Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gustavo Bonomo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 5:12 pm
Localização: São Mateus/ES

Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por Gustavo Bonomo »

Boa noite a todos, este é meu primeiro tópico mas acompanho o fórum a mais de um ano.
Procurei em muitas outras postagens mas não encontrei nenhuma que responde minha pergunta/dúvida por completo.

A questão é:
Estou pretendendo construir um aeromodelo com longarina de tubos de alumínio, nervuras de madeira e o revestimento da asa em placa de alumínio (ou folha) de 0.2mm (espessura de uma latinha de refrigerante). O corpo do aero vai ser também em madeira. Estou pensando em posicionar o RX na traseira do corpo, atrás e abaixo da asa. O revestimento da asa em alumínio afetaria DRASTICAMENTE no sinal do sistema (2.4Ghz)?

Eu creio que não, pois como eu disse acima, estaria distante (e para trás) da "gaiola de alumínio", e a baixo da mesma. O que acham?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por LaercioLMB »

Pesquise sobre gaiola de faraday e entenderá a sua dúvida.
A(s) antena(s) do receptor deve(m) ficar o mais visível possível entre o rádio e o modelo, para evitar que o metal (não ferroso) usado na construção venha a trabalhar como barreira de sinal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por Douglas Lenz »

Gustavo

Vou fazer as perguntas que certamente 90% dos 50 que olharam teu post devem ter se feito.

Por que o uso destes materiais na construção do aero? Pra que? Que tamanho tu fará este aero para revestir as asas com alumínio?

Tu já pensou o peso que vai ficar? O motor que terás que usar...
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
murilovoo
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Nov 16, 2015 4:09 pm
Localização: GOIANIA

Re: Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por murilovoo »

Na minha opinião, você poderia colar o receptor no trem de pouso (se não for retrátil), não iria interferir de maneira nenhuma na estética do aero, creio que o sinal ficará 100%.

abraços
Murilo
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Re: Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por jujuba »

A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
murilovoo
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Nov 16, 2015 4:09 pm
Localização: GOIANIA

Re: Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por murilovoo »

Cara é vivendo e aprendendo, de acordo com o tópico no final das contas o avião será uma antena...

Cada dia que passa amo mais esse hobby...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por alexcmag »

Se eu realmente precisasse algum dia fazer um modelo todo em alumínio, provavelmente colocaria uma das antenas saindo na barriga perpendicular e a outra provavelmente na ponta do estabilizador vertical saindo para cima ligeiramente inclinada para trás como uma antena de teto.

Mas aí vem a pergunta clássica do Pica-Pau: "Esta viagem é realmente necessária?"

Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Re: Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por jujuba »

Aqui tem uma construção espetacular, super escala de um aeromodelo Stol CH 801 de alumínio e o Pedro Prado daqui do fórum é o administrador do site. Vale muito a pena dar uma olhada.
http://www.tudoqvoa.com.br/topic56-stol ... angel.aspx
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por LaercioLMB »

jujuba escreveu:Aqui tem uma construção espetacular, super escala de um aeromodelo Stol CH 801 de alumínio e o Pedro Prado daqui do fórum é o administrador do site. Vale muito a pena dar uma olhada.
http://www.tudoqvoa.com.br/topic56-stol ... angel.aspx



Mas veja o tipo de antena que ele usou, uma da faixa de 72 MHz e não 2.4 GHz.
Resumindo, o modelo está (ou estava) voando com um rádio FM 72 MHz.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gustavo Bonomo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 5:12 pm
Localização: São Mateus/ES

Re: Interferência causada pelo alumínio em canal de 2.4Ghz

Mensagem por Gustavo Bonomo »

Sobre o aero, ele vai ter certa de 1.6 metro de envergadura, 16 cm de corda e estou projetando para pesar em torno de 2.5 kg. Sera um bimotor com empuxo total de 1.5 kg e velocidade "máxima" de 48 km/h.
Muitos se assustam quado se fala de outros materias no aeromodelismo alem de balsa, isopor e depron. Mas o alumínio é realmente leve, o revestimento terá a espessura de apenas 0.2mm (espessura de uma latinha) e vai pesar, ao todo, apenas 260g. As longarinas, também em alumínio, não passam das 350g (tubo com 10mm de diâmetro externo). Já as 12 nervuras, impressas em 3d, pesam cerca de 120g. Com isso, estimo cerca de 400 para cada asa, completa.
É um projeto bem fora do comum, exatamente com o que desejo, afinal estou com material parado a quase um ano e adoro pensar em novas possibilidades. Se despencar, vamos la e melhorar!

As resposta e mais pesquisas já me ajudaram a ter uma noção, obrigado pela atenção de todos. Provavelmente irei posicionar a antena na empenagem ou na "barriga" do aero.

Sobre o vídeo, realmente interessante. Mas pretendo fazer algo mais "profissional".

O "STOL CH-801" todo em alumínio ficou explendido, é mais ou menos daquele jeito que pretendo construir as asas.
Responder