Construção Funatic Flying Circus elétrico

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
rogerionovaes
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Abr 06, 2012 8:09 pm
Localização: RIO CLARO, SÃO PAULO

Construção Funatic Flying Circus elétrico

Mensagem por rogerionovaes »

Ola Amigos

Estou montando um Funatic da Flying Circus eletrico e estou com duvida onde por a bateria:
Embaixo da asa
Em frete a asa
2 baterias embaixo das asas.
Abaixo do corpo perto do trem de pouso

Cada bateria pesa 500g

O aero é acrobático por isso minha duvida, por isso preciso de opniões onde influencia menos no voo dele.

Obrigado
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Construção Funatic Flying Circus elétrico

Mensagem por Paulinho »

Qual a recomendação do manual dele? Por se tratar de Fun-fly, tudo vai depender de você mesmo até que ponto poderá oscilar o CG, eu gosto de CG negativo para 3D e CG neutro para voo mais rápido...
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Construção Funatic Flying Circus elétrico

Mensagem por Paulinho »

Retirado do manual dele:
"O CG está indicado na planta, junto a fuselagem.
Entretanto este pode ser ajustado para o gosto e estilo do piloto."
Apenas uma dica: O ideal é de tentar centralizar ao máximo o conjunto embarcado na linha do motor\asa\profundor para que não tenha muita incidência nas rolagens... Nas fotos 420 em diante já dá ideia de instalação do equipamento embarcado. Tudo centralizado como tinha mencionado...

https://drive.google.com/file/d/0B3udAg ... ef=2&pli=1
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
rogerionovaes
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Abr 06, 2012 8:09 pm
Localização: RIO CLARO, SÃO PAULO

Re: Construção Funatic Flying Circus elétrico

Mensagem por rogerionovaes »

Pretendo voar com o CG recomendado na planta, esse aeromodelo é para manobras acrobáticas e não para 3d. Inicialmente não quero relacionar a bateria ao ajuste do CG e sim para não haver incidências nas rolagens. Se o melhor lugar por ex for embaixo da asa, o CG eu ajusto distribuindo peso melhor dos outros componentes ou adicionando peso.
O que realmente me interessa é sua opinião de onde por a ou as baterias, para que não tenha adição de incidências. Grato
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Construção Funatic Flying Circus elétrico

Mensagem por Paulinho »

Só para constar... Elas pesam 500 grs cada que equivalem a quase ou mais de 1/4 do peso final do modelo e não está se atentando que elas serão seu maior problema no ajuste do CG... Boa sorte!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Construção Funatic Flying Circus elétrico

Mensagem por Camacho »

boas
eu(mas sou eu viu?) ouviria o paulinho....
ele sabe o que tá falando...
CG é tudo!!!!
o pior erro em construção é peso de extremidade... quem me ensinou isso, e a muito tempo atrás foi um camarada que entendia da coisa... o grande cebola.
pode construir um modelo primoroso...acabamento intergalático e o escambau.
se não tiver no CG vira confete na primeira decolagem...
experimenta amarrar 5 kg de arroz na ponta de um cabo de vassoura e tenta levantar com uma das mãos segurando na outra ponta... você vai entender na hora!!!!
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Responder