Se estivesse mais leve vazio poderia utilizar tudo mais leve, mas neste caso eu ainda recomendaria um motor com Kv menor para usar hélice de 9 polegadas, não de 7, por causa do formato da fuselagem.

A diferença nominal de peso de motor (39g-20g=19g) mais ESC (24g-13g=11g) é de apenas 40g, cerca de 7% do peso total, o que aumenta a velocidade de stall apenas 3%.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por LaercioLMB »

De fato Alex, o arrasto da fuselagem dele é bem maior mesmo, ainda mais se for quadradão como parece ser e nesse caso concordo com você sobre a hélice de 7 polegadas ser pequena.
O HXT 2730 1300 aceita no máximo uma hélice GWS 8X4, mas tem que ser GWS, pois se for APC, nem pensar e aí o consumo sobe de 7A para algo em torno de 9A
Atualmente estou montando um aeromodelo com o HXT 2730 1300 usando uma hélice GWS 10X4,7 e bateria 2S de 1000 mA
É um biplano de 936 mm de envergadura.
O consumo desse motor ficou na casa dos 8A, mas a velocidade máxima de 32 km/h.
Eu precisaria saber a corda e o peso aproximado pronto para poder ver qual é a velocidade segura para esse "cessna" e poder ver se esse conjunto supre a necessidade dele.
Mas, deixa ele usar o 2822 mesmo, mas que poderia ter mais tempo de voo, ah isso poderia sim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
joel4752
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Seg Jan 21, 2013 10:03 pm
Localização: Florianopolis-sc

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por joel4752 »

Minha opinião femeneguette...colocaria um turnigy 2830, esc de 30A, uma helice de 9x5, e uma bateria de 1500 mha...mas não coloca trem de pouso dai voce ganha no peso...e nem espere com esta configuraçao que indiquei que o aero suba tipo um foquete...nem pensar...somente voo normal...vai dar pra aprender a voar legal e ainda vai aproveitar a eletronica pra muitos aeros no futuro...da uma olhada nos videos...tem aero pesado e com trem de pouso e aero leve sem trem de pouso...abraço.

https://www.youtube.com/watch?v=4eDOZh_-25o

https://www.youtube.com/watch?v=_f0gUMUtQYI

https://www.youtube.com/watch?v=3TqOufWNzBM
"Devagar vamos aprendendo como tudo funciona."
Fabiobr45
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Jan 01, 2012 11:02 pm
Localização: Maringá

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por Fabiobr45 »

alexcmag escreveu:Sei não, Laércio

Se está com 280g vazio (sem lincagem e sem trem de pouso) o 2730 provavelmente será pouco.

Meu conjunto padrão de eletrônica para modelos assim pesa cerca de 250g, aí já iria para 530g:
4 servos = 40g
receptor=10g
motor=60g
Bateria 3S 1300mAh=120g
ESC=25g

Com trem de pouso e lincagem chega a uns 650g se usar um 2822 ou algo de tamanho semelhante

Se colocar o HXT2730 o peso diminui 30g de motor e 10g de ESC, ficaria em 600g. Tudo bem que dá uns 400g de empuxo estático que é mais que suficiente para voar, mas a hélice vai ficar bem pequena para o modelo, vai acabar ficando pouco eficiente.

O motor não precisa ficar o tempo todo na potência máxima, já cansei de usar 2822 ou outros motores semelhantes em modelos deste tamanho e peso e o tempo de voo fica bem mair, simplesmente pelo fato de que voa com 30% a 50% de motor.

Eu também tenho o hábito de usar o menor motor que posso e tentar manter leve, mas uma boa prática é o motor pesar cerca de 10% do peso total do modelo e a hélice ter diâmetro de uns 20% da envergadura para treinadores, para isto um 2822 ou semelhante com hélice 9x5 fica mais adequado.


---------------------------------------
Alex, obrigado pelas dicas, estou montando um CESSNA também da Hobbiebrasil e estou acompanhando o assunto,

Tem uma promoção no Banggood do seguinte:
http://www.banggood.com/EMAX-XA2212-820 ... 74648.html

Motor 2212 980KV ESC20A (se desse essa configuração iria comprar esse MOTOR e ESC)
Ou você indica comprar o 2822 1100 KV e ESC 30A como você citou ai emcima,

agora a dúvida, esse motor 2212 980KV aguentaria esse CESSNA?

Obrigado desde já, esse é meu primeiro aero que estou montando, tenho um PLANADOR e um TUCANO comprado só a titulo de referencia.

Abraços
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
MagreloBarrigudo
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Qui Jul 16, 2015 11:02 am
Localização: São Paulo

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por MagreloBarrigudo »

Caramba Fabiobr45, conseguiu uma discussão boa entre os mestres Alex e Laercio, discussão no sentido de trocar idéias não de briga.

Grande aula

Só tenho que agradecer...
Responder