EDGE 540 TIPO DE ASA

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
murilovoo
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Nov 16, 2015 4:09 pm
Localização: GOIANIA

EDGE 540 TIPO DE ASA

Mensagem por murilovoo »

Boa tarde,
Pessoal

Fiz um edge 540 sei que ele é um avião de manobras, porém devo considerar ele como asa baixa?

Porque a asa é entelada mais ou menos no meio da fuselagem, e não na barriga do aero...

att,
Murilo
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: EDGE 540 TIPO DE ASA

Mensagem por Douglas Lenz »

Murilo

Este tipo de avião/aeromodelo chama-se asa média.

Se é teu primeiro aero e tu ainda não sabe voar. Este não é um aeromodelo para quem não sabe voar. Vai quebrar.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
murilovoo
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Nov 16, 2015 4:09 pm
Localização: GOIANIA

Re: EDGE 540 TIPO DE ASA

Mensagem por murilovoo »

Obrigado pela dica Douglas

Tenho um cesnna asa alta, estou treinando nele, quando tiver bom no dedo parto para o EDGE, penso que deve ser super dificil pilotar um asa média com força de vontade vou conseguir...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: EDGE 540 TIPO DE ASA

Mensagem por alexcmag »

Ele não necessariamente é difícil de pilotar por ser asa média, mas a maioria dos modelos e plantas tem superfícies de controle bem grandes para dar agilidade, que é o oposto do que um iniciante precisa.

Para servir de exemplo, o primeiro asa média que pilotei foi um GWS Formosa e era muito dócil, voava no eixo e fazia rolls em velocidade normal.

Por outro lado agora sou mais experiente, tenho um Hyperion Extra 300 que é simplesmente perfeito, acho que foi o primeiro modelo que montei que não precisou de absolutamente nada de trimagem, voa no eixo, mas geralmente se der comando demais gira tão rápido que mal dá para vê-lo, aí é mais tenso.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: EDGE 540 TIPO DE ASA

Mensagem por crique »

Construí um Edge de 1,20 m e fiquei surpreso com a docilidade do bicho. Eu tinha medo da fama dos acrobáticos, então, deixei o aero com pouco comando pois, como disso o amigo logo acima, as superfícies de comando são grandes. O defeito dele é que ficou muito pesado para a eletrônica que eu tinha, acabei passando para um amigo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: EDGE 540 TIPO DE ASA

Mensagem por LaercioLMB »

crique escreveu:Construí um Edge de 1,20 m e fiquei surpreso com a docilidade do bicho. Eu tinha medo da fama dos acrobáticos, então, deixei o aero com pouco comando pois, como disso o amigo logo acima, as superfícies de comando são grandes. O defeito dele é que ficou muito pesado para a eletrônica que eu tinha, acabei passando para um amigo.


Esse problema é muito comum com aqueles que querem fazer um aeromodelo usando o que já tem.
75% das vezes a eletrônica não será compatível com o modelo devido a diversos fatores e o principal é o tipo de voo.
Não adianta pegar um asa alta de 120 cm de envergadura e depois querer usar a eletrônica dele em um asa baixa de 120 cm de envergadura, pois não é a envergadura que determina o tipo de eletrônica a ser usada e sim o tipo de voo.
Então para que arriscar nos 25% de dar certo?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: EDGE 540 TIPO DE ASA

Mensagem por crique »

LaercioLMB escreveu:
crique escreveu:Construí um Edge de 1,20 m e fiquei surpreso com a docilidade do bicho. Eu tinha medo da fama dos acrobáticos, então, deixei o aero com pouco comando pois, como disso o amigo logo acima, as superfícies de comando são grandes. O defeito dele é que ficou muito pesado para a eletrônica que eu tinha, acabei passando para um amigo.


Esse problema é muito comum com aqueles que querem fazer um aeromodelo usando o que já tem.
75% das vezes a eletrônica não será compatível com o modelo devido a diversos fatores e o principal é o tipo de voo.
Não adianta pegar um asa alta de 120 cm de envergadura e depois querer usar a eletrônica dele em um asa baixa de 120 cm de envergadura, pois não é a envergadura que determina o tipo de eletrônica a ser usada e sim o tipo de voo.
Então para que arriscar nos 25% de dar certo?


Na verdade, Laércio, essa eletrônica foi adquirida exclusivamente para esse aero. Não pretendia fazer voo 3D por não ter o menor talento, a intenção era ter um aero ágil para realizar manobras básicas. Assim, calculei que ele ficaria com cerca de 1300 g RTF, porém, por necessida de lastro no nariz, beirou os 1500 g. Comprei um Emax 2220/7 com 1200 kv pois o fabricante prometia um empuxo de 1200g com uma hélice 10x5 e, como não é necessária uma relação de 1/1 para o aero voar bem, pensei que seria adequado, pensamento corroborado pelo RC Calc. Ele até voou bem, decolava sem esforço mas exigia mais de 60% de acelerador para voar com vento razoável consumindo abateria em cerca de 5 minutos. Passei para um amigo com uma eletrônica mais parruda.
A minha eletronica foi aproveitada em um Spacewalker de 1,2 m e 1100 g que voa até dar dor no pescoço kkkk.
murilovoo
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Nov 16, 2015 4:09 pm
Localização: GOIANIA

Re: EDGE 540 TIPO DE ASA

Mensagem por murilovoo »

Esse EDGE que eu fiz tem 600 gramas sem eletronica, estimo que ficará com 1,1kg com a eletronica, o motor é um EMAX GT2812/09 - 1060kv eles recomendam uma helice APC 12x6", creio que vai puxar bem...
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: EDGE 540 TIPO DE ASA

Mensagem por Bivo »

Boa noite amigo. Você poderia me passar a planta do edge 540?
Responder