Construção de um asa baixa treinador

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Alex Mattos
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jan 22, 2016 9:35 am
Localização: Rio de Janeiro

Construção de um asa baixa treinador

Mensagem por Alex Mattos »

Boa tarde pessoal,

Preciso da ajuda de vocês para umas dúvidas :
Estou projetando e construindo um asa baixa treinador em depron 5mm.
A fuselagem foi montada com chapa inteiriça 5mm nas laterais, fundo e topo com recortes de chapa 5mm, estruturada internamente com cavernas em depron 5mm e travessas laterais também em depron 5mm. A parede de fogo será em compensado 4mm.
A asa é de p3 perfil semi simétrico.
Bequilha traseira no leme e trem de pouso principal na fuselagem logo a frente da asa.
As fotos vão ser postadas futuramente, caso eu aprenda como e consiga, rsrs ...
Ah, nada de autocad por aqui, projeto todo desenhado a mão com os velhos esquadros e réguas, lápis e canetas ...

Primeiro vou passar os dados, depois as perguntas, que são poucas na verdade.

1) Parametros de cálculo e projeto do aeromodelo
Envergadura da asa : 100cm
Corda da asa : 18,50cm
Diedro da asa : 3cm mantendo uma semi asa apoiada, medido na outra ponta da semi asa.
Comprimento da fuselagem : 75,00cm
Envergadura do estabilizador : 30,00cm
Corda estabilizador : 10,00cm (ele é trapezoidal)
Corda profundores : 4,00cm (bipartidos)
Envergadura deriva : 17,00cm
Corda da deriva : 10,00cm (ela é trapezoidal)
Corda leme : 4,00cm
Momento nariz : 24%
Momento cauda : 38%
Incidencia da asa : 3º
Incidencia do estabilizador : zero
Foi calculado de acordo com o método das cordas, verificado no método que eu utilizava nos meus glow e checado aqui mesmo nos posts especificos.
O formato dele lembra vagamente um Extra, porém a asa é retangular.

2) Eletronica embarcada :
Motor Turnigy 2836/1100 + bateria 2200 + Esc 30 a 40
Receptor : Um FM 72 porque estarei usando um velho rádio Futaba Skysport FM ressucitado.
Usarei 4 servos de 9g

3) Carga alar :
Estou calculando um peso final entre 800 e 850g pronto para voar. Só de eletronica embarcada tenho 442g. Isto implica numa carga alar na casa de 46g/dm2 e resulta uma relação peso x potencia de 0,39W/g

4) CG
Em algum lugar muito proximo a 1/3 da corda da asa a partir do bordo de ataque, como é tradicional. Será devidamente equilibrado assim mas com o nariz ligeiramente mais baixo.

Perguntas :
Era pra sair um treinadorzinho bonitinho mansinho, de acordo com o cálculo e com os momentos, mas analisando a carga alar e a relação peso x potencia percebi que esse cara está nivelado com aeromodelos 3D ilimitados, pylon racers e jatos. (de acordo com as tabelas do Diniz Esteves e do aeromodelismoeassim). Então não faço idéia do comportamento dele.

Diante do exposto e com toda a sabedoria de voces tenho alguma chance de conseguir um vôo estável e dócil ou de fato tenho em mãos um foguete raivoso quase incontrolável que é tudo que eu não gostaria no momento ?
Existe alguma forma de deixar este aeromodelo com um comportamento mais suave ?
Eu entendo que se ele é nivelado a um acrobático ou 3D ilimitado tem obrigação de voar tranquilo se não exigido a fundo ... correto ?

Agradeço as colaborações e observações.

att.
Asa, potencia e pista nunca são demais ...
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Duvida na construção de um asa baixa treinador

Mensagem por Douglas Lenz »

Tchê Alex

Fiz para brincar no clube um clássico do passado que quem é mais antigo vai conhecer, PELICANO da Casa Aerobrás. Originalmente em balsa para motores 25 glow. è um treinador asa baixa.

Construí na versão elétrico. ficou espetacular o voo dele é inacreditável. todos no clube que o veem voar ficam loucos.

Sei lá que eletrônica coloquei nele, tenho que ver, mas era o que tinha parado aqui numa caixa. É um motor grande e um esc de 60. 4 servos de 9g. Fiz todo em depron com asa de isopor, entelado com vinil e com peso final com baterias de 500g.

Um amigo aqui do e-voo me cedeu a planta. Se final de semana o tempo ajudar faço um video dele e do voo e posto aqui.

Vamos conversando mas com o que postaste ai acho que estás no caminho, só aumenta um pouco para 120 de envergadura diedro pode por um pouquinho mais e toma cuidado para tudo ficar reto e leve. E o principal o que fará ele ficar manso é o perfil da asa. se quiseres um aero manso, lento e de voo gostoso, faz um perfil "gordo".

Vamos nos falando.
Anexos
PelicanoEletri.jpg
PelicanoEletri.jpg (14.46 KiB) Exibido 5602 vezes
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
Alex Mattos
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jan 22, 2016 9:35 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Duvida na construção de um asa baixa treinador

Mensagem por Alex Mattos »

Olá, boa tarde

Abaixo algumas imagens do projeto.

