Duvida peso e eletronica

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Fabiobr45
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Jan 01, 2012 11:02 pm
Localização: Maringá

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por Fabiobr45 »

MagreloBarrigudo escreveu:Caramba Fabiobr45, conseguiu uma discussão boa entre os mestres Alex e Laercio, discussão no sentido de trocar idéias não de briga.

Grande aula

Só tenho que agradecer...


-----------------------------------
Fala Magrelo, tudo joia?!

Rapaiz, entrei no tópico agora, foi eu não,,, kkkkkkkkkkkkkkk

sou apenas um espectador, pois comecei agora o Hobby.

Abraços
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
MagreloBarrigudo
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Qui Jul 16, 2015 11:02 am
Localização: São Paulo

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por MagreloBarrigudo »

Puuuuutz, vacilo...

Sorry man!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por alexcmag »

Fabiobr45 escreveu:
alexcmag escreveu:Sei não, Laércio

Se está com 280g vazio (sem lincagem e sem trem de pouso) o 2730 provavelmente será pouco.

Meu conjunto padrão de eletrônica para modelos assim pesa cerca de 250g, aí já iria para 530g:
4 servos = 40g
receptor=10g
motor=60g
Bateria 3S 1300mAh=120g
ESC=25g

Com trem de pouso e lincagem chega a uns 650g se usar um 2822 ou algo de tamanho semelhante

Se colocar o HXT2730 o peso diminui 30g de motor e 10g de ESC, ficaria em 600g. Tudo bem que dá uns 400g de empuxo estático que é mais que suficiente para voar, mas a hélice vai ficar bem pequena para o modelo, vai acabar ficando pouco eficiente.

O motor não precisa ficar o tempo todo na potência máxima, já cansei de usar 2822 ou outros motores semelhantes em modelos deste tamanho e peso e o tempo de voo fica bem mair, simplesmente pelo fato de que voa com 30% a 50% de motor.

Eu também tenho o hábito de usar o menor motor que posso e tentar manter leve, mas uma boa prática é o motor pesar cerca de 10% do peso total do modelo e a hélice ter diâmetro de uns 20% da envergadura para treinadores, para isto um 2822 ou semelhante com hélice 9x5 fica mais adequado.


---------------------------------------
Alex, obrigado pelas dicas, estou montando um CESSNA também da Hobbiebrasil e estou acompanhando o assunto,

Tem uma promoção no Banggood do seguinte:
http://www.banggood.com/EMAX-XA2212-820 ... 74648.html

Motor 2212 980KV ESC20A (se desse essa configuração iria comprar esse MOTOR e ESC)
Ou você indica comprar o 2822 1100 KV e ESC 30A como você citou ai emcima,

agora a dúvida, esse motor 2212 980KV aguentaria esse CESSNA?

Obrigado desde já, esse é meu primeiro aero que estou montando, tenho um PLANADOR e um TUCANO comprado só a titulo de referencia.

Abraços


É um bom conjunto, o motor é melhor que o CF2822 e o ESC é adequado e com um firmware eficiente.

Pode mandar ver no 980kv sim, ele terá tanto empuxo quanto velocidade suficientes para seu modelo com hélice 9x6.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Fabiobr45
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Jan 01, 2012 11:02 pm
Localização: Maringá

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por Fabiobr45 »

alexcmag escreveu:
Fabiobr45 escreveu:
alexcmag escreveu:Sei não, Laércio

Se está com 280g vazio (sem lincagem e sem trem de pouso) o 2730 provavelmente será pouco.

Meu conjunto padrão de eletrônica para modelos assim pesa cerca de 250g, aí já iria para 530g:
4 servos = 40g
receptor=10g
motor=60g
Bateria 3S 1300mAh=120g
ESC=25g

Com trem de pouso e lincagem chega a uns 650g se usar um 2822 ou algo de tamanho semelhante

Se colocar o HXT2730 o peso diminui 30g de motor e 10g de ESC, ficaria em 600g. Tudo bem que dá uns 400g de empuxo estático que é mais que suficiente para voar, mas a hélice vai ficar bem pequena para o modelo, vai acabar ficando pouco eficiente.

O motor não precisa ficar o tempo todo na potência máxima, já cansei de usar 2822 ou outros motores semelhantes em modelos deste tamanho e peso e o tempo de voo fica bem mair, simplesmente pelo fato de que voa com 30% a 50% de motor.

