Letra minúscula -por favor leia as regras do forum

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
dandim2001
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 9:17 am
Localização: Belo horizonte - MG

Letra minúscula -por favor leia as regras do forum

Mensagem por dandim2001 »

Boa tarde galera! :mrgreen:
Estava testando os comandos do meu aero e tudo funcionou normalment, na hora de testa o motor saiu uma faisca do ESC e o motor começou a funcionar travando e dando uns arranques.
Ja teste em outro motor e esta rodando do mesmo jeito. Mas os servos estao normais.
Tem como recuperar esse ESC?
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: ESC FAZENDO MOTOR FUNCIONAR TRAVANDO

Mensagem por GabrielBlancos »

Amigo, precisa analisar as ligações do ESC no motor, verficar a sequencia dos cabos, se existe solda fria, conexões com mal contato, e se o seu ESC está programado...
Tive um problema semelhante com um ESC HK 30A, quando voce vai programar, é necessário ligar o radio com o stick totalmente para cima, e ai de acordo o modo de configuração desejado, você abaixa ele...
O meu problema era que o comando do Tx estava invertido, então quando o stick estava para baixo, o esc ficava apitando e o motor dando alguns pulsos, isso porque ele estava em modo para configurar, e ao elevar o stick do acelerador para cima, e desce-lo o esc acelerava, então foi necessário inverter o comando do acelerador no Tx, feito isso, meu problema foi resolvido... Coloque mais informações de qual o modelo do seu ESC, motor, TX... as vezes podemos ajudá-lo.
dandim2001
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 9:17 am
Localização: Belo horizonte - MG

Re: ESC FAZENDO MOTOR FUNCIONAR TRAVANDO

Mensagem por dandim2001 »

GabrielBlancos escreveu:Amigo, precisa analisar as ligações do ESC no motor, verficar a sequencia dos cabos, se existe solda fria, conexões com mal contato, e se o seu ESC está programado...
Tive um problema semelhante com um ESC HK 30A, quando voce vai programar, é necessário ligar o radio com o stick totalmente para cima, e ai de acordo o modo de configuração desejado, você abaixa ele...
O meu problema era que o comando do Tx estava invertido, então quando o stick estava para baixo, o esc ficava apitando e o motor dando alguns pulsos, isso porque ele estava em modo para configurar, e ao elevar o stick do acelerador para cima, e desce-lo o esc acelerava, então foi necessário inverter o comando do acelerador no Tx, feito isso, meu problema foi resolvido... Coloque mais informações de qual o modelo do seu ESC, motor, TX... as vezes podemos ajudá-lo.


Ele não tem marcar! Só sei que é de 30a e tem apenas umas palavras:
TUBE 125ºc vw~1 H
Vocês me indicam alguma marca?
Tenho um Cessna 182 com 1m de asa e pesa uns 700 a 800 gramas
Motor 2836/8 1100kv
Estava olhando alguns no Mercado Livre com BEC embutido
Fabiobr45
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Jan 01, 2012 11:02 pm
Localização: Maringá

Re: ESC FAZENDO MOTOR FUNCIONAR TRAVANDO

Mensagem por Fabiobr45 »

Nossa, estou com o mesmo problema, ontem na pista fui programar meu esc pra freiar a hélice quando eu não tiver acelerando né, aí aconteceu o mesmo.

O meu esc é um emax simon 30a

Se alguém puder ajudar seria top ;)
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
dandim2001
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 9:17 am
Localização: Belo horizonte - MG

Re: ESC FAZENDO MOTOR FUNCIONAR TRAVANDO

Mensagem por dandim2001 »

Ele estava funcionando normal!
O meu Radio é um JR-XG6 e ele não liga com o stike do acelerador pra cima. Por isso não da pra tentar reconfigura o ESC
dandim2001
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 9:17 am
Localização: Belo horizonte - MG

Re: Letra minúscula -por favor leia as regras do forum

Mensagem por dandim2001 »

Tentei reprogramar. Mas não funcionou!
Continua só pulsando o motor!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Letra minúscula -por favor leia as regras do forum

Mensagem por LaercioLMB »

Configurar o acelerador no esc não precisa ligar o rádio com o stick acelerado, liga o rádio e depois dele ligado, acelere, só então ligue o receptor (esc junto) e no primeiro beep que o ESC der, baixe o stick do acelerador.
Simples assim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
dandim2001
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 9:17 am
Localização: Belo horizonte - MG

Re: Letra minúscula -por favor leia as regras do forum

Mensagem por dandim2001 »

Não deu Certo!
Vou comprar outro estou entre o Turnigy 30a e Turnigy 30a Plush.
alguém sabe qual a diferença?
dandim2001
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 9:17 am
Localização: Belo horizonte - MG

Re: Letra minúscula -por favor leia as regras do forum

Mensagem por dandim2001 »

Queimei o motor tentando reconfigurar o ESC!!!
Agora ele roda patinando!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Letra minúscula -por favor leia as regras do forum

Mensagem por LaercioLMB »

Motor não queima tentando configurar ESC.
Tem algo errado no que você está fazendo.
Um detalhe, os fios do motor não fora feitos para ficar ligando e desligando o tempo todo, eles se partem, pois são fios rígidos esmaltados e não cabinhos de fios comumente usados em eletrônica.
Rígidos por serem um único fio esmaltado, mas por serem finos e de material macio, se tornam mais maleáveis, mas não foram feitos para ficar dobrando pra tudo quanto é lado e quebram.
Tem vários fiozinhos dentro da capinha, pois as bobinas dos motores não são feitas com um único fio, são vários, uns 4 a 8 fios dependendo do motor e do fabricante.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder