Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
joel4752
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Seg Jan 21, 2013 10:03 pm
Localização: Florianopolis-sc

Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por joel4752 »

Bom dia pessoal...não sou iniciante no hobby...ja voo ha uns dois anos aeromodelos construidos por mim mesmo (todos eletricos)...gosto de voo docil, tipo escala...sem acrobacias...estou querendo construir um bi-motor mas estou com duvidas em relaçao ao sentido de rotaçao dos motores...queria saber se ha muita diferença no voo de um aero com ambos os motores girando no mesmo sentido e outro com os motores girando em sentidos opostos. Vou aguardar algumas sugestões e comentarios antes de tomar uma decisão. Obrigado. Segue um link de video pra voces se divertirem.

https://www.youtube.com/watch?v=t1LB8q05Z60
https://www.youtube.com/watch?v=iET3PJxBYAA
"Devagar vamos aprendendo como tudo funciona."
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por DELTA »

Na aviação geral temos o bimotor Sêneca de 06 lugares. Ele possui hélices contra-rotativas que elimina o efeito do torque do motor na decolagem. Se tiver condição de fazer assim creio que é uma boa dica.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por Gilberto »

Preciosismo, se você não tem problemas com o torque de um monomotor não terá com o bimotor.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por LaercioLMB »

Tem bi motores que tem hélices contra rotativas, tem outros que não tem, tem uns que cada motor gira para um lado diferente, tem outros que ambos giram para o mesmo lado.
Tem uns que os motores são inclinado para fora, outros somente um motor é inclinado para a direita.
Tudo vai depender do modelo e da aerodinâmica dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
joel4752
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Seg Jan 21, 2013 10:03 pm
Localização: Florianopolis-sc

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por joel4752 »

Laercio me fala da tua experiencia neste sentido...ja pilotou um bi-motor com os motores rodando no mesmo sentido ? ja pilotou um bi-motor com os motores rodando em sentidos opostos ? Qual a diferença ? Estou prestes a passar por esta experiencia...é claro que eu gostaria de não precisar comprar algumas helices invertidas só pra usar neste modelo...mas se for preciso...fazer o que ? Quando li a opinião do gilberto ja fiquei até contente..rsrsrs.
"Devagar vamos aprendendo como tudo funciona."
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por LaercioLMB »

Só pilotei com ambos os motores rodando para o mesmo lado, por tanto, não tenho como te dizer se faz diferença ou não, mas o que sei é que cada um rodando para um lado diferente, não precisará inclinar nenhum para lado nenhum, ficando somente a inclinação para cima ou para baixo conforme o posicionamento das asas.
Estou desenhando agora um P-38 e usarei motores com sentido inverso de rotação, já que temos hélices esquerda e direita, mas a hélice que girar para a esquerda, terá que ter porca e contra porca no eixo para evitar que a porca afrouxe e solte a hélice e para garantir harmonia, irei colocar porca e contra porca nos dois motores.
Se tivesse spiner com rosca esquerda e direita, não precisaríamos usar porca e contra porca na hélice
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por rnjorge »

Laércio:

P38??? Balsa??? Qual tamanho??? Precisa de cobaias???
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por LaercioLMB »

rnjorge escreveu:Laércio:

P38??? Balsa??? Qual tamanho??? Precisa de cobaias???


Faço todos os meus modelos na escala 1:8, assim tenho como comparar as proporções de cada um na vida real.
A princípio a ideia é fazer em balsa, mas já estive pensando algumas vezes em mudar para depron e o custo final da construção ser menos da metade do preço da balsa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por alexcmag »

Já pilotei vários multimotores de diversos tamanhos com hélices normais, e um com contrarotativas.

O torque de um bimotor não é tão grande quanto a maioria imagina. Ok que são dois motores, porém as hélices são menores que um monomotor equivalente.

Exemplos:
CL215 de 1,2m de envergadura com duas hélices 6x3
CL215 de 1,0m de envergadura com duas hélices 6x3
CL215 de 1,6m de envergadura com duas hélices 9x5
SeaDuck de 1,6m de envergadura com duas hélices 9x5
Martin Mars de 3,1m de envergadura com quatro hélices 10x6
Bimotor para FPV com 2m de envergadura e duas hélices 10x6 contrarotativas

Todos eles voaram totalmente macios. O de contrarotativas só senti que tem fica mais liso em ângulo de ataque muito alto, mas fora isto nada tão perceptível.

Os de hélice 6x3 voariam com hélice 9x5 por exemplo se fossem monomotores
Os de 9x5 provavelmente usariam uma 11x6 se fossem monomotores
Os de 10x6 provavelmente usariam 12x8 ou 13x8 se fossem monomotores
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
joel4752
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Seg Jan 21, 2013 10:03 pm
Localização: Florianopolis-sc

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por joel4752 »

Pelas opiniões parece que o sentido de rotação dos motores não vai ser um problema...agora se voces fossem dimensionar um DC-3 (bi-motor) a partir da eletronica que tem em mãos (2xEsc 30a, 2x Helice 8x6, 2x2822/17, 1xlipo 1500mha) daria pra chegar a que tamanho e peso...mais ou menos ?
"Devagar vamos aprendendo como tudo funciona."
Responder