Como instalar receptor com apenas 1 antena

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gustavo Carvalho
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Ter Ago 04, 2015 9:58 pm
Localização: Curitiba

Como instalar receptor com apenas 1 antena

Mensagem por Gustavo Carvalho »

Prezados,


Tenho dúvidas sobre o correto posicionamento da antena dos receptores que possuem apenas uma antena. Em todas as minhas pesquisas só encontro informações sobre receptores com duas antenas. Se alguém puder postar aqui alguma foto, link ou qualquer coisa que leve a informação correta, já me ajuda.


Muito Obrigado!
Um Feliz Natal a todos!
Grande Abraço!
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Como instalar receptor com apenas 1 antena

Mensagem por Elilson »

mantenha longo do esc, motor e servos. fixe na posição vertical, se possivel
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como instalar receptor com apenas 1 antena

Mensagem por LaercioLMB »

É como o Elison falou, longe o máximo possível de toda a eletrônica do modelo.
Eu costumo fazer um furinho no assoalho da fuselagem e colocar a antena ali, voltada para baixo, pois o aeromodelo em voo, a parte de baixo dele estará sempre livre de qualquer obstáculo vindo do modelo na maior parte do tempo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Como instalar receptor com apenas 1 antena

Mensagem por rnjorge »

Eu costumo fazer um furinho no assoalho da fuselagem e colocar a antena ali, voltada para baixo, pois o aeromodelo em voo, a parte de baixo dele estará sempre livre de qualquer obstáculo vindo do modelo na maior parte do tempo


Nada como uma idéia boa e simples. Embaixo! Perfeito para essas anteninhas de 2,4G.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Como instalar receptor com apenas 1 antena

Mensagem por Douglas Lenz »

Todos os meus receptores possuem apenas uma antena. Uma bem comprida. hehehe!
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Como instalar receptor com apenas 1 antena

Mensagem por alexcmag »

Douglas Lenz escreveu:Todos os meus receptores possuem apenas uma antena. Uma bem comprida. hehehe!


Também precisa de cuidado na instalação. Quando voava com 72MHz ainda tive poucos problemas de interferência. Em um deles foi com Futaba FP-R127, voando a apenas 10m de mim sobre um lago com um hidroavião, sempre dava glitch.

Lembrei de interferência por caminhos múltiplos, e em vez de deixar o receptor com a antena toda esticada na horizontal fiz a ponta subir pelo estabilizador vertical, nunca mais tive problemas.

Na maioria dos receptores eu usava antena curta, com indutor. O ganho desta antena deveria ser bem menor, mas quando fazia testes na prática o alcance sempre empatava com o da antena completa, simplesmente porque era possível instalar a antena toda longe de fios, arames e ESC como recomendaram.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Como instalar receptor com apenas 1 antena

Mensagem por Douglas Lenz »

Sabe que nunca tive problema nenhum com rádio (interferência, sinal, etc...) sempre com o devido cuidado de instalação.

Sempre uso a antena por fora da fuselagem saído dela o mais próximo possível do receptor e deixando solta no fim da cauda do modelo.

Mas já vi muita gente, inclusive já usei em um ou outro avião colocar a antena saindo da fuselagem logo após a asa no dorso e prendendo ela com elástico na ponta do estabilizador vertical, não fica muito bonito mas funciona muito bem,
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Excluído

Re: Como instalar receptor com apenas 1 antena

Mensagem por Excluído »

Douglas Lenz escreveu:Sabe que nunca tive problema nenhum com rádio (interferência, sinal, etc...)...


Nem eu... era sempre DEDERENCIA mesmo.... :mrgreen:
Eu também usava o sistema de topo da fuselagem-leme, nunca tive problemas que não fossem nos meus polegares...
Responder