Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

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GabrielBlancos
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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor GabrielBlancos » 24 Mar 2016 11:11

motoplanador 5__1458828657_177.193.51.243.jpg
motoplanador 5__1458828657_177.193.51.243.jpg (16.4 KiB) Exibido 2566 vezes
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor rnjorge » 24 Mar 2016 15:01

Pode pensar em usar um motor com redução e hélice maior. Quando calculava a eficiência, nestes casos, costumava ser superior. Lembre-se que, ao usar 4 motores, estará aumentando o peso.
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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor GabrielBlancos » 24 Mar 2016 19:23

rnJorge, você pode me passar os procedimentos pra cálculo do motor com redução ? Gostei da ideia. Me parece ser bem útil no projeto.
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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor rnjorge » 24 Mar 2016 22:06

Eu usava motocalc ou eletricalc, na época. E havia as opções de motores com ou sem as reduções que existiam. Eu acreditava nos números e costumavam corresponder ao que eu obtinha na prática.
O que eu estou pensando é num modelo bem leve, com grande área de asa, que voe lentamente, com controles de leme e profundor apenas. Não pensaria em térmicas, pois não pode sempre contar com isso.
Outra idéia é que suas células solares podem ficar DENTRO das asas, entre as nervuras, e usar filme plástico transparente incolor.
Aí pode até ser um biplano. As células da asa superior ficariam à frente das longarinas e da asa inferior atrás das longarinas, permitindo que uma boa quantidade de luz incida em ambas. Isso diminuiria em muito sua carga alar.
Ricardo Jorge

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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor GabrielBlancos » 25 Mar 2016 11:51

Entendi, vou procurar por esses programas.
A ideia é realmente esta. As placas ficariam dentro da asa. Por ser um biplano, não mudaria a característica de voo do projeto ? necessitando de um empuxo maior para voar (maior potência) ? O fato de dispensar os ailerons seria satisfatório pelo fato de diminuir peso de dois servos, e a potência dos mesmos. Devido este fato, a corda da minha asa poderia ser menor. Ponto positivo para o projeto.

Vou realizar alguns testes nos programas citados, e postarei os resultados.

Mais uma vez obrigado rnJorge.
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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor rnjorge » 25 Mar 2016 16:29

Recebi este link hoje. Talvez sirva para seu projeto

http://aerofred.com/details.php?image_id=96130
Ricardo Jorge

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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor GabrielBlancos » 26 Mar 2016 10:51

Quanto ao funcionamento do projeto, hoje tive uma nova ideia. O projeto até então seria alimentado totalmente pelo sistema gerador (placas fotovoltaicas), e em caso de queda na potência gerada, bateria de backup entraria em ação para suprir os equipamentos mais necessitados. Inicialmente, o aero seria tracionado por 4 motores, (empuxo de aproximadamente 1,6 kg). Este sistema me exigiria uma quantidade consideravelmente alta de placas fotovoltaicas, e consequentemente uma elecada área nas asas do avião (cerca de 60 placas, sendo = 30 * 0,5V =15 V / 8A paralelo com mais 30 placas da mesma configuração). No fim, seriam 15V/16A o previsto para o sistema com envergadura de 4,8 metros).
Pensando em algum método alternativo que pudesse diminuir a exigência da quantidade de placas. Cheguei a esta configuração (valores simbólicos, somente para efeito de cálculo).

Por se tratar de um moto planador, devo levar em consideração sua alta capacidade de planeio (partindo do pré suposto que seja um aero bem construído e de alta eficiência), e também a potência do motor elevar-se em momentos para ganho de altitude. Pensando nisso, realizei alguns cálculos (me corrijam caso esteja errado) para simular esta nova configuração.

