Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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LaercioLMB
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Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por LaercioLMB »

Rondoni escreveu:Por essas e outras que esse fórum infelizmente está minguando...

Um novato vem aqui procurar uma informação para fazer a coisa certa (o que já é raro hoje em dia) e a briguinha e egos é maior que a vontade de manter isso aqui rodando.

Laercio,

Você sabe, mas vou te lembrar, a ideia do fórum é compartilhar informações e ajudar as pessoas que estão no hobby.

Se você já viu essa discussão antes (o que acontece todo tempo, em qualquer fórum) com um resultado positivo (informações úteis para essa dúvida), sugiro que cole a informação aqui (como fez o Abib), ou o link, ou a sugestão de busca ou qualquer coisa útil.

Vir aqui falar que não aguenta mais, que essa pergunta é velha, vir com mais perguntas e mimimi, sendo bem sincero, só afasta as pessoas daqui.

Espero que não me leve a mal.

Abraços,

Rondoni


Não levo a mal, você está certo, mas foi dito tantas vezes a mesma coisa e o pessoal não procura, quer o peixe cozido pronto para comer.
Eu já colei antes essas informações do Abib e ele deve lembrar disso e foi com ele que eu aprendi isso lendo o fórum, sem precisar perguntar.
Novamente, não te levo a mal, pois você foi educado em colocar a sua opinião, sem ofensas ou algo similar.
O fórum está minguando por que o dólar subiu muito e os curiosos não tem grana para pagar pelas peças, pois mais baratas que ainda estejam se comparadas a uns anos atrás onde a renda comparada com os valores das peças era muito diferente, ou seja, o cara precisava ganhar o equivalente hoje a R$ 4000,00 por mês para ser um aeromodelista, onde aeromodelos seguiam as regras de construção, quase nunca caiam e duravam anos voando.
A maioria quer montar um aeromodelo com R$ 200,00. A uns dois anos atrás até dava, mas agora não dá mais e por isso o fórum está minguando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
franciscotargino
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Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por franciscotargino »

Nao sou puxa saco,mas é de pessoas como o Laércio que o e-voo precisa,aprendi muito com suas respostas,corro atrás de suas respostas sempre aprendo algo novo e proveitoso,encina certo e com coerência,estou no aeromodelismo uns 2 anos,sou iniciante,e agradeço a ele pelo conhecimento que adquiri aqui,quanto ao servos ja vi quebrarem em pleno voo,e a zagi cair,aconselho colocar com engrenagem de metal.
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LaercioLMB
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Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por LaercioLMB »

franciscotargino escreveu:Nao sou puxa saco,mas é de pessoas como o Laércio que o e-voo precisa,aprendi muito com suas respostas,corro atrás de suas respostas sempre aprendo algo novo e proveitoso,encina certo e com coerência,estou no aeromodelismo uns 2 anos,sou iniciante,e agradeço a ele pelo conhecimento que adquiri aqui,quanto ao servos ja vi quebrarem em pleno voo,e a zagi cair,aconselho colocar com engrenagem de metal.


Obrigado, mas tudo o que sei aprendi aqui também, com aqueles que ensinavam mandando buscar e eu busquei por que queria saber.
Sobre servos quebrarem, não é tanto culpa do plástico, pois eles foram projetados para suportar determinada carga, o problema deles quebrarem é que na maioria das vezes são escolhidos pelo peso de 9g e na ilusão de que aeromodelo elétrico "tem" que ser o mais leve possível.
Ahh, mas o aeromodelo só pesa 600 g e o torque do servo é para 1600 g!!!
O peso (massa) do aeromodelo não tem nada a ver com o esforço que o servo faz e a posição em que o servo é colocado também conta.
Vejo muitas zagis com asa enflechada, mas os servos linkados paralelos ao eixo da asa e isso está errado, pois os ailerons estão inclinados em seu movimento e o servo sendo colocado diagonalmente ao movimento do servo, faz mais esforço além do esforço de mover a superfície de comando.
Um exemplo típico que eu costumo usar.
Se você vai empurrar um carro, o empurra diretamente para a frente, no mesmo eixo de movimento do carro.
Agora tente empurrar ele diagonalmente e veja quanto mais força precisará fazer para mover o carro na mesma direção anterior.
Ahhh, mas eu sempre fiz assim e funcionou!!!
Tem certeza disso? Pelo visto acha que funcionou, pois o esforço para mover a superfície, no caso o aileron, foi muito menor do que o torque final do servo.
Agora dizer que funcionou é no mínimo ilógico para não usar de palavras mais chulas.
Vejo também muitos aeromodelos com as linkagens fazendo curvas dentro da fuselagem e acham que isso não gera mais esforço ao servo?
Quem acha que não, não lembra nada sobre atrito aprendido em física no ensino médio ou acha que a física no aeromodelismo não existe.
A maioria dos problemas de servos quebrando ou não centrando não se deve somente a má qualidade e sim ao sub dimensionamento na hora de escolher, pois calcular pra quê? é um hobby e não precisamos calcular nada, estamos para nos divertir e não para trabalhar.
É, mas pensando assim que a maioria sempre tem problemas em seus aeromodelos, não acertam CG, bateria esquenta, motor não rende e sempre a cada modelo novo é aquele tormento de trimar e acertar ele, pois sempre tem alguma tendência ou problema a ser resolvido, pois não calcularam nada, não sabem nada sobre o que estão fazendo e muitos não querem mesmo saber nada sobre o que estão fazendo.
É muito complicado isso tudo, calcular, pensar, ler, projetar. para que tudo isso se eu quero só me divertir!!!
Mas a diversão poderia ser muito maior se durante a construção, tivessem pensado, lido, calculado e tudo mais, assim quando chegarem nas pistas, só terão o prazer de voar, mais nada, sem ajustes ou coisas do tipo.
Ahhh, mas eu chego na pista, vou ajustando até acertar e pronto!!!
Verdade, mas se soubesse mesmo o que estava fazendo, não precisaria ajustar e se precisasse, já saberia exatamente o que ajustar e não ficar na tentativa do erro até o acerto.
Me lebro bem quando entrei para o aeromodelismo elétrico e a primeira pergunta que fiz foi se o motor que eu tinha comprado servia para o que eu estava fazendo.
Qual foi a resposta que tive?
Procura em tal lugar que você vai ficar sabendo.
A maioria aqui se ofende com isso, dizem que é ignorância, que não querem ajudar e mais um monte de choradeira.
O que eu fiz? Fui procurar onde me disseram e encontrei muito mais do que eu precisava saber no momento.
Aí eu entendi a grosseria do cara, pois ele me mandou procurar onde tinham várias informações (aqui no e-voo) e não apenas a informação dele que poderia ser vaga ou incompleta para o que eu queria saber.
É aí que a gente sabe quem quer aprender e quem não quer.
Eu nunca ofendi ninguém, nunca chamei de burro, nunca avacalhei com a construção de ninguém dizendo tá um lixo, não vai voar e coisas do tipo, sempre procurei pelas falhas para dizer onde estava o erro para ser corrigido, pois o fórum não é para se receber elogios e mensagens besta de estou acompanhando, para isso tem o face, lá tem só elogios e nada de útil a se aprender.
Apontar erros não é ofender, é tentar ajudar para que o aeromodelo voe bem, principalmente com quem está aprendendo.
Por que não posto mais construção no fórum?
Por que não leio nenhuma recomendação, faz assim que fica melhor, isso pode dar problema se fizer desse jeito, pois eu também erro como qualquer um, mas só lia elogios, estou acompanhando, me envia a planta e isso não me interessa.
Ahh, mas suas construções podem ajudar!!!
Poderiam se tivesses trocas de ideias, de gente me dizendo onde posso estar errando, isso sim ajudaria muita gente, mas olhar uma construção simplesmente sem conteúdo técnico sendo discutido, não ajuda ninguém, pois só olham e acham bonito ou não e pronto, não prestam atenção nos detalhes de como está sendo feito.