Sei que não é aqui o local certo, se o moderador quiser pode passar o post para Construções, embora este tenha começado realmente com uma dúvida.

Não quero fazer post dobrado desnecessariamente.

O desenho
http://imageshack.com/a/img924/4726/lc4vMZ.jpg

Peças cortadas
http://imageshack.com/a/img922/1637/ExePSJ.jpg

Reforços internos da fuselagem :
http://imageshack.com/a/img921/4497/RKRpOq.jpg

Estudo do layout com a asa já pronta :
http://imageshack.com/a/img921/6513/ngM3TF.jpg

Perdoem a qualidade ruim, foram batidas com camera de celular e reduzidas no paint.

att.
Asa, potencia e pista nunca são demais ...
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Duvida na construção de um asa baixa treinador

Mensagem por man1aco »

Vai dar um voo esport, pesado de mais pra um treinador manso que normalmente tem carga alar de 20 e pocas gramas dm² .

Seu conjunto de eletronica parece superdimensionado para o modelo em questão, eu uso esse 2836 1100 em um stick que construi de 1,30m que tem por ai umas 800 gramas e pinduro ele no torque com sobra de motor pra subir na vertical por minutos.

A tempos construi um spacewalker de 1m de envergadura e cobri com vinil brilhante que por sinal é bem pesado e optei por um motor 2822 RC timer o aero pindurava no torque por alguns segundos com bateria de alta descarga, ficou com menos de 600 gramas com bateria de 1800mah carga alar de 30 g/dm2 esse sim era um verdadeiro treinador/escala.

Repense sua eletronica que você consegue chegar num peso final melhor, não desperdice uma eletronica potente se esse não é o proposito do seu avião.

Para voce ter ideia do que esse motor 2836 é capaz , ja tirei do chão avião de 1,8kg e carga alar acima de 50g/dm² com ele, mas era só um teste enquanto num chegava os 3548 para colocar em definitivo no bendito aero.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Duvida na construção de um asa baixa treinador

Mensagem por Douglas Lenz »

Alex

Com este perfil de asa que estás usando X peso final que pensa ter, não terá o comportamento de um treinador. Tá com todo o jeito de ficar rápido e arisco.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Duvida na construção de um asa baixa treinador

Mensagem por Douglas Lenz »

Ainda em tempo

Tua construção está muito boa. Muito capricho. Parabéns.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
Alex Mattos
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jan 22, 2016 9:35 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Duvida na construção de um asa baixa treinador

Mensagem por Alex Mattos »

Bom dia.

Tenho como alternativa imediata um Emax 2822 e uma bateria de 1300. Fazendo essa troca tiro 112g do peso próprio, vai para umas 680g. Porém esse peso me deixa muito perto do limite de carga util deste motor ou seja, penso que ele irá trabalhar quase sobrecarregado, detonando a bateria com rapidez, sem contar que perco performance devido a diferença de potencia. Correto até ai ?

Creio que estou precisando de um motor entre os dois (Turnigy 2836 e Emax 2822), alguma sugestão ?

Ainda devo submeter o aero a um regime, tentando baixar mais o peso dele. Uma solução é mudar a forma da fuselagem tirando o jeitão de Extra e deixando perto de um Skylark ou Super Kaos (esses são das antigas, quem viu voar vai lembrar). Basicamente uma chapa reta na parte de cima da fuselagem e uma bolha de forma de ovo de páscoa (já estocada em casa). Não é muito mas já ajuda.

Enfim, a briga contra a balança está boa, rsrs

Obrigado pelas dicas pessoal.

abraços
Asa, potencia e pista nunca são demais ...
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Duvida na construção de um asa baixa treinador

Mensagem por man1aco »

Não subestime o emax 2822, esse peso pra ele não é nada, use uma helice de qualidade e verá que ele rende, master airscrew , TGS, JXF, Turnigy madeira, qualquer uma destas 9x5 tera o melhor rendimento do motor , fuja das GWS são muito moles e perdem rendimento.

Meu primeiro aero um scout cessna muito mal feito que ganhei de presente , todo montado no vinil e cola quente tinha 750 gramas e voava tranquilo com esse motor.

Meu AT-6 que de treinador não tem nada a muito tempo uso o 2822 emax o aero pesa mais de 600 gramas e já fiz voo de 30 minutos no ar com bateria 2200 turnigy sem pousar em um dia sem vento.

Você esta apegado de mais a teorias , mas na pratica a teoria é outra !!!
Bert
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 4:37 pm
Localização: rio de janeiro - rj

Re: Duvida na construção de um asa baixa treinador

Mensagem por Bert »

Boa noite. Concordo com o Maníaco, tenho dois 2836 e acho muito bom o rendimento dele, pois já o utilizei em aero com mais de 1600 gramas. Sua construção está excelente, parabéns.
Geriaerotria: construir e pilotar enquanto a artrose permitir e a vista alcançar.
Responder