Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por GabrielBlancos »

Amigo, aqui na minha cidade foi difícil encontrar também, desiste dessas lojas de papelaria, livraria, etc... e parti para as gráficas... não deu outra, pode ser que eles peçam um pouco mais caro no metro do papel, mas eu consegui encontrar. Só avalie bem o vinil antes de comprá-lo, existem os modelos mais finos, ou seja, mais leve. Ideais para o aero. Muita gente me falou para entelar com a fita, mas por mais que o vinil pese um pouco a mais, o acabamento que ele dá, quando bem entelado, é sem comparação. Abraços.
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por GabrielBlancos »

12669208_978893158851389_1597586217_o.jpg
12669208_978893158851389_1597586217_o.jpg (34.8 KiB) Exibido 7374 vezes
IMG_0477.JPG
IMG_0477.JPG (34.53 KiB) Exibido 7374 vezes
IMG_0517.JPG
IMG_0517.JPG (36.88 KiB) Exibido 7374 vezes


Algumas fotos do meu CESSNA entelado com Vinil.

Ficou muito bom, alem de fortificar a fuselagem.
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por LaercioLMB »

Só se atentem a um detalhe, cola também pesa.
Vamos a um exemplo.
Um tubo de spray de cola tem 450 g cheio, depois de vazio ficou com 150 g.
O que eram os 300 g que sumiram do tubo depois dele vazio?
Se usarmos um vinil que já é mais pesado e usarmos ainda mais cola para ajudar a grudar, estaremos agregando mais peso ainda ao aeromodelo.
Mas não é você que defende os aeromodelos mais pesados?
Sim, sou eu, desde que o peso do aeromodelo seja da bateria para dar mais tempo de voo e não da construção nos obrigando a usar uma bateria mais leve de menor capacidade, diminuindo muito o tempo de voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por alexcmag »

A 3M77 rende muito, a gente costumava brincar que uma borrifada cola tudo que tem ao redor, incluindo cabelos, pelos do braço, roupas, etc. Faz um tempo que não tenho tempo para entelar nada, mas lembro que dava dava para uns 20 modelos pelo menos, isto porque só uma parte do spray realmente ficava no modelo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por Jacimar »

Jacimar escreveu:Bom dia prezados ! a propósito desse assunto, tem como retirar a entelagem do depron sem danificar ? no youtube achei algumas dicas para retirar de aeros em balsa, tenho alguns ainda por montar mas os kits já vieram entelados e se for fácil tenho preferido pintar . . . obrigado e um ótimo feriadão !



Prezados ! nenhuma ideia ? já deixei o aero de molho na água, depois puxei o vinil mas estraga o isopor do mesmo jeito . . .
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por LaercioLMB »

Talvez com soprador térmico, aquecer o vinil e ir puxando ele.
Nunca precisei retirar vinil de aeromodelo para reformar, por isso não sei exatamente como tirar sem danificar o isopor.
Uma coisa é certa, nunca puxe o vinil de forma a fazer 90° entre o vinil puxado e a fuselagem, isso facilita muito arrancar pedaços do isopor.
Procure puxar o vinil de forma a deixar ele sempre encostado na peça, porém em sentido contrário. Não sei se me fiz entender.
Um exemplo.
Pegue o vinil no nariz e vá puxando ele encostado na fuselagem em direção a cauda, se manter o vinil encostado na peça que pretende descolar, dificultará muito da arrancar pedaços da peça.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por Jacimar »

Entendi . . . vou pegar uma asa e experimentar, muito obrigado !
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por John-Henrique »

Já entelei com papel contact, a cola daquilo lá é muito ruim, aqui paguei cerca de R$ 5 o metro, mas varia de cor e marca, certa vez comprei um transparente, joguei fora, ele não colava nem com macumba, até gruda na superfície do depron, mas qualquer mexidinha nele já solta.

Só compensa se você achar uma marca que tenha uma cola melhor, na próxima vez vou comprar um pedacinho de cada só pra testar. Não estou levando em consideração gramatura ou peso, pelo simples fato de não ter os 2 materiais para comparar.
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por zocra »

Eu uso papel contact pra pequenos detalhes sobre o cjinakot, espalho uma camada bem fina de cola branca depois esquento com secador de cabelo, no meu ponto de vista so vale a pena se for por cima do chinakote.

Detalhes em vermelho é contact
Anexos
12523147_540748686081381_618123723036259353_n.jpg
12523147_540748686081381_618123723036259353_n.jpg (30.95 KiB) Exibido 7210 vezes
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: Compensa entelar aeromodelo com papel contact

Mensagem por Alexandre Neto »

Papel contact não compensa.
Quanto ao vinil sempre usei em aeros de isopor e depron e nunca aplico cola antes do vinil, apenas aplico o vinil e passo o ferro de entelar, não desgruda nem que queira, alias se precisar retirar a entelagem chega a arrancar pedaços do isopor.
Responder