Mas voltando ao assunto da zagi, se ele seguir a fórmula que o Abib passou no link, ele só terá que escolher qual marca usar, pois o torque necessário ele saberá usando aquela fórmula sem precisar perguntar para aqueles que só recomendam servo de 9g e mais nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
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Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por man1aco »

Se quer algo que aguente o tranco de um elevon de zagi a mais de 100km/h eu indico que parta para servos de 17g como este, não são muito grandes mas tem torque de um standard pra glow 3,5kg e o tamanho são um pouco maiores que os de 9 gramas mas tem a mesma largura de 12mm dos 9g.

snag
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Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por snag »

LaercioLMB escreveu: ... Apontar erros não é ofender, é tentar ajudar ...


Verdade? Então, por favor não se ofenda, mas a fórmula, da maneira que está sendo usada, parece que está errada. Bom, eu não tenho tempo (ou paciência) para explicar, mas como confio na capacidade dos membros do fórum, deixo algumas dicas:

http://www.theampeer.org/midwest/articles/servos.html , nesta página tem uma "calculadora" (clique no link dentro da página) e um nomograma para estimar o torque do servo.

http://www.homebuiltairplanes.com/forum ... rface.html , aqui explica (3º post, Birdman100) uma forma de calcular a força sobre uma superfície de comando usando um programa para analisar perfis.

http://www.geocities.ws/roger_forgues/Boost-tabs.html , não fala sobre como medir a força, mas é muito interessante, faz pensar... principalmente este trecho:

" ... The control system is connected directly to the boost tab, and it doesn't directly move the control surface, which is counterweighted and left free to weathervane in the slipstream. Movement of the direct-operated boost tab causes the control surface to change its angle relative to the slipstream and provides the necessary control force. The result is an extremely large multiplication factor between the force exerted by the pilot and the effective force on the control surface. This enables a big, fast aircraft to be flown easily without hydraulic assist..."

Ou: “... o sistema de controle é conectado diretamente ao “boost tab” e não move diretamente a superfície de controle, que é balanceada com contra-pesos e deixada para se movimentar livremente com o fluxo de ar. É o movimento do “boost tab” que faz a superfície de controle se mover (sempre em direção oposta ao movimento do “boost tab”). O “boost tab” funciona como um multiplicador entre a força aplicada pelo piloto e a força efetiva sobre a superfície de controle. Isso permite que aviões grandes e velozes sejam facilmente controlados sem a assistência hidráulica nos controles...”

Para quem não sabe o que é um "tab":
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LaercioLMB
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Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por LaercioLMB »

Calculadoras. Não ensinam nada, dão tudo mastigado e o pessoal continua sem saber nada.
Me faça um favor, me adicione em sua lista de inimigos e não verá mais o que eu posto, pois estou te adicionando a lista de inimigos e não verei mais o que você posta, pois não ensina nada, só dá tudo pronto.
Obrigado pela sua compreensão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
dandim2001
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Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por dandim2001 »

Sabia que estava procurando no lugar certo!
O pessoal aqui conhece muito! Tanto na teoria como na pratica! E estão sempre dispostos a ajudar.
Muitíssimo obrigado!!!
Vou seguir os seus conselhos!

Abraços
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Rondoni
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Re: Qual Servo devo usar em Asa Zagi de 1m?

Mensagem por Rondoni »

Laercio,

Sua contribuição a essa fórum é inegável, já esclareceue ensinou muitas pessoas, inclusive eu, mas responder as perguntas aqui não é obrigatório, só precisa responder se tiver interesse, tempo e paciência de ajudar.

Lembro-me do saudoso usuário Marco Antonio, que conhecia muito do tema, postava um tópico fantástico e depois postava 10 mensagens grosseiras, ofensivas, desreipetosas, arrogantes.

Uma postura como essa atrai alguns e afasta muitos daqui.

Analise seus recentes comentários aqui no forum (dos que vi e lembro de cabeça) e veja se estou errado:

"Calculadoras não servem para nada"

"estou te adicionando na minha lista de inimigos"

"tecnologia só serve para deixar os pilotos de aviões preguiçosos"

"quando aeromodelismo era caro, era bem melhor"

Será que realmente só o dólar alto que afasta as pessoas daqui ?

Como falei, estou me dando ao trabalho de comentar isso aqui pois admiro e respeito seus conhecimentos e contribuição, mas caso um tópico não lhe desperte o interesse em ajudar, deixe para que outro o faça.

Abraços,

Rondoni
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