Iniciando com Asa Voadora120cm

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gustavo Bonomo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 5:12 pm
Localização: São Mateus/ES

Iniciando com Asa Voadora120cm

Mensagem por Gustavo Bonomo »

Olá caro amigos! Faz algumas semanas que realizei meu primeiro post, pedindo ajuda na construção do meu primeiro aeromodelo. Decidi me conter e começar com o básico: aprender a voar.
Para isso, já adquiri uma Asa Voadora de 120cm, com perfil Clark Y. Estou a usar as seguintes configurações:
Motor A2212 1000KV
Esc 30A
Bateria 3S 2200mAh
2x Servo 9g

A Asa, no total, deu cerca de 850 gramas, bem pesada, eu sei! Mas não tinha outro jeito, eu utilizei uma placa Arduino antiga aqui para realizar o papel do transmissor/receptor.

A grande questão é: já tenho tudo que é necessário paro voar. MAS COMO VOAR?!
Já tenho uma boa noção do que fazer, li diversos tópicos aqui no fórum. Particularmente gostei da ideia de ir laçando a Asa em local de mato alto e ir testando os controles/CG. Gostaria de saber se existem simuladores bons, e gratuitos, de Asas Zagi, se sim, quais? Qualquer sugestão, aceito com prazer!
Obrigado pela atenção.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Iniciando com Asa Voadora120cm

Mensagem por LaercioLMB »

Eu não acho uma zagi boa para quem está aprendendo a pilotar, ainda mais que o principal do aprendizado é taxiar, decolar e principalmente pousar e a maioria das zagi não faz isso.
O leme também é fundamental o aprendizado e zagi não tem leme, ou seja, o seu aprendizado será muitíssimo limitado.
Eu tenho asa zagi no Aerofly, mas ele não é gratuito, embora algumas pessoas consigam ele de forma pirateada e ilegal.
1200 mm de envergadura e 850g de peso não é pesado, pois se for assim, meu aeromodelo de 1200 mm de envergadura e 1125 g de peso não sairia do chão.
É um mito iso de que aeromodelo elétrico "tem" que ser leve, isso foi criado quando o pessoal só tinha os motores mabuchi elétricos e escovados que não tinham quase força nenhuma e necessitavam de caixas de redução o que deixava a velocidade final do aeromodelo muito baixa e isso exigia pouco peso para que a velocidade de estol fosse muito baixa.
Necessita sim de massa (peso) para que o planeio do aeromodelo seja perfeito, pois leve demais não haverá planeio e se ficar sem motor lá em cima, sem planeio não terá como pousar, cairá direto sem controle.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gustavo Bonomo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 5:12 pm
Localização: São Mateus/ES

Re: Iniciando com Asa Voadora120cm

Mensagem por Gustavo Bonomo »

Obrigado pela resposta Laercio! Digo pesado pois o perfil da Asa fica comprometido com alguns componentes na superfície, afetando a aerodinâmica, consequentemente aumentando o arrasto e diminuindo o coeficiente de sustentação. Concordo com você, se for leve DEMAIS, fica parecendo uma pipa, a deriva do vento, mas pelo que vi, este mesmo modelo com 750 gramas estava dando um show de voo. Espero que dê tudo certo, se eu conseguir voar, posto aqui! Abraço
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Iniciando com Asa Voadora120cm

Mensagem por LaercioLMB »

Entendo, por isso é bom inserir na asa o máximo possível dos componentes e o que fica no centro da asa, além de encaixar o máximo possível, colocar um tipo de canopy para diminuir o máximo possível a turbulência de ar, diminuindo assim muito o arrasto gerado e a perda de sustentação das asas pela turbulência de ar gerada sobre as asas.
Há diversas formas de deixar o perfil de uma asa zagi o mais limpo possível e tudo isso influencia na qualidade e tempo de voo. Existem até comandos de servos que atuam por dentro do perfil da asa, saindo pouca coisa para fora quase já no aileron.
Vai de cada um optar por ter o melhor tipo de voo possível.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder