Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
joel4752
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Seg Jan 21, 2013 10:03 pm
Localização: Florianopolis-sc

Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por joel4752 »

Bom dia pessoal...não sou iniciante no hobby...ja voo ha uns dois anos aeromodelos construidos por mim mesmo (todos eletricos)...gosto de voo docil, tipo escala...sem acrobacias...estou querendo construir um bi-motor mas estou com duvidas em relaçao ao sentido de rotaçao dos motores...queria saber se ha muita diferença no voo de um aero com ambos os motores girando no mesmo sentido e outro com os motores girando em sentidos opostos. Vou aguardar algumas sugestões e comentarios antes de tomar uma decisão. Obrigado. Segue um link de video pra voces se divertirem.

https://www.youtube.com/watch?v=t1LB8q05Z60
https://www.youtube.com/watch?v=iET3PJxBYAA
"Devagar vamos aprendendo como tudo funciona."
DELTA
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 9:57 pm
Localização: JABORANDI SP

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por DELTA »

Na aviação geral temos o bimotor Sêneca de 06 lugares. Ele possui hélices contra-rotativas que elimina o efeito do torque do motor na decolagem. Se tiver condição de fazer assim creio que é uma boa dica.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: Bi-Motor - Duvida no sentido de rotaçao do motor.

Mensagem por Gilberto »

Preciosismo, se você não tem problemas com o torque de um monomotor não terá com o bimotor.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847