C 130 Hércules

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Marcio Santoro Souza
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Out 06, 2015 9:59 am
Localização: RJ

C 130 Hércules

Mensagem por Marcio Santoro Souza »

Estou montando um C 130 Hércules 1m por 1,50m fui orientado a usar 04 motores 2822 ou 2830, porém gostaria que ficasse o mais original possível, qual medida de helices deverei usar e qual modelo quadripás ou tripás e em qual motor?
ATT : MARCIO
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: AJUDA

Mensagem por rnjorge »

Procure fotos e informações sobre o Hércules. Veja a proporção entre o real e o que está fazendo. Determine o diâmetro das hélices. Nas fotos deve mostrar se são quadripás ou tripás. Veja se existem hélices deste tamanho no mercado. Sabendo o diâmetro das hélices e a relação entre o peso do modelo e potência (velocidade) necessária para que ele voe, conseguirá determinar qual motor precisa e qual passo das hélices.
Mas, grande parte dos modelos em escala usa uma hélice para as fotos (static display prop) e outra para efetivamente voar.
Ricardo Jorge
Etxe Berri
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Out 05, 2015 5:43 pm
Localização: Pres. Prudente-SP

Re: AJUDA

Mensagem por Etxe Berri »

Em várias imagens que eu vi as hélices são quadripá.
A envergadura do que você está fazendo é 1m ou 1,5m? Para mim tentar calcular qual o diâmetro da hélice.
Veja uma hélice:

Obs: Parece que as hélices dele são de passo variável.
"O caminho perfeito é difícil somente para aqueles que escolhem."
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: AJUDA

Mensagem por alexcmag »

Da página do C130 na Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_C-130_Hercules

Wingspan: 132 ft 7 in (40.4 m)
Propeller diameter: 13.5 ft (4.1 m)

Por regra de 3, diametro = 1,5m * 4,1m / 40,4m = 0,152m, 6 polegadas portanto

Aí vem um problema... até hoje só achei hélice quadripá de 9 a 12 polegadas, o que te deixa com três opções:
1) Comprar hélices APC quadripá 9x6 e diminuir o diâmetro, tomando o cuidado de arredondar as pontas e balancear;
2) Comprar hélices bipá 6x3 ou 6x4 e fazer encaixes nela, cavando a parte frotal do hub de uma e a parte traseira do hub da outra para que se encaixem, colar bem e reforçar, na época dos motores escovados vi um artigo em um site sobre um C160 montado assim, com motores 480 direct-drive se me lembro bem;
3) Aumentar a escala, construindo com 2,25m de envergadura para ficar na escala das hélices 9x6.

No caso de 6x4 nem 2822 nem 2830 seriam adequados. O Emax CF-2812 (mesmo tamanho do 2822 mas com Kv=1700rpm/V) ou algo semelhante provavelmente serviria mas teria que testar.

No caso de 9x6 provavelmente um EMAX BL2812-12 funcionaria.

Um problema de quadripás é que eles exigem bastante torque, o que pede motores com Kv menor, em ambos os exemplos acima seu pitch-speed ficaria meio baixo, uns 65km/h, portanto apesar de grande recomendo cuidado ao construir para não deixar muito pesado caso contrário ficará complicado para voar bem.

Como referência, 1,5m de envergadura é o que costumo fazer para aeromodelos com dois motores CF2822 ou semelhantes, geralmente ficando com 1,2kg AUW.

Com 4 motores a escala de 2,25m iria bem com 4 motores pouco maiores que eles, com uns 2,5kg AUW.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Etxe Berri
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Out 05, 2015 5:43 pm
Localização: Pres. Prudente-SP

Re: AJUDA

Mensagem por Etxe Berri »

Calculei o diâmetro da hélice também, o meu resultado deu o mesmo que o do Alex.
"O caminho perfeito é difícil somente para aqueles que escolhem."
Responder