Eu também tenho o hábito de usar o menor motor que posso e tentar manter leve, mas uma boa prática é o motor pesar cerca de 10% do peso total do modelo e a hélice ter diâmetro de uns 20% da envergadura para treinadores, para isto um 2822 ou semelhante com hélice 9x5 fica mais adequado.


---------------------------------------
Alex, obrigado pelas dicas, estou montando um CESSNA também da Hobbiebrasil e estou acompanhando o assunto,

Tem uma promoção no Banggood do seguinte:
http://www.banggood.com/EMAX-XA2212-820 ... 74648.html

Motor 2212 980KV ESC20A (se desse essa configuração iria comprar esse MOTOR e ESC)
Ou você indica comprar o 2822 1100 KV e ESC 30A como você citou ai emcima,

agora a dúvida, esse motor 2212 980KV aguentaria esse CESSNA?

Obrigado desde já, esse é meu primeiro aero que estou montando, tenho um PLANADOR e um TUCANO comprado só a titulo de referencia.

Abraços


É um bom conjunto, o motor é melhor que o CF2822 e o ESC é adequado e com um firmware eficiente.

Pode mandar ver no 980kv sim, ele terá tanto empuxo quanto velocidade suficientes para seu modelo com hélice 9x6.


Alex,
Comprei ontem pela net o 2822, mas vou comprar esse kit que está em promoção então, talvez o 2822 eu deixe de reserva ou pra um IPANEMA que penso em montar logo em seguida, que acredito que deve ser o suficiente esse 2822 pro IPANEMA também né?

Mais uma coisa, a promoção do kit tem com esc 20a e 30a mudando centavos o preço, compensa pegar o esc de 30a nesse caso?
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por ricardovasc »

Esse kit da Banggood é focado para multi motores, os famosos drones, principalmente F450 ou F550. Claro que pode ser utilizado em aeromodelos, só não é o foco do kit.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por alexcmag »

Tanto o motor do kit quanto o 2822 consomem menos de 15A com hélice adequada a este modelo, portanto 20A são suficientes. Todavia, se o peso for o mesmo um ESC para maior corrente (dentro de limites razoáveis) trabalhará com maior margem de segurança e por ter menor resistência interna será mais eficiente,

Sendo assim, ESC de 25A ou 30A são boas opções, mas também voo com motores destes com ESC de 18A e 20A sem problema algum.

Quanto a ser para multimotor, na tabela de especificação já diz que pode ser usado para aeromodelos também, e os motores dedicados praticamente só a multirotores geralmente têm encaixe de hélice mais rente ao motor e fixação diferenciada.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Fabiobr45
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Jan 01, 2012 11:02 pm
Localização: Maringá

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por Fabiobr45 »

alexcmag escreveu:Tanto o motor do kit quanto o 2822 consomem menos de 15A com hélice adequada a este modelo, portanto 20A são suficientes. Todavia, se o peso for o mesmo um ESC para maior corrente (dentro de limites razoáveis) trabalhará com maior margem de segurança e por ter menor resistência interna será mais eficiente,

Sendo assim, ESC de 25A ou 30A são boas opções, mas também voo com motores destes com ESC de 18A e 20A sem problema algum.

Quanto a ser para multimotor, na tabela de especificação já diz que pode ser usado para aeromodelos também, e os motores dedicados praticamente só a multirotores geralmente têm encaixe de hélice mais rente ao motor e fixação diferenciada.


----------------------
Alex,

Valeu pela explicação,
Não está especificando os pesos do ESC de 20a e nem o de 30a no site, mas como os motores ainda tem sobra de potência, então vou pegar o de 30a mesmo. Tenho mania de exagerar nas coisas....

Abraços e obrigado
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Fabiobr45
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Jan 01, 2012 11:02 pm
Localização: Maringá

Re: Duvida peso e eletronica

Mensagem por Fabiobr45 »

Só a titulo de experiência,

Qual a diferença entre o 980kv e o 1400kv pra um CESSNA? O motor trabalharia com maior velocidade, e teria que colocar uma hélice menor pra voar bem, e claro teria mais consumo de bateria? Seria isso mesmo que entendi, pelo que andei lendo ?

Abraços e obrigado
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Responder