Verificação do CG

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Verificação do CG

Mensagem por rnjorge »

Laércio:

E com as informações fornecidas no primeiro post ("O vendedor do kit (isopor) me informa que o CG é a 8,4cm do bordo de ataque") como faria, na prática, para verificar se o CG está no ponto correto ou não?
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Verificação do CG

Mensagem por LaercioLMB »

Indiana Junior escreveu:Discordo quanto a cg meio caidinho, ou nariz meio caidinho, pelamordedeus, imagina o pessoal da NASA construindo o Columbia e os engenheiros discutindo, e ai jhon deixa o bico da columbia mais caído ou ta bom? Num da ne, o cg sempre deixa o aero reto, zerado o que tem sim é, cg a 33%, ou a 30% ou a 25%, cada modelo e em cada situaçao de voo tem um cg mais adequado indo de 50% ate 10 ou 15%, segundo os modelos q eu já vi.



Um exemplo.
Ajusta o CG de um aeromodelo glow com o tanque vazio, deixa ele 100% nivelado e pronto, CG ajustado, mas quando enche o tanque como fica?
Nariz para baixo e a medida que o combustível vai acabando, o equilíbrio vai voltando ao zero.
Agora ajuste o CG com o tanque cheio e a medida que o combustível vai acabando, a cauda vai ficando mais pesada e tente voar com peso de cauda, principalmente pousar assim.
É ruim de decolar e voar com o aeromodelo estando com o tanque cheio?
Acho que não preciso dizer mais nada, já deve dar para entender a situação.



rnjorge escreveu:Laércio:

E com as informações fornecidas no primeiro post ("O vendedor do kit (isopor) me informa que o CG é a 8,4cm do bordo de ataque") como faria, na prática, para verificar se o CG está no ponto correto ou não?



Eu procuraria ver a corda média da asa caso ela não seja retangular e a partir daí, dependendo do aeromodelo, começar o ajuste com os 33% deixando o nariz caído como se o aeromodelo estivesse com o tanque cheio.
Como dependendo do modelo?
É por que os 33% da corda são para os aeromodelos que tem as medidas padrão, ou seja, fuselagem a 75% da corda, bordo de ataque da asa a mesma medida da corda até a hélice e assim por diante.
Se o nariz é curto demais ou a cauda longa demais, tem que ir calculando de outra forma, mas normalmente é nariz curto demais o Cg tem que começar a 25%.
Eu no caso tenho um aeromodelo com asa retangular que o CG dele está a em torno de 26% da corda, pois o nariz dele é muito curto e tive que agregar uns 120g de lastro no nariz para ajustar o CG.


Agora, se o vendedor que constrói voa os aeromodelos dele, certamente ele já deve ter encontrado o melhor ponto de equilíbrio e é essa informação que ele passa para quem compra os aeromodelos dele.
Se na planta se lê a medida a partir da suposta raiz da asa, já que no desenho estamos vendo uma vista em 2D, então se deve seguir o que a planta mostra, mas não significa que a medida tenha sido feita a partir da raiz da asa, somente no desenho em 2D, a vista que temos do CG pode ser medido a partir da raiz da asa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Verificação do CG

Mensagem por Indiana Junior »

Concordo laercio, desse ponto de vista VC ta certo e EU Tb, pq?
Pq foi o q EU falei, meio caidinho nao é medida, então VC estabelece pro teu aero a combustivel, um cg mimimo e um max ou seja ele voa com um cg entre 30% e 25%, porem existem numeros , Claro q pela experiencia com teu aero VC poe na ponta do dedo e ja save porem pra falarmos de uma forma tecnica e este é um forum tecnico, nos falamos usando numeros para comparativos mesmo q sejam numeros gerais, porem vc consegue passar a alguem algo mais exato, caidinho ou mais em pezinho jhon? Jhon??? Cambio, na escuta?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Verificação do CG

Mensagem por LaercioLMB »

Indiana Junior escreveu:Concordo laercio, desse ponto de vista VC ta certo e EU Tb, pq?
Pq foi o q EU falei, meio caidinho nao é medida, então VC estabelece pro teu aero a combustivel, um cg mimimo e um max ou seja ele voa com um cg entre 30% e 25%, porem existem numeros , Claro q pela experiencia com teu aero VC poe na ponta do dedo e ja save porem pra falarmos de uma forma tecnica e este é um forum tecnico, nos falamos usando numeros para comparativos mesmo q sejam numeros gerais, porem vc consegue passar a alguem algo mais exato, caidinho ou mais em pezinho jhon? Jhon??? Cambio, na escuta?



Nesse ponto de vista também concordo contigo.
É ou não é, meio termo é sinônimo de gambiarra kkkkkkkkkkkkkk
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Re: Verificação do CG

Mensagem por kmargos »

Eu descobri esse site... http://adamone.rchomepage.com/cg2_calc.htm


Eu costumo fazer o seguinte, calculo através desse site o CG a 25% e depois na pratica a meio motor o avião tem que voar reto contra o vento, tirando o motor o avião não pode picar rapidamente tem que ir descendo gradativamente.


O site abaixo é mais facil e pode achar o CG em asas com diferentes partes...Basta adicionar clicando em "+1"

http://wingcgcalc.bruder.com.br/pt_BR/
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Verificação do CG

Mensagem por LaercioLMB »

Esse link da wingcalc é muito bom mesmo e como pode ver no relatório de desenvolvimento do software, prova que calculadoras on line podem estar erradas e essa calculadora foi corrigida e se tornou confiável.
Quantas outras tem que não são confiáveis a não ser que se compare os resultados dessas calculadoras com os cálculos feitos em casa.
Devemos prestar muita atenção em calculadoras on line, pois podem nos passar falsas informações como tudo que tem na internet, muita coisa não é correta ou verdadeira e temos que saber filtrar bem isso
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
kmargos
membro
Mensagens: 441
Registrado em: Dom Set 23, 2012 4:20 pm
Localização: Belo Horizonte

Re: Verificação do CG

Mensagem por kmargos »

Fiz um teste com um avião que fiz de asa complicada, o LA-7, o CG do projeto estava a 34% pelo site, resolvi confiar no projeto...Resultado foi um peso de cauda quase impossível de se pousar. Voltei no site wingcalc e escolhi a opção 30% e voou normal.
Walyris
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 8:53 pm
Localização: Fortaleza,CE

Re: Verificação do CG

Mensagem por Walyris »

As vezes a asa nao eh retangular. A largura na Raiz eh diferente na ponta da Asa.
Como regra geral o CG deve ser medido na RAIZ DA ASA, encostado na Fuselagem.
Entao eh so medir 1/3 da corda, incluindo tudo, Flaps, Ailerons.
ATT. Walyris.
Walyris Ramos, de Fortaleza.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Verificação do CG

Mensagem por LaercioLMB »

Walyris escreveu:As vezes a asa nao eh retangular. A largura na Raiz eh diferente na ponta da Asa.
Como regra geral o CG deve ser medido na RAIZ DA ASA, encostado na Fuselagem.
Entao eh so medir 1/3 da corda, incluindo tudo, Flaps, Ailerons.
ATT. Walyris.


Não mesmo.
O CG é verificado a partir da corda média, nunca da raiz da asa a não ser que a asa seja retangular.
Se os ailerons são aquelas abinhas fora da asa, não são incluídos como parte do perfil e não geram sustentação a não ser que estejam inclinados ambos para baixo como se fossem flaps, mesmo que apenas 5°, fora isso, não fazem parte do perfil e não ajudam a gerar sustentação.
Um detalhe, eles inclinados para baixo, aumentam o arrasto da asa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder