Montagem dos gabaritos de perfis

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Montagem dos gabaritos de perfis

Mensagem por arthurinacio »

Pessoal,estou iniciando na construção de aeromodelos, e fiz alguns perfis de asa em chapa galvanizada. Acontece que mesmo depois de passar no esmeril para tirar as imperfeições, os perfis não ficam 100% idênticos. Há algum grande problema em cortar as asas usando os perfis mesmo eles não sendo 100% idênticos? Creio que se eu usar sempre o mesmo gabarito para cortar a parte interna da asa e o outro sempre pra parte externa esse problema pode ser amenizado, correto?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Montagem dos gabaritos de perfis

Mensagem por John-Henrique »

@ Arthur
Existe uma razão para usar o gabarito... é pra deixar tudo cortado certinho, é claro que se houver uma diferençazinha não irá impedir o voo, pode até prejudicar, mas não impede.

O legal mesmo é você desenhar na chapa, cortar alguns milímetros maior e depois dar o acabamento, mas respeitando o desenho do molde.

O que pode acontecer se asa não estiver de acordo com o molde?
Ela pode simplesmente causar um voo sem estabilidade, pode causar um efeito de 'subir' ou 'descer' durante o voo. É complicado de dizer.
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Montagem dos gabaritos de perfis

Mensagem por arthurinacio »

Pode crer. O problema é que a chapa que eu usei era aquela de calha, muito mole pra cortar, chega a amassar. Vou tentar fazer os moldes em formica, talvez dê mais certo.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Montagem dos gabaritos de perfis

Mensagem por John-Henrique »

Eu vou numa grafica peço folha de chapa de aluminio, eles descartam aos montes. Corto com estilete as retas e curvas com tesoura...
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Montagem dos gabaritos de perfis

Mensagem por arthurinacio »

Pois é. Me indicaram esse material, mais não sei se tem na gráfica daqui da cidade. Você tem alguma outra sugestão de material que eu possa usar na confecção do perfil?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Montagem dos gabaritos de perfis

Mensagem por John-Henrique »

Usei também de madeira MDF, você encontra em qualquer marcenaria, é sobras pra eles e servem muito bem pra você fazer moldes, porém, pra cortar é mais complicado. Certa vez juntei uns pedaços lá e o cara me cobrou R$ 20 pra cortar uns 8 pares de moldes, uso até hoje.
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Montagem dos gabaritos de perfis

Mensagem por arthurinacio »

Massa. Vou ver se faço esse esquema. Tem um tiozinho marceneiro gente fina aqui na cidade. Vou falar com ele. Valeu a dica!
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Re: Montagem dos gabaritos de perfis

Mensagem por _fgp_ »

Tenho problemas em cortar bem certinho os dois perfis iguais.

Peguei algumas folhas de alumínio em uma gráfica e para o próximo modelo, usarei para os moldes.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Montagem dos gabaritos de perfis

Mensagem por John-Henrique »

@ _FGP_
A chapa de alumínio que você encontra na gráfica é bem fácil de cortar, é claro que se você quiser fazer o corte rápido não ficará certinho, tem que fazer com calma, mas é simples de cortar.
Responder