Bateria de 2200mAh - 20C
Motor MT3510 600kv - Hélice Carbono 1340 (motor citado por mim em post anterior)
30 Placas Fotovoltaicas - 30 *0,54 = 16,2V (garantia dos 12V a qualquer hora do dia enquanto houver sol) e corrente 8A-9A
Envergadura 2,8 m
Peso (aproximado) 1,6kg RTF (peso embutido para FPV)

Segundo a tabela do fabricante, o motor exigindo 10A, gera um empuxo de 1090g, aproximadamente 2/3 do peso total. Com essa potência constante, TOTALMENTE alimentado pela bateria, o voo duraria cerca de 12-13 min.
Meu sistema gerador não consegue me fornecer uma potência com os 10A exigidos pelo motor. Seguindo os cálculos acima, teria os 12 min de voo somente na bateria, desconsiderando meu sistema de geração. Com o controlador de carga, pretendo monitorar o consumo do sistema, e realizar o chaveamento quando o mesmo ultrapasse 6A. A partir daí, o motor do aero passará a ser alimentado pelo sistema gerador e bateria em paralelo, solicitando 12V/5A em cada um dos sistemas (bateria interna/sistema gerador). Ao pé da letra, dobraria o tempo de duração da minha bateria, que antes ao fornecer os 10A era de 12 min, e agora com 5A, aproximadamente 24min.
Os números são baseados em potência constante. Ou seja, o aero com rpm do motor fixo (6610 RPM). Mas esta ocasião com tal RPM, seria utilizado somente para ganho de altitude. Sendo assim, minha velocidade de cruzeiro, após ganho de altitude, exigiria um empuxo mais baixo para manter o aero em voo. Pensando nisso, um empuxo de 730g ou menos, exigiria cerca de 6A (corrente aceitável para o sistema gerador). Ainda assim sobrariam cerca de 2A para que o meu sistema de baterias fosse recarregado enquanto se encontra em repouso. As principais vantagens em apostar em um sistema de chaveamento, é a diminuição da envergadura, quantidade de placas, e o gasto com os materiais citados.

Essas, são ideias iniciais. Tudo o que temos hoje, foi preciso sofrer alterações para chegar no ponto em que se encontra.

Aguardo comentários.

Novamente peço colaboração dos demais membros. Gosto de considerar todos os comentários. Como disse: cada um visualiza por um lado. Um como piloto, outro como construtor, outro como engenheiro, outro como usuário, e assim por diante. Isso me fornece uma visão totalmente ampla do projeto, que, sozinho não sou capaz de enxergar.

Obrigado.
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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor rnjorge » 26 Mar 2016 15:42

Onde está comprando suas células fotovoltaicas?
Ricardo Jorge

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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor GabrielBlancos » 26 Mar 2016 16:11

Não comprei ainda Jorge, estou averiguando as informações deste vendedor quanto a especificação das células. O mesmo já me enviou o vídeo comprovando seu funcionamento.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 56x156-_JM
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hotpot
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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor hotpot » 05 Abr 2016 19:08

não sou engenheiro, por isso não vou opinar.
Sigo esse assunto em diversos fórums. Se vc tiver familiariedade com inglês, é só seguir os passos desse povo aqui:
http://flitetest.com/articles/our-solar ... p-surprise
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2519363
Esse cara aqui é um imperativo pra vc e qualquer outro aficcionado por rc assinarem. ele é f**a. a brincadeira dele vai até o episódio 4. Assista antes de comprar qualquer coisa pra não errar a toa: https://www.youtube.com/watch?v=mS2UvS0Jb_8

tem essa galera aqui, de universidades e com budget muito maior, que conseguiram 80 horas sem descer e agora estão testando na amazônia. Leitura muito proveitosa
http://www.atlantiksolar.ethz.ch/

spywork
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Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagempor spywork » 26 Jul 2017 22:58

Muito me interessa este projeto...
Até estava pensando em montar algo assim... sem dó de tamanho de envergadura...

Como ficou o projeto? Concluiu?
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Radio: FrSky Taranis Qx7
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