Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
dandim2001
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 9:17 am
Localização: Belo horizonte - MG

Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por dandim2001 »

Bom dia!
Estou encomendando uma asa zagi de 1 metro e estou escolhendo a eletrônica.
Como vai ser minha primeira zagi vou começar com um motor 2812 de 1540kv pra pegar a manha e depois queria colocar um motor mais veloz (2826/6 de 2200kv ou L2226 de 3000kv)
O ESC é um turnigy 40a plush.
Já os servos estou na duvida. :? me recomendaram o HXT900 9g, mas não sei se eles aguentariam o tranco quando trocar o motor e colocar a zagi mais rápida. Por isso a dúvida.

Quais Servos devo usar?
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por eliezer »

aguentam sim... tranquilamente
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por Rondoni »

Olá Dandim2001,

Lembre-se que o HXT900 é um servo de 9g de plástico!

Vai funcionar? Sim, já usei em asas de 1,2m por um bom tempo.

Mas por ser um servo pequeno com engrenagens de plástico ele é um componente frágil, em uma rolagem em alta velocidade ou uma simples queda onde o elevon bate no chão ele pode se quebrar facilmente. Já tive uma asa que caiu da minha mão, o elevon bateu no chão e a engrenagem se quebrou. Daí você pode ter uma lenha chata por uma economia pequena.

Como quer uma asa rápida, onde vai forçar mais os servos, sugiro colocar um servo com engrenagens de metal (MG), uso e gosto do servo Corono MGM939 2.5Kg.

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por Indiana Junior »

considerando que talvez a vida util da tua zagui nao seja tao grande assim ja que vc vai pegar dedo e ja que agente sempre abusa mais do que devia....... ele da conta sim claro. Se vc colocar um de metal gear talvez dure mts anos esse servo e vc tire dessa e ponha em outra e de novo e de novo mas vai da tua grana, se tiver de boa segue o conselhho do rondoni, se estiver um pouco apertado tem tb um servo de 9g mais especial que custa um pouco menos que o metal e esse é pra 2,5kg uso esse na minha zagui, porem se tiver pouquissima grana ta penduradao mesmo, rssssss obvio vai do que vc puder comprar n ocaso esses de 9g baratinho, uma dica pra durar mais, isso em qlqr servo, utilize os furinhos do braço do servo, o mais perto do parafuso , que vc puder, para nao viciar apenas um dente da engrenagem eu tenho servinho de 9g com 4 anos ja e uma ficha de um cassetada de quedas, pra mim deu certo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por LaercioLMB »

Não é o servo que é frágil e sim na maioria das vezes ele é colocado só por que tem 9 g e ignoram completamente o esforço que as superfícies de comando exercem sobre o servo que na maioria das vezes ultrapassa o limite de torque do servo.
Outro detalhe, se um servo diz ter um torque de 1,6 kg, isso não significa que esse torque seja conseguido de todas as formas possíveis de ligação do pushrod no braço do servo e no horn.
É o que mais se vê atualmente, qualquer modelo que vão fazer, tocam servo de 9 g por que é leve e querem economizar no peso, mas não fazem a menor ideia de quanto será exigido do servo.
Ahhh, mas o aeromodelo tem só 750 g e o servo é para 1600 g de torque!
O que o esforço das superfícies de comando tem a ver com o peso do aeromodelo?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por Rondoni »

Laercio,

Focando na pergunta de nosso amigo...

Dá pra usar, não dá pra usar, se precisar calcular como ele deve fazer?

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por Abib »

A física é a Força de arrasto.. O resto é matemática..

Qual será a área da superfície? Qual será o ângulo flexão da superfície? Qual será a velocidade máxima do modelo durante a flexão máxima da superfície?

Vamos a um exemplo novamente:

Para atingir um certo Torque, precisamos podemos usar a Força de Arrasto gerada pela superfície de comando.





A densidade do ar é ~1.225Kg/m³
O Coeficiente de arrasto varia de 2 para placas verticais e praticamente 0 para placas horizontais. Pode ser dado com o Cd=1+Sen (2*(Angulo-45).

Para 30º por exemplo, Cd=1+Sen (2*(30-45)... =1+sen(2*(-15º)... =1+sen(-30)...=1+(-0.5)... Cd=0.5
Para 45º por exemplo, Cd=1+Sen (2*(45-45)... =1+sen(2*(-0º)... =1+sen(0)...=1+0... Cd=1

Um servo ligado a um Aileron, por exemplo, que tenha:

comprimento C de 40cm
largura L de 4cm
Angulo de 30º
Velocidade de 100Km/h
Coeficiente de Arrasto de 0.5 conforme calculado acima


Teremos:

Área = 40 * 4 = 160cm² ou 0,016m²
Área projetada = 0,016m²*sen(30º) = 0.008m²
Velocidade de 100Km/h fica 27.77m/s

Assim:

Fd = (1.225*27.77²*0.5*0.008)/2 = 1.89Kgf

Se mantivermos a regra da alavanca 1:1, ou seja, mantendo a distancia de 1cm de link até o Horn e o link no furo de 1cm ao centro do servo neste comando de 4cm de largura, teremos o esforço no servo o mesmo esforço gerado pela força de arrasto.

PS: A velocidade é exponencial. Então se ela for o Dobro, por exemplo, o torque será de 7.56Kg/cm
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por Rondoni »

Opa Abib,

Obrigado pela resposta e pela aula!!! Muito legal.

Só um adendo, a densidade do ar é de aproximadamente 1,225kg/ m3, creio que você tenha colocado no padrão americano de separador de decimal, correto?

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por LaercioLMB »

Obrigado Abib por colocar de novo o seu link, pois eu não coloco mais.

Só digitei no buscador a frase claculo força servo e o primeiro link já mostra o teu post Abib.

https://www.google.com.br/search?q=calc ... wATd25yABw
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por Rondoni »

Por essas e outras que esse fórum infelizmente está minguando...

Um novato vem aqui procurar uma informação para fazer a coisa certa (o que já é raro hoje em dia) e a briguinha e egos é maior que a vontade de manter isso aqui rodando.

Laercio,

Você sabe, mas vou te lembrar, a ideia do fórum é compartilhar informações e ajudar as pessoas que estão no hobby.

Se você já viu essa discussão antes (o que acontece todo tempo, em qualquer fórum) com um resultado positivo (informações úteis para essa dúvida), sugiro que cole a informação aqui (como fez o Abib), ou o link, ou a sugestão de busca ou qualquer coisa útil.

Vir aqui falar que não aguenta mais, que essa pergunta é velha, vir com mais perguntas e mimimi, sendo bem sincero, só afasta as pessoas daqui.

Espero que não me leve a mal.

Abraços,

Rondoni
